Projetos de Extensão - Saúde Coletiva

Clique no título do projeto para saber mais detalhes:

Energia: Harmonização & Integração entre Corpo, Emoções e Mente

Áreas de atuação do projeto: Práticas Integrativas e Complementares em Saúde - PICs (Atividades: Meditação para escolares, universitários e idosos, Yoga, Relaxamento com Massagem de Som com Taças Tibetanas, Dança, Nutrição Ayurvédica, Sarau Cultural e Roda de Capoeira, divulgação de eventos relacionados a PICs e organização de eventos sobre PICs na FCE).

Nível de atenção: Primária e Comunidade Acadêmica

Local: FCE, Escolas e Centros de Saúde da Regional da Ceilândia

Programação Semanal:

- 3ª Feira da SEROTONIA: Prática de Relaxamento e Meditação
(12:30 às 13:50h na sala 42/13 do prédio UAC).

- 4ª Feira da ENDORFINA: Práticas de Yoga ou de Diferentes Estilos de Dança (Zumba, Zouk, Dança de Salão, Dança do Ventre ou Ballet)
(12:30 às 13:50h na sala 42/13 do prédio UAC).

Fique atento a nossa programação de cultivo do relaxamento, bem-estar e autoconhecimento na página do Facebook "Energia - Projeto de Extensão FCE".

Prof.ª Priscila Almeida Andrade
E-mails: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Currículo Lattes

Eu Quero Ouvir a Sua Voz: Pessoas em Situação de Rua, Contribuições Para um Debate

Este projeto propõe trabalhar com questões relacionadas aos direitos humanos e cidadania sobre pessoas em situação de rua, através da linguagem audiovisual no ambiente escolar,  incorporar à prática educativa e estratégias pedagógicas que permitam aos alunos enriquecer a construção do conhecimento e como resultado desta leitura midiática estimular a consciência critica e olhar social.

Locais: Rua e os Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua

Prof. Pedro de Andrade Calil Jabur
Currículo Lattes

Pare, Pense, Descarte: Coleta Seletiva Solidária e Saúde dos Trabalhadores/Catadores

A FCE está sendo continuamente construída como local voltado para a criação de alternativas para a melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento social. Nesse sentido, pretende-se desenvolver a coleta seletiva solidária, por meio da sensibilização da comunidade acadêmica e do aumento da oferta de matéria-prima para as associações de catadores. Além disso, pretende identificar e implementar linhas de ações com os catadores em promoção de saúde, direito, geração de renda e inclusão social.

Locais: FCE e Cooperativas de Catadores na Ceilândia

Prof.ª Vanessa Resende Nogueira Cruvinel
Currículo Lattes

Práticas Médicas Indígenas e o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena: Ações na CASAI-DF

Este projeto de extensão é uma demanda da Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde. A proposta é realizar ações de extensão com os pacientes e acompanhantes indígenas, localizados na Casa de Saúde Indígena do DF (CASAI). Para tanto, pretende-se, por meio de rodas de conversas e oficinas, compartilhar as experiências vividas nas diversas comunidades dos indígenas que se encontram na CASAI. Além disso, pretende-se refletir sobre o atendimento indígena no espaço urbano.

Locais: Casa de Saúde Indígena do DF

Prof.ª Sílvia Maria Ferreira Guimarães

Projeto Agente Ambiental Mirim

O projeto agente ambiental mirim tem como proposta realizar oficinas com escolares do ensino fundamental I da Regional de Ensino da Ceilândia - Sol Nascente, com o intuito de ajudar no processo de educação e sensibilização sobre temas relacionados ao cuidado e preservação do meio ambiente.

Locais: Regional de Ensino de Ceilândia - Sol Nascente

Prof.ª Aldira Guimarães Duarte Dominguez

Saúde Coletiva em Diálogos

O projeto ''Saúde Coletiva em Diálogos'', junto com a UnB-TV, visa dialogar com os profissionais de saúde coletiva, em especial os sanitaristas formados e em atuação, tanto no Brasil como no exterior, com o intuito de compreender o percurso, as expectativas e o mercado de trabalho destes profissionais. A realidade da saúde no Brasil nos mostra que é preciso a compreensão mais ampla de abordagens que possam levar ao desenvolvimento e melhoria do sistema de saúde no sentido amplo, e neste aspecto.

Locais: FCE e UnB TV

Prof. Miguel Ângelo Montagner
Currículo Lattes

Terapeutas Populares no DF e Região do Entorno: Diálogo entre Saberes e Práticas

Nas cidades do Distrito Federal e seu entorno encontram-se em plena atividade parteiras, rezadeiras, benzedeiras, raizeiros, entre outros, atuando com um universo de pessoas que não se satisfazem com a exclusividade dos modos de operação da biomedicina. A proposta deste projeto é mapear os terapeutas populares que atuam nas cidades do DF e seu entorno e discutir sobre a importância de seus ofícios nas redes de cuidado locais e sua complementaridade com o sistema oficial de saúde.

Local: FCE

Prof.ª Sílvia Maria Ferreira Guimarães