Técnicas desenvolvidas no Grupo de Pesquisa do Sistema Musculoesquelético:

  Biologia Molecular  

  qPCR

Permite a quantificação de níveis de mRNA  de fatores envolvidos na síntese/degradação muscular, regeneração muscular e reparação tendínea, remodelamento da matriz extracelular do músculo e tendão.


  Zimografia

Permite a quantificação das metaloproteinases de matriz (MMPs) envolvidas no remodelamento da matriz extracelular de músculos e tendões, além de sinalização de sobrevivência e degradação celular.


  ELISA

Permite a quantificação de citocinas plasmáticas envolvidas com a síntese/degradação muscular, regeneração muscular e reparação tendínea, remodelamento da matriz extracelular do músculo e tendão.

 

  Bioquímica de Proteínas

  Proteômica

Permite a quantificação em larga escala de perfil de proteínas musculares e tendineas.

 

  Biologia Celular 

Morfologia e morfometria de músculo e tendão

Técnica utilizada para mensurar a área de secção transversal muscular, infiltrado inflamatório, área de lesão, cálcio e lipídios intra e extracelular, densidade de tecido conjuntivo e colágenos.


  Imunohistoquímica e Imunofluorescência

Possuímos anticorpos para marcação de colágenos I, III e IV, proteoglicanas e marcadores inflamatórios.


  Biomecânica

Permite a analise de parâmetros mecânicos no musculo e tendão, tais como:  curva tensão/estiramento, ponto de ruptura, carga suportada entre outros.

 

  Estrutura e Função Neuromuscular

  Arquitetura Muscular por ultrassonografia

Técnica que permite mensurar a  área de secção transversa muscular, ângulo de penação, edema. Também é possível quantificar a área de secção transversa do tendão.


  Eletromiografia

Permite a quantificação do sinal muscular por meio de eletrodos não invasivos. É possível quantificar o recrutamento muscular, sinais de fadiga em situações clinicas e esportivas.


  Cinemetria

Possuímos o sistema se análise do movimento Qualisys que utiliza marcadores em tempo real para captar/analisar o movimento humano por meio de câmeras moveis. É possível gravar vídeos de alta velocidade, alta resolução.

 

   Dinamometria Isocinético

O dinamômetro System 4 da Biodex permite avaliar a força, potencia e resistência muscular de modo isométrico e isocinético. É possível avaliar o pico de torque articular, trabalho total, índice de fadiga.

 

   Equilíbrio Dinâmico e Estático

O sistema BALANCE MASTER® SYSTEM que permite a avaliação padronizada do equilíbrio estático e dinâmico por uma série de testes validados cientificamente.