LIBRAS – Ampliando o Convívio Social

A limitação da comunicação entre surdos e ouvintes ocasiona restrições de convívio social a ambos. Dessa forma, o objetivo geral do projeto é proporcionar aos estudantes do Campus de Ceilândia - UnB a oportunidade de aprender sobre a temática e sinais necessários para uma comunicação básica na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Com isso, propõe-se a realização de oficinas, rodas de conversas e grupos de estudo por meio de encontros semanais, com duração de 2 horas.

Professora Responsável: Isabella Monteiro de Castro Silva

Psicossocialização: Aproximação da Psicologia e Neurociência Cognitiva no estudo do Desenvolvimento Humano com a Comunidade

Existe na nossa população escassez de ações que visam informar a comunidade sobre assuntos relevantes no dia-dia relacionados com o desenvolvimento humano, o cuidado da vida e a promoção do bem-estar psicossocial em diferentes faixas etárias, tornando-se necessário um espaço de divulgação cientifica, um ambiente onde possa ocorrer a interação entre os acadêmicos e a comunidade em geral mediante ações de difusão que favoreçam a conscientização da população. Nessa perspectiva, este projeto de extensão tem como finalidade elaborar e divulgar materiais informativos, bem como realizar palestras abordando temáticas relacionadas com o desenvolvimento integral humano, o cuidado da vida e a promoção do bem-estar psicossocial.

Início: 03/01/2023

Professora Responsável: Corina Elizabeth Satler

Cuidados com a comunicação, audição e alimentação de idosos

A atuação fonoaudiológica com idosos dependentes pode auxiliá-los em realizar suas atividades de vida diária e manter a funcionalidade possível. A atuação em extensão com essa população pode facilitar a aprendizagem do aluno de graduação em lidar com as demandas e facilitar a atuação profissional. Os objetivos gerais do projeto são vivenciar o atendimento ao idoso dependente, observar a atuação fonoaudiológica no idoso dependente e elaborar material para orientação de aspectos fonoaudiológicos aos idosos dependentes, seus familiares e cuidadores. Este projeto dará continuidade ao já iniciado em 2015, que visa ações de promoção da saúde fonoaudiológica dos idosos do Distrito Federal e no ano de 2023, serão feitas atividades em ambiente hospitalar e de Instituição de Longa Permanência.

Professora Responsável: Juliana Onofre de Lira

Projeto de triagem auditiva escolar e ocupacional

Trata-se de um projeto de triagem auditiva desenvolvido em escolas, instituições de ensino, centro de reciclagem da Estrutural e da Ceilândia e ações educativas de trânsito na região do Distrito Federal. Escolares, pré-escolares, profissionais expostos a ruído e serão submetidos à triagem auditiva e do processamento auditivo. Assim, será possível identificar os problemas auditivos entre escolares e trabalhadores expostos a ruído. As ações permitirão traçar um programa de estimulação do processamento auditivo, envolvendo a família, os professores, as crianças e os graduandos em fonoaudiologia, bem como ações educativas acerca do sistema auditivo, instituindo programa de conservação auditiva ocupacional.

Professora Responsável: Isabella Monteiro de Castro Silva

Liga Acadêmica de Equilíbrio e Audição - LAEA

A Liga Acadêmica de Equilíbrio e Audição – LAEA surgiu da necessidade de aprofundamento dos estudos teóricos e práticos sobre audição e equilíbrio na Faculdade de Ceilândia (FCE) com o compromisso de difundir as ações desenvolvidas à comunidade interna e externa. A LAEA tem como finalidade reunir graduandos e profissionais da Fonoaudiologia, Audiologia e áreas afins, compartilhar saberes e aplicar o conhecimento em atividades de pesquisa, extensão, ensino e práticas.

Professora Responsável: Thais Cristina Galdino de Oliveira