fce_panoramica2.jpg

Projetos de Extensão - Saúde Coletiva

  • É preciso romper o silêncio: acolhimento e debate sobre violência de gênero na Faculdade de Ceilândia - UnB Open or Close

    A violência de gênero, que tem uma interface direta com a violência racial, vem ocupando importante espaço de debate e preocupação social, e dentro da área da saúde como um determinante social que deve ser considerado para que se formulem políticas de saúde capazes de abarcar a compreensão da integralidade a partir da diversidade, e capazes de atuar para promover saúde a partir do enfrentamento dessas violências. Neste âmbito, revela-se necessário que passemos a olhar as questões relacionadas às temáticas de gênero como importantes intersecções para a garantia do direito integral e universal à saúde, visto que a desigualdade de gênero e as violências causadas em virtude dessa desigualdade, produzem efeitos diretos e imediatos na garantia do direito à saúde de determinados grupos considerados minoritários (no que tange sua participação política e discriminação social), que nesse caso refere-se a grupos de mulheres e pessoas LGBTQIA+. Entende-se que, inequivocamente, proteger mulheres e pessoas LGBTQIA+ e combater a violência de gênero é, também, promover saúde. E, neste âmbito, releva-se fundamental para criar espaços de debate dentro da Universidade, especificamente no campus de Ceilândia, região administrativa com grande número de casos de violência de gênero, capaz de acolher tanto os membros da comunidade universitária, quanto a comunidade local. Este projeto pretende criar, em parceria com a direção da Faculdade de Ceilândia, e o 8° Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, com seu núcleo PROVID, um espaço de acolhimento permanente dentro da FCE para mulheres e pessoas LGBTQIA+ vítimas de violência de gênero, com a intersecção necessária com a violência racial, bem como promover debates continuados dentro da FCE sobre as temáticas relativas às violências de gênero e produzir material informativo sobre essas temáticas.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Prof.ª responsável: Silvia Badim Marques
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Fale comigo: UniSER em Ação 2023 Open or Close

    O diálogo intergeracional com idosos é uma das ferramentas para inclusão social e consequentemente combate a uma das mazelas desta fase: a solidão. O projeto Fale Comigo tem por objetivo propiciar um ambiente de escuta e integração geracional entre jovens estudantes e idosos participantes do Programa UniSER (Universidade do Envelhecer/UnB). Isto se dará por encontros telefônicos quinzenais com duração de 30 minutos, que serão degravados e analisados e resultarão em um livro. Os encontros permitirão a escuta mútua e a aproximação das gerações, além de auxiliar no acompanhamento dos adultos e idosos que fazem parte da UniSER. Dessa forma, duas estratégias da UniSER (educação e diálogo intergeracional) se reforçam mutuamente.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Responsável:

    Prof. Jose Antonio Iturri de La Mata
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Liga Acadêmica de Bioética e Direitos Humanos Open or Close

    A Liga Acadêmica de Bioética e Direitos Humanos, é um projeto de extensão que integra atividades de ensino e pesquisa, conforme preconizado pelo tripé universitário. Como coletivo plural e diverso, atua de forma multiprofissional e transdisciplinar, organizada de forma horizontal e dialógica, para a promoção e reflexão crítica sobre as grandes e complementares áreas dos Direitos Humanos, Bioética e suas intersecções na saúde. Pautando-se em ampliar os horizontes da formação de profissionais de saúde conscientes do seu papel e práticas da cidadania, atuantes na defesa e luta por direitos, em constate diálogo e interface com outras áreas de conhecimento.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Prof.ª responsável: Érica Quinaglia Silva
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Pare, Pense, Descarte: Educação em Saúde e Ambiental em área vulnerável da Estrutural para reduzir a incidência de dengue Open or Close

    Este projeto reúne uma equipe multidisciplinar que têm trabalhado em conjunto em estudos com o Zika vírus (ZIKV), Chikungunya (CHIKV) e dengue (DENV) e sua correlação com fatores socioeconômicos nos últimos anos em resposta à demanda da sociedade brasileira sobre o complexo mosquito Aedes aegypti e vírus associados. A proposta tem como objetivo geral desenvolver soluções prontamente aplicáveis em saúde pública para reduzir a taxa de incidência de arbovírus em uma área vulnerável de Brasília, Brasil. Este projeto será desenvolvido na Cidade Estrutural, a cidade mais pobre de Brasília que abrigou o maior lixão a céu aberto da América Latina e o segundo maior do mundo em quase 60 anos. Metodologia: Será realizada uma escuta das famílias das crianças das creches da área de Santa Luzia sobre acesso à água, descarte de lixo e conhecimento da comunidade sobre os fatores de risco e medidas de prevenção de arbovírus". A utilização dessa metodologia tem como objetivo compreender a realidade da comunidade e dar voz a ela a partir da pesquisa-ação participativa aliada à educação ambiental e em saúde com uma estreita participação do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Essas descobertas e ações fornecerão novas alternativas de controle para arbovírus em áreas de risco e contribuirão para a continuidade das políticas públicas de saúde e serviços básicos a serem fornecidos às comunidades vulneráveis.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Prof.ª responsável: Vanessa Resende Nogueira Cruvinel
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Pare, Pense, Descarte: Incentivando o descarte correto de resíduos de saúde para os usuários e trabalhadores das Unidades Básicas de Saúde de Ceilândia-DF Open or Close

    A alta produção de lixo nas grandes cidades gera impactos diretos ao meio ambiente, bem como na vida dos catadores. Assim, o descarte dos medicamentos que faz parte dos resíduos de saúde RSS tem especial importância podem oferecer riscos de acidentes pelo contato com RSS encontrados no lixo, principalmente resíduos perfurocortantes. A proposta deste projeto é sensibilizar e informar os usuários e trabalhadores das Unidades Básicas da Ceilândia quanto ao destino correto dos medicamentos vencidos e das agulhas utilizadas por pacientes crônicos. Serão feitas entrevistas individuais para conhecer a realidade do descarte, entregue folders sobre o descarte correto e oficinas. Além disso, para o público-alvo deste projeto serão ofertadas vivências individuais e coletivas das seguintes Praticas integrativas em saúde (PICs): acupuntura, auriculoterapia, constelação familiar, meditação, yoga, automassagem, terapia floral, aromaterapia, arteterapia e/ou massagem de som com taças tibetanas. Essas ações tem o objetivo de incentivar as práticas de autocuidado e diminuir a automedicação e excesso de uso de medicação alopática.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Prof.ª responsável: Vanessa Resende Nogueira Cruvinel
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Perfil das atividades coletivas, práticas colaborativas e abordagem das demandas de saúde na perspectiva da Educação em Saúde, Ceilândia-DF Open or Close

    A Educação Interprofissional em Saúde (EIP) é orientada por marcos teórico-conceituais e metodológicos coerentes com o desafio de formar profissionais de saúde mais aptos à colaboração e ao efetivo trabalho em equipe (REEVES, 2016). O cuidado em saúde ofertado em níveis distintos de atenção pelas equipes de profissionais, requer as habilidades das diversas área de atuação e a necessidade de desenvolvimento das práticas interprofissionais colaborativas. Com isso espera-se melhor atender os critérios de cuidado à saúde, com a melhor forma de trabalho em equipe e maior benefício para o paciente. Os objetivos são: 1-mapear as atividades coletivas realizadas com usuários; 2-observar as práticas colaborativas; 3-identificar as demandas dos usuários; 4-realizar intervenções em saúde de forma compartilhada. A metodologia consistirá na coleta de dados das atividades coletivas, utilização de um roteiro para observação participante das práticas colaborativas, utilização dos dados do e-SUS e por fim serão realizadas intervenções com os usuários na perspectiva da Educação em Saúde. Espera-se conhecer o perfil das atividades em grupos realizadas na UBS, trabalho em grupo e as práticas colaborativas, as demandas da população, intervenções à luz da educação em saúde e qualificação do processo formativo.

    Início: 03/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Prof.ª responsável: Patrícia Maria Fonseca Escalda
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • PICS pra você! Open or Close

    A saúde de um(a) indivíduo resulta, principalmente, das condições e acesso à alimentação, moradia, escola, lazer, dinâmicas familiares, relações de trabalho e ambientes saudáveis. Em conexão com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), o projeto “PICS para Você!” realizará no Distrito Federal, no biênio 2023-2024, ações de educação e atenção integral à saúde, especialmente por meio de abordagem intersetorial das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs). Pretende-se incentivar o autocuidado e a cultura de paz em diferentes grupos populacionais (profissionais e residentes do HUB/Ebserh, mulheres, escolares, educadores e catadores), cujo processo saúde doença é influenciado por distintos contextos e determinantes sociais da saúde. Para o público-alvo deste projeto poderão ser ofertadas vivências individuais e coletivas entre as seguintes PICs: acupuntura, auriculoterapia, constelação familiar, meditação, yoga, automassagem, terapia floral, aromaterapia, arteterapia e/ou massagem de som com taças tibetanas. Pretende-se promover a compreensão e conscientização da relevância de se realizar o “investimento pessoal na qualidade de vida”, por meio das PICS, ao realizar o trocadilho com PIX. As PICS são um potente recurso terapêutico de baixo custo que contribui para o autocuidado. O projeto promoverá também o reconhecimento do potencial das PICs e de iniciativas promotoras da saúde mental, por meio de mídias sociais (Instagram e lives).

    Início: 28/03/2023
    Término: 27/03/2024

    Prof.ª responsável: Priscila Almeida Andrade
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Projeto Ação: a educação como mantenedora de vínculos na UniSER Open or Close

    O espaço virtual se constitui como um cenário educacional desafiador para os mais velhos e seu uso foi potencializado durante a pandemia covid-19. Além de um espaço rico para a aprendizagem, as tecnologias digitais também podem oportunizar o contato, as trocas e a convivência entre as pessoas, sendo uma ferramenta importante para a manutenção do vínculo com nossos estudantes egressos do Programa UniSER. Para viabilizar essa estratégia, é necessário atender individualmente as necessidades dos alunos, proporcionando contribuições para o bem-estar do idoso que esteja interessado em uma educação permanente. Entende-se que esta modalidade de educação pode atender às diversas demandas do público a partir de conteúdos direcionados, tempo e prática pedagógica específica para o público etário, contribuindo para sua socialização, acolhimento e desenvolvimento cognitivo. Dessa forma, o objetivo do projeto é desenvolver e implementar atividades educativas, de domínio público por intermédio da aplicação de tecnologias digitais (minicursos - modalidade remota e elaboração de materiais digitais), que possibilitem às pessoas, em especial aos estudantes e aos egressos da UniSER, desenvolverem habilidades e competências necessárias para melhoria da qualidade de vida.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Responsável:

    Profa. Mariana Sodário Cruz
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Projeto Ginga Ativa Open or Close

    Observa-se um frequente relato sobre quadros de ansiedade, insônia e depressão e as vezes até suicídio no meio acadêmico, o que tem dificultado a capacidade de concentração de servidores, professores e estudantes. Consequentemente, o processo de aprendizagem e as relações interpessoais ficam prejudicadas nesse contexto. Diante desse cenário, a prática da capoeira necessária de modo que possa promover o autoconhecimento e o conhecimento do meio ambiente que nos cerca, e combater o estresse e ansiedade, necessitam ser fortalecidas e estimuladas para reverter esses quadros de adoecimento físico e mental de nossa comunidade. capoeira, saúde.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Responsável:

    Prof. Breitner Luiz Tavares
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Tecnologia social aplicada na interação com a comunidade para formação de Gestores Open or Close

    Objetivo: Implementar uma práxis pedagógica para aplicar a Tecnologia Social na interação com a comunidade e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na formação Gestores em cenários de práticas diversificados nos territórios de saúde. Metodologia: pesquisa ação no desenvolvimento de ações em parceria com grupos existentes em escolas e em instituições de acolhimento de crianças e idosos, bem como nas parcerias com Unidades Básicas de Saúde para exercício de atuação na Atenção Primária à Saúde em Ceilândia. Assim fazendo, espera-se que, mediante o emprego da TS as habilidades gerenciais, como a pró-atividade, a comunicação clara e objetiva, geradas nesta interação com a comunidade, se reflitam em sua atuação como Gestores pró-ativos e responsáveis; que o uso da TS propicie apropriação desta ferramenta a partir da sua aplicação e da vivência no cenário de práticas; e, que a escuta da comunidade na identificação de suas demandas e na execução das propostas construídas com sua colaboração, passe a fazer parte de sua atuação como Gestor. Espera-se, operar o desvelamento dos processos multifacetados da complexidade humana envolvida na aplicação de TS na interação com a comunidade. Espera-se ainda que o conhecimento produzido na articulação entre o mundo real e a teoria, entre sujeito e objeto se alargue para a sociedade. Além disso, espera-se que a TS contribua para apropriação da teoria a partir da sua aplicação prática no trabalho de campo vivenciado no mundo real. O PEAC “Participação comunitária como meio de promover saúde” iniciado em 2010 e aprovado pela Câmara de Extensão do Decanato de Extensão (DEX) da UnB teve sucessivas reedições e sua vigência se encerrou em 18 de junho 2018. A partir de 2/7/2018 foi submetida e aprovada a versão atual do projeto com adequação da teoria, dos objetivos e a inclusão da disciplina Atenção Primária em Saúde com o título “Tecnologia educacional e social como dinamizadoras da formação profissional em saúde”. Em 2023 foram efetuadas atualizações e adequado ao novo título: Tecnologia social e educacional como dinamizadoras na formação de Gestores. Conforme orientação recebida a vigência deste PEAC vai de 01/03/2023 a 31/12/2023 com vinculação ao Edital no 01/2023 do Programa Institucional de Bolsas de Extensão - PIBEX Portanto, trata-se de uma renovação de PEAC.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Prof.ª responsável: Olga Maria Ramalho de Albuquerque
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Viver na Chapada Open or Close

    A saúde de um(a) indivíduo resulta, principalmente, das condições e acesso à alimentação, moradia, lazer, dinâmicas familiares, escola, trabalho e condições ambientais. Em conexão com os princípios e diretrizes do SUS, o projeto Viver na Chapada realizará, em 2023, ações de educação e vigilância em saúde e atenção integral à saúde, especialmente por meio das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) na área de abrangência do Polo UnB Chapada dos Veadeiros. A comunidade local do município de Alto Paraíso, distrito de São Jorge e comunidade de Moinho será beneficiada pelas ações de promoção à saúde, prevenção e terapêutica de doenças e agravos. O projeto promoverá o reconhecimento das iniciativas promotoras de saúde e lideranças do território, promovendo o intercâmbio entre o saber acadêmico e o saber popular.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Prof.ª responsável: Priscila Almeida Andrade
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Campus Universitário - Centro Metropolitano, Ceilândia Sul, Brasília - DF. CEP: 72220-275   

Copyright © 2024 Universidade de Brasília. Todos os direitos reservados.