Fluxograma de submissão de protocolos de pesquisa ao CEP

Prezados pesquisadores,

Na Figura abaixo há um fluxograma que explica de forma objetiva os tempos de tramitação do protocolo de pesquisa ao ser submetido ao CEP-FCE. Os prazos indicados no fluxograma precisam ser respeitados, logo há necessidade da equipe de pesquisa se programar para a submissão. Os tempos de tramitação devem ser considerados para elaboração do cronograma da pesquisa.

As etapas de pré-submissão, ou seja, a preparação dos documentos exigidos, devem ser respeitadas e cumpridas para evitar grandes atrasos e isto é da responsabilidade dos pesquisadores.

A avaliação documental pode levar 10 dias e o projeto somente será indicado a um parecerista se todas as pendências documentais forem cumpridas.

Ao ser indicado a um parecerista, este tem até 30 dias para emitir o parecer.

Se houver pendências, o pesquisador tem até 30 dias para reencaminhar o protocolo de pesquisa juntamente com a carta de resposta às pendências e, novamente, o Comitê terá até 30 dias para emitir o parecer.

O pesquisador só pode iniciar a pesquisa após a aprovação do protocolo de pesquisa pelo CEP-FCE e pela coparticipante, quando houver.

Portanto, observa-se que a tramitação exige várias etapas e os CEP esforçam-se para agilizar o cumprimento das mesmas.

Após a aprovação pelo(s) CEP(s), recomenda-se a apresentação do parecer de aprovação à Instituição onde o projeto será executado, bem como a apresentação dos relatórios parciais e final.

Em casos de notificações de eventos adversos referentes às pesquisas aprovadas pelo CEP-FCE, a notificação ao Comitê é obrigatória. Também é necessário explicar o que foi feito para minimizar ou resolver os danos gerados pela intervenção, bem como se houve a finalização da intervenção.

Fluxograma CEP

Como encontrar o parecer na plataforma Brasil?

O parecer poderá ser encontrado por meio do roteiro desenvolvido pelo CEP/FCE ou por meio do manual-funcionalidades desenvolvido pelo CONEP:

Manual-Funcionalidades da aba pesquisador

Como encontrar o parecer na plataforma Brasil

Horário de Atendimento

O atendimento com a Coordenação do CEP/FCE presencialmente pode ocorrer por agendamento. Para agendar é necessário enviar um e-mail para marcação.

Horário de funcionamento do CEP/FCE:

Segunda a sexta: de 08:00-12:00 e de 14:00-17:00.

O CEP/FCE está localizado no Prédio da Unidade de Ensino e Docência (UED) – andar térreo – sala AT 07/66.

E-mail de contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Modelos de Documentos

Orientamos que para a submissão seja inserido no sistema os documentos em formato editável, conforme a Norma Operacional 001/2013

1. Carta de encaminhamento de projeto ao CEP
2. Carta de solicitação de dispensa de TCLE
3. Carta para encaminhamento de pendências (Enviar em formato editável)
4. Folha de Rosto gerada pela Plataforma Brasil (Gerada na própria Plataforma Brasil)
5. Modelo de documento para submissão de emendas e/ou extensão
6. Modelo da planilha de Orçamento
7. Modelo de TCLE (Novo)
 8. Modelo de termo assentimento do menor
 9. Orientações para elaboração do TCLE
10. Roteiro para elaboração de relatório parcial ou final de projeto
11. Termo de concordância de instituição coparticipante
12. Termo de concordância de instituição proponente
13. Termo de responsabilidade e compromisso do pesquisador
14. Cronograma
15. Modelo de TCUD (SE NECESSÁRIO)
16. Os projetos para avaliação do comitê de ética da SES/DF (FEPECS) devem ser postados utilizando os documentos disponíveis no link: http://www.fepecs.edu.br/index.php/formularios
 17. Modelo de Termo de Autorização de Uso de Imagem e Som de Voz
 18. Termo de cessão de uso de imagem e/ou som da voz para fins científicos e acadêmicos (SE NECESSÁRIO)

Durante a pandemia de Covid-19, solicita-se a inclusão da frase a seguir no Termo da Proponente e Co-participante quando esta for a FCE / UnB:

"Considerando o cenário de pandemia mundial e, com isso, a restrição da utilização dos espaços físicos da FCE/UnB, informamos que essa concordância da instituição proponente não é soberana ao Conselho Pleno e ao COES que tem regulado o acesso às áreas do campus".

Membros

Representantes do colegiado de Saúde Coletiva

Mariana Sodário Cruz (efetivo) - Coordenadora
Aldira Guimarães Duarte Dominguez (suplente)