Saúde Coletiva

 

O Curso de Graduação em Saúde Coletiva está estruturado para responder às necessidades de formação do profissional sanitarista. Historicamente, este profissional é considerado como um trabalhador do campo da Saúde Coletiva, com formação generalista, que atua em todos os níveis de complexidade do SUS. 

É preparado para formular, implantar, organizar, monitorar e avaliar políticas, planos, programas, projetos e serviços de saúde.

É um profissional comprometido ética e politicamente com a valorização e a defesa da vida, a preservação do meio ambiente e a cidadania no atendimento à necessidades sociais em saúde. É, portanto, o trabalhador da saúde na sua dimensão coletiva. Além disso, este profissional poderá desempenhar funções nos subsistemas privados de atenção à saúde; no sistema de regulação; no terceiro setor e diretamente nas organizações da sociedade civil.

Duração:

8 (oito) semestres, no mínimo, e de 12 (doze), no máximo.

Áreas de Atuação:

O Curso de Saúde Coletiva aborda o processo saúde-doença, analisa as necessidades de saúde em geral e de grupos sociais específicos, a atenção integral da saúde no sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contrarreferência com ênfase no trabalho em equipe e no Sistema Único de Saúde (SUS).
O curso no seu desenvolvimento aborda conteúdos relacionados às ciências exatas, como o processo, os métodos e as abordagens estatísticas como suporte à gestão em saúde; conhecimentos das ciências biológicas e da saúde; conhecimentos das ciências humanas e sociais, envolvendo a relação indivíduo/estado e sociedade, a comunicação, a educação, a economia, a gestão e a administração. São estudados ainda os conteúdos da Saúde Coletiva que incluem os conhecimentos teóricos e práticos relacionados às políticas de saúde, as concepções, os modelos de organização da atenção à saúde, o planejamento e a programação, os sistemas comparados de saúde. Aborda ainda a participação, o controle social, o financiamento do setor de saúde, o processo de trabalho em saúde e o processo da Reforma Sanitária Brasília.

Mercado de Trabalho:

O profissional com formação em Saúde Coletiva, atua nos três níveis políticos e administrativos do SUS (nacional, estadual e local), desenvolvendo atividades de: Formulação e implementação de políticas de saúde; Assessoria a outros organismos públicos e privados nas suas interfaces com a saúde, organismos de regulação no campo da saúde e similares, e dos sistemas complementares de saúde. Instituições que contratam o Bacharel em Saúde Coletiva: Assessorias de planejamento de gestão; Agências reguladoras; Prefeituras; Secretarias de saúde municipais e estaduais; Ministérios.

Contato:

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 


Últimas publicações

  Edital de pré-matrícula do estagio obrigatório 1 - Saúde Coletiva