Fisioterapia

Sobre o curso

Criação

O Curso de Graduação em Fisioterapia iniciou suas atividades em agosto de 2008 inserindo-se na proposta nacional de Renovação e Expansão Universitária (REUNI), juntamente com os Cursos de Enfermagem, Farmácia, Gestão em Saúde e Terapia Ocupacional também implantados na Faculdade de Ceilândia/UnB. A estruturação destes novos cursos objetivou:

1. Ampliar a oferta de vagas públicas na formação de profissionais de saúde;

2. Integrar o Sistema Formador ao SUS;

3. Contribuir na produção de conhecimento na área de saúde com vistas à implantação e
fortalecimento do SUS.

Local escolhido para implantar o curso

O curso de Fisioterapia atende diretamente uma região demográfica em que se encontra o maior contingente de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Ceilândia/DF é a maior Região Administrativa do Distrito Federal, com uma população de 405.498 habitantes, vivendo em uma área de 232 km2 que representa densidade demográfica de 1.482,9 habitantes por km2, respondendo por 17% da população total do Distrito Federal. A RA de Ceilândia possui dimensões populacionais que a coloca entre os 100 maiores municípios brasileiros, conforme informações obtidas na Secretaria de Vigilância Sanitária e na Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federal em dados publicados no ano de 2010.

Característica e Justificativa

O curso de Fisioterapia ofertado pela Universidade de Brasília é o único no Distrito Federal oferecido por Instituição de Ensino Superior (IES) pública e com tradição em formar profissionais da saúde conquistada pelo sucesso obtido pelos egressos formados em cursos já implantados e consolidados em outras Unidades Acadêmicas da Universidade, a exemplo dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Nutrição, Farmácia e Educação Física; agregando a isso a oportunidade de se incrementar no processo formativo dos fisioterapeutas para o Distrito Federal o desenvolvimento científico, tecnológico, bem como a extensão universitária, que já estão consolidados na IES, contando ainda com um Hospital Universitário e inúmeros convênios com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Percebe-se que a oferta do curso de Fisioterapia na FCE pela Universidade de Brasília é justificada tanto no momento e contexto histórico-político de expansão das Universidades Federais quanto nas necessidades locais e anseios sociais expressos pelos movimentos sociais, estabelecendo base sólida para a formação de fisioterapeutas.

Metodologia do Curso

O Curso de Graduação em Fisioterapia está estruturado em 10 semestres (cinco anos), com carga horária total de 4.500 horas (300 créditos), distribuídas entre conteúdos (disciplinas) obrigatórios, optativos e de módulo livre, atendendo às Diretrizes Curriculares Nacionais, ao Estatuto e Regimento Geral da UnB e às Resoluções CEPE Nº 4/09, Nº 219/96, CEPE Nº 87/06 e CNE/CES 04/02.

 

Perfil do Fisioterapeuta Graduado na UnB

O fisioterapeuta graduado na Universidade de Brasília atua de forma interdisciplinar e sistematizada em todos os níveis de complexidade do SUS. É preparado para formular, implantar, organizar, monitorar e avaliar políticas, planos, programas, projetos e serviços de saúde no contexto do SUS.

Trata-se de um profissional comprometido ética e politicamente com a valorização e a defesa da vida, a preservação do meio ambiente e a cidadania no atendimento às necessidades sociais em saúde. É, portanto, trabalhador da saúde em todas as suas dimensões, podendo desempenhar funções nos subsistemas privados de atenção à saúde, nos Sistemas de Regulação, no terceiro setor e diretamente nas organizações da sociedade civil.

O curso de Fisioterapia foi concebido de modo a oportunizar aos estudantes uma visão crítica e problematizadora da natureza social da promoção em saúde, sem deixar de contemplar a formação técnica e científica expressa tanto na sua estrutura curricular quanto em sua opção metodológica.

A formação do fisioterapeuta em nível de graduação, com um direcionamento para a funcionalidade humana por meio de intervenções direcionadas pelos níveis de complexidade do SUS, resulta de um movimento nacional de Universidades Públicas historicamente comprometidas com o Movimento pela Reforma Sanitária Brasileira e, consequentemente, com a idealização, criação e implantação do SUS.

Esse contexto demanda que a formação do fisioterapeuta, que até o presente momento vem sendo realizada pela herança do modelo médico de formação em especialidades, seja ampliada para um modelo de formação nos níveis de atenção à saúde, nos diferentes ciclos da vida, num processo de formação e capacitação permanente.

Dessa forma, o fisioterapeuta egresso na Universidade de Brasília possuirá uma visão integrada das ciências e conhecimentos que fundamentam sua prática, entendendo que suas ações irão contribuir para a promoção da saúde individual ou coletiva entendida como ações que contribuem para a promoção da funcionalidade humana. Funcionalidade esta concebida conforme o referencial teórico da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) e reconhecida por suas características próprias nos ciclos da vida.

 

Objetivos do Curso

Objetivos gerais

O curso de graduação em Fisioterapia da Faculdade de Ceilândia da UnB tem como objetivo geral formar fisioterapeutas com competências para participar ativamente em todos os níveis de atenção à saúde desenvolvendo ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação coletiva e individual nas diferentes fases do ciclo da vida humana; tomar decisões com base em informações sistematizadas das situações de saúde para planejar, avaliar e decidir a implementação de ações baseadas em evidências; assumir posições de liderança, trabalhar em equipe, fazer a gestão da força de trabalho e dos meios necessários, visando o bem estar dos indivíduos e da coletividade e ser capaz de aprender continuamente, tanto na sua formação quanto na sua prática profissional, mantendo-se atualizado quanto às inovações científicas, tecnológicas e de informações.

Objetivos específicos

O curso de graduação em Fisioterapia da Faculdade de Ceilândia da UnB tem como objetivos específicos promover a formação de um profissional com competências para:

1. Atuar multiprofissionalmente em ações interdisciplinares com extrema produtividade na promoção da saúde baseada em evidências;

2. Garantir a integralidade da assistência, entendida como um conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos, curativos, individuais e coletivos que promovam a funcionalidade humana em todos os níveis de complexidade do SUS;

3. Contribuir para a manutenção da saúde, bem estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, considerando suas circunstâncias éticas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas;

4. Realizar consultas, avaliações e reavaliações dos parâmetros relacionados à funcionalidade humana, solicitando, executando e interpretando exames propedêuticos e complementares que permitam elaborar um diagnóstico físico-funcional para eleger e quantificar as intervenções e condutas fisioterapêuticas;

5. Desempenhar atividades de planejamento, organização e gestão de serviços de saúde públicos ou privados, além de assessorar, prestar consultorias e auditorias no âmbito de sua competência profissional;

6. Emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios de sua competência profissional;

7. Prestar esclarecimento, dirimir dúvidas e orientar o indivíduo e os seus familiares sobre o processo terapêutico;

8. Manter a confidencialidade das informações, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral;

9. Trabalhar em equipe multiprofissional e/ou encaminhar o paciente, quando necessário, a outros profissionais relacionando e estabelecendo um nível de cooperação com os demais membros da equipe de saúde;

10. Manter controle sobre a eficácia dos recursos tecnológicos pertinentes à atuação fisioterapêutica garantindo sua qualidade e segurança;

11. Desenvolver pesquisas de ordem bibliográfica ou prática que vise o fortalecimento dos conhecimentos para a tomada de decisões clínicas baseadas em evidências.

 

 


Últimas publicações

  Edital de Atividades Complementares - 01/2017

  Cronograma de Reuniões Ordinárias 2017

  REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DA FACULDADE UnB - CEILÂNDIA