Projetos de Extensão - Terapia Ocupacional

Clique no título do projeto para saber mais detalhes:

Centro Providência de Convivência e Bem Estar

Atividades sociais, produtivas e de lazer são estratégias que promovem a manutenção da saúde e do bem-estar da população idosa. O objetivo deste projeto é criar um espaço para a convivência de idosos, tendo em vista a valorização humana, a sua satisfação e seu pleno desenvolvimento pessoal, social, intelectual, cognitivo e afetivo. Metodologia: serão oferecidas diversas atividades como palestras, cursos e oficinas. Serão utilizados instrumentos para avaliação e acompanhamento das atividades

Local: Programa Providência (SGAS – L2 Sul - Quadra 602 – Edifício Providência – 2º andar – Asa Sul).

Cognito

Programas de treino cognitivo têm refletido na melhoria na autonomia, independência e qualidade de vida em idosos. Objetivos: criar espaço para estimulação cognitiva de idosos. Criação de espaços para atividades didático-pedagógicas e direcionamento de pesquisas. Metodologia: público - idosos; desenvolvimento de oficinas de estimulação cognitiva por monitores capacitados. Avaliações antes e depois da participação nas oficinas para verificar estatua cognitivo, funcional e qualidade de vida.

Local: Lar dos Velhinhos de Taguatinga

Currículo Lattes

Criação do Centro de Ref. Regional p/ Capacitação de Profissionais que Atuam Junto a Usuários de Drogas

Int. Reconhecimento da importância do tema crack e outras drogas no cenário nacional, sendo prioridade na agenda política do atual governo. Obj. Implementar um CRR para formação permanente dos profissionais de saúde, assistência social e segurança pública que atuam com usuários de crack e outras drogas em 4 regiões da RIDE-DF. Met. Os cursos serão desenvolvidos em aulas expositivas, role play e virtualmente (moodle), com amplo envolvimento dos estudantes da FCE e da comunidade.

Local: RIDE-DF

Prof.ª Andrea Donatti Gallassi
Currículo Lattes

Falando Sobre Sexualidade com Jovens do Ensino Fundamental: Uma Proposta Reflexiva e Motivadora

Promoção de espaço aberto e diferenciado, que favoreça o encontro, a troca e a reflexão de quetões relacionadas à sexualidade, permitindo aos adolescentes a coletivização de questões cotidianas e experiências diversas de suas histórias de vida, proporcionando elaborações reflexivas e, consequentemente, produção de novos sentidos e novas práticas cotidianas. Ao término da proposta pretende-se formar um grupo de jovens multiplicadores habilitados a lidar com a temática da sexualidade.

Segundas e Sextas-Feiras

Local: Centro de Ensino Fundamental 10 de Taguatinga

Prof.ª Flávia Mazitelli de Oliveira
Currículo Lattes

Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade da Universidade de Brasília (LASFAC-UnB)

A Liga Acadêmica da Saúde de Família e Comunidade é composta por um grupo de alunos dos cursos de saúde coletiva, medicina, terapia ocupacional, psicologia, enfermagem, farmácia, nutrição e educação física que possam compor uma equipe multidisciplinar em saúde, devidamente vinculados à LASFAC com o objetivo de estudar a Atenção Primária, bem como as estratégias de Saúde da Família e Comunidade. É pautada em três pilares: Ensino, Pesquisa e Extensão

Local: FCE

Prof.ª Josenaide Engracia dos Santos

Roda de Debate: Crack, Outras Drogas e Vulnerabilidade Associadas

O projeto de extensão tem objetivo desenvolver um espaço de debate e a reflexão sobre os paradigmas, políticas, os processos da intersetorialidade, a reabilitação psicossocial, e as vulnerabilidade envolvido ao tema droga, em encontros semanais, de duas horas, com a presença de um profissional mediador convidado que poderá ser: docente, profissional dos serviços intersetoriais, representantes de ONG's; como processo de formação continuada e relevância para formação acadêmica.

Segundas-Feiras

Local: FCE

Prof.ª Maria de Nazareth R. M. O. Silva

To Clicando

O objetivo: promover a inclusão digital e social do idoso. Metodologia: oficina de informática, oficina de memória, oficina de fotografia, oficina de atividades manuais, acesso à internet e ações de promoção de saúde. Serão utilizados instrumentos para avaliação e acompanhamento das atividades desenvolvidas.

Local: Lar dos Velhinhos - Taguatinga