Check-list - Orientações Gerais para submissão de projetos

Todos os projetos para avaliação deverão ser submetidos por meio da plataforma Brasil (cujo link encontra-se na aba lateral desta página).

Check List:

Orientamos que para a submissão seja inserido no sistema os seguintes documentos (cujos modelos também se encontram na aba lateral desta página):

- Folha de Rosto (a qual será gerada na plataforma Brasil) assinado e carimbado pelo RESPONSÁVEL DA INSTITUIÇÃO, no caso de projetos da FCE, esta deve ser assinada pelo diretor, contendo o seu carimbo; – OBRIGATORIAMENTE esta folha deverá ter o CNPJ da instituição proponente (o qual poderá ser inserido manualmente antes da digitalização), no caso da Universidade de Brasília o CNPJ é o 00.038.174/0001-43”. 

- Carta de encaminhamento de projeto ao CEP/FCE

- Termo de responsabilidade e compromisso do pesquisador

- Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE (observar que para pesquisas a serem realizadas na SES haverá um modelo específico) – destaca-se que na ausência do TCLE, deverá ser apresentado a solicitação e dispensa de TCLE

-Projeto de pesquisa em documento editável (word ou similar) contendo no mínimo os seguintes itens: capa com título e pesquisadores, resumo do projeto com vinculação (iniciação científica, pós-graduação, etc); introdução; objetivos; material e métodos (as amostras dos estudos devem ser justificadas com base na literatura ou em cálculo de amostra); critérios de inclusão e exclusão da amostra (caso seja pesquisa com voluntários) avaliação de riscos e benefícios; ref. bibliográficas; anexos.”

- O Cronograma e o orçamento não devem estar inclusos no projeto DEVENDO SER POSTADOS APENAS SEPARADAMENTE na plataforma, ambos com seus respectivos cabeçalhos institucionais e com as informações sobre o título do projeto e autores.

- O mesmo ocorre com o TCLE que deverá ser POSTADO APENAS na plataforma, mesmo que esteja citado no projeto.

A postagem separada do cronograma, orçamento e TCLE faz-se necessária para que não haja risco de um mesmo documento apresentar diferentes versões na plataforma

- Termo de concordância institucional

- Termo de concordância de instituição coparticipante (quando houver- lembrar que também há modelos específicos para este termo quando realizado na SES-DF)

- Currículo Vitae de todos os pesquisadores e, para isso, sugere-se adotar o currículo da Plataforma Lattes/ CNPq.

- Quando envolver menores de idade, avaliar a possibilidade de apresentação do termo de assentimento;

 

Observações:

1. Os documentos deverão ter cabeçalho institucional (unidade / faculdade / universidade, quando couber) do pesquisador responsável / instituição proponente  /instituição coparticipante.

2. Os documentos assinados deverão ser escaneados. Não serão aceitas em nenhuma hipótese fotos de celular.

O conteúdo dos mesmos documentos deverá também ser apresentado em arquivo editável e sem assinatura.

Os modelos de documentos encontram-se disponíveis no site do CEP (Modelos de formulários).

Em caso de dúvidas, busquem orientação na secretaria do CEP/FCE ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Atenciosamente,

A Coordenação