Colegiado de Bases Biológicas e da Saúde (CBBS-FCE)

 

Apresentação

Biologia e ciências afins que dão suporte básico à formação acadêmica dos profissionais da área da saúde.

Os projetos pedagógicos dos cursos oferecidos pela FCE foram concebidos no plano da multidisciplinaridade em consonância com as atuais vertentes educacionais que atentam para a formação de indivíduos em meio Era da Informação, caracterizada pelo desenvolvimento e pela súbita apropriação em escala global de novas informações e tecnologias, e que vem impactando todos os processos desenvolvidos pela sociedade humana, inclusive os de competência da saúde. Tal cenário levou à criação de disciplinas básicas abordando conteúdos e temas transversais que são oferecidas, em caráter de obrigatoriedade, a todos os estudantes da FCE, independente do curso em que estão inscritos. Tais disciplinas contemplam os conteúdos das ciências biológicas básicas essenciais à formação de profissionais da área de saúde, tais como: Química, Bioquímica, Biologia Celular e Molecular, Histologia, Anatomia, Fisiologia, Microbiologia, Imunologia, Parasitologia, Embriologia, Genética, Patologia, entre outras.
Embora progressista e gratificante, uma proposta tão audaciosa e desafiadora necessita de um acompanhamento cuidadoso quanto à sua implementação para que os problemas de rota sejam identificados e sanados a fim de garantir o real aproveitamento e adequação dos conteúdos transversais ministrados. O Colegiado de Bases Biológicas e da Saúde surge para congregar os professores de disciplinas básicas, aquelas que mais contribuem para o caráter de multidisciplinaridade dos cursos da FCE, em um espaço deliberativo com o intuito de aprimorar a gestão e as discussões acerca dos conteúdos e temas transversais ministrados aos alunos.

Objetivo Geral

Administrar as disciplinas, bem como atividades de pesquisa e extensão ligadas às áreas básicas biológicas, em consonância com o Projeto Político Pedagógico da FCE.

Objetivos Específicos:

  1. Assegurar a representação institucional da área biológica nas instâncias administrativas e nos órgãos colegiados da FCE;
  2. Colaborar para a concretização dos objetivos estatutários da FCE;
  3. Consolidar-se como ponto focal nas discussões e iniciativas interdisciplinares no que se refere às disciplinas básicas da área das biociências na FCE.
  4. Promover atividades de ensino, pesquisa e extensão, objetivando contribuir com a interdisciplinaridade entre as diferentes áreas do conhecimento na FCE.
  5. Estabelecer um diálogo com todos os cursos da UnB, mediante colaboração acadêmica ativa, pela oferta de disciplinas conexas e conjuntas, parcerias em cursos de extensão e seminários, dentre outras atividades.

Contato:

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Links de interesse:

Educational Portal – Assista vídeo-aulas abordando temas diversos em Ciências Biológicas: Biologia Celular, Genética, Microbiologia, Anatomia, Fisiologia, Patofisiologia, Química Geral e Ciência da Nutrição, dentre outros.

Microbiologia e Imunologia online – Sítio eletrônico da Universidade da Carolina do Sul com aulas sobre Imunologia, Virologia, Bacteriologia, Parasitologia e Micologia traduzidas em português.

Aulas de Bioquímica Básica – canal no Youtube da Universidade Virtual do Estado de São Paulo com as aulas de diferentes disciplinas, inclusive de Bioquímica Básica.

link 1 (canal)

link 2 (curso de Bioquímica)

Veduca – Vídeo-aulas de ciências biológicas ministradas por professores de Universidades renomadas (MIT, Berkeley, Stanford, Yale, UCLA, USP UnB) (algumas aulas com legendas em português).

HealthMap – Sistema online para a vigilância em tempo real de ameaças emergentes em saúde pública.

 


Últimas publicações

Não há publicações.