Programa Pare, Pense, Descarte comemorando o dia das crianças com os filhos dos Catadores do lixão da Estrutural

A semana das crianças foi cheia de atividades para os filhos dos Catadores do lixão da Estrutural. No dia 12 de outubro o programa de extensão Pare, Pense, Descarte em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do DF levou 30 crianças filhas de catadores e seus pais ao Planetário de Brasília. O passeio contou com várias atividades que incluíram visita guiada, filme 3D, lanche, oficinas de confecção e lançamento de foguete com material descartável e de geleca e presentes para todos.

 No dia 15 de outubro, a festa aconteceu na Estrutural na área adjacente ao galpão dos catadores com a “Ação Solidária Atitude do Bem”. O evento foi organizado pela GEAP saúde com parcerias com ONGs, Detran, Caesb, Instituto Visão, UnB, dentre outros, onde mais de 500 crianças (sendo 1000 pessoas no total) passaram o dia entre brincadeiras, oficinas de saúde, shows, orientações sobre câncer de mama e de colo de útero, exames oftalmológicos, etc.

O programa de extensão Pare, Pense, Descarte da UnB ofereceu exames de saúde bucal nas crianças, distribuiu kits odontológicos e realizou exame toxicológico com amostra de unha e cabelo nos catadores para identificar a exposição a metais tóxicos.