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Tecnologia social aplicada na interação com a comunidade para formação de Gestores

Objetivo: Implementar uma práxis pedagógica para aplicar a Tecnologia Social na interação com a comunidade e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na formação Gestores em cenários de práticas diversificados nos territórios de saúde. Metodologia: pesquisa ação no desenvolvimento de ações em parceria com grupos existentes em escolas e em instituições de acolhimento de crianças e idosos, bem como nas parcerias com Unidades Básicas de Saúde para exercício de atuação na Atenção Primária à Saúde em Ceilândia. Assim fazendo, espera-se que, mediante o emprego da TS as habilidades gerenciais, como a pró-atividade, a comunicação clara e objetiva, geradas nesta interação com a comunidade, se reflitam em sua atuação como Gestores pró-ativos e responsáveis; que o uso da TS propicie apropriação desta ferramenta a partir da sua aplicação e da vivência no cenário de práticas; e, que a escuta da comunidade na identificação de suas demandas e na execução das propostas construídas com sua colaboração, passe a fazer parte de sua atuação como Gestor. Espera-se, operar o desvelamento dos processos multifacetados da complexidade humana envolvida na aplicação de TS na interação com a comunidade. Espera-se ainda que o conhecimento produzido na articulação entre o mundo real e a teoria, entre sujeito e objeto se alargue para a sociedade. Além disso, espera-se que a TS contribua para apropriação da teoria a partir da sua aplicação prática no trabalho de campo vivenciado no mundo real. O PEAC “Participação comunitária como meio de promover saúde” iniciado em 2010 e aprovado pela Câmara de Extensão do Decanato de Extensão (DEX) da UnB teve sucessivas reedições e sua vigência se encerrou em 18 de junho 2018. A partir de 2/7/2018 foi submetida e aprovada a versão atual do projeto com adequação da teoria, dos objetivos e a inclusão da disciplina Atenção Primária em Saúde com o título “Tecnologia educacional e social como dinamizadoras da formação profissional em saúde”. Em 2023 foram efetuadas atualizações e adequado ao novo título: Tecnologia social e educacional como dinamizadoras na formação de Gestores. Conforme orientação recebida a vigência deste PEAC vai de 01/03/2023 a 31/12/2023 com vinculação ao Edital no 01/2023 do Programa Institucional de Bolsas de Extensão - PIBEX Portanto, trata-se de uma renovação de PEAC.

Início: 01/03/2023
Término: 31/12/2023

Prof.ª responsável: Olga Maria Ramalho de Albuquerque
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Perfil das atividades coletivas, práticas colaborativas e abordagem das demandas de saúde na perspectiva da Educação em Saúde, Ceilândia-DF

A Educação Interprofissional em Saúde (EIP) é orientada por marcos teórico-conceituais e metodológicos coerentes com o desafio de formar profissionais de saúde mais aptos à colaboração e ao efetivo trabalho em equipe (REEVES, 2016). O cuidado em saúde ofertado em níveis distintos de atenção pelas equipes de profissionais, requer as habilidades das diversas área de atuação e a necessidade de desenvolvimento das práticas interprofissionais colaborativas. Com isso espera-se melhor atender os critérios de cuidado à saúde, com a melhor forma de trabalho em equipe e maior benefício para o paciente. Os objetivos são: 1-mapear as atividades coletivas realizadas com usuários; 2-observar as práticas colaborativas; 3-identificar as demandas dos usuários; 4-realizar intervenções em saúde de forma compartilhada. A metodologia consistirá na coleta de dados das atividades coletivas, utilização de um roteiro para observação participante das práticas colaborativas, utilização dos dados do e-SUS e por fim serão realizadas intervenções com os usuários na perspectiva da Educação em Saúde. Espera-se conhecer o perfil das atividades em grupos realizadas na UBS, trabalho em grupo e as práticas colaborativas, as demandas da população, intervenções à luz da educação em saúde e qualificação do processo formativo.

Início: 03/03/2023
Término: 31/12/2023

Prof.ª responsável: Patrícia Maria Fonseca Escalda
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Viver na Chapada

A saúde de um(a) indivíduo resulta, principalmente, das condições e acesso à alimentação, moradia, lazer, dinâmicas familiares, escola, trabalho e condições ambientais. Em conexão com os princípios e diretrizes do SUS, o projeto Viver na Chapada realizará, em 2023, ações de educação e vigilância em saúde e atenção integral à saúde, especialmente por meio das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) na área de abrangência do Polo UnB Chapada dos Veadeiros. A comunidade local do município de Alto Paraíso, distrito de São Jorge e comunidade de Moinho será beneficiada pelas ações de promoção à saúde, prevenção e terapêutica de doenças e agravos. O projeto promoverá o reconhecimento das iniciativas promotoras de saúde e lideranças do território, promovendo o intercâmbio entre o saber acadêmico e o saber popular.

Início: 01/03/2023
Término: 31/12/2023

Prof.ª responsável: Priscila Almeida Andrade
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PICS pra você!

A saúde de um(a) indivíduo resulta, principalmente, das condições e acesso à alimentação, moradia, escola, lazer, dinâmicas familiares, relações de trabalho e ambientes saudáveis. Em conexão com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), o projeto “PICS para Você!” realizará no Distrito Federal, no biênio 2023-2024, ações de educação e atenção integral à saúde, especialmente por meio de abordagem intersetorial das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs). Pretende-se incentivar o autocuidado e a cultura de paz em diferentes grupos populacionais (profissionais e residentes do HUB/Ebserh, mulheres, escolares, educadores e catadores), cujo processo saúde doença é influenciado por distintos contextos e determinantes sociais da saúde. Para o público-alvo deste projeto poderão ser ofertadas vivências individuais e coletivas entre as seguintes PICs: acupuntura, auriculoterapia, constelação familiar, meditação, yoga, automassagem, terapia floral, aromaterapia, arteterapia e/ou massagem de som com taças tibetanas. Pretende-se promover a compreensão e conscientização da relevância de se realizar o “investimento pessoal na qualidade de vida”, por meio das PICS, ao realizar o trocadilho com PIX. As PICS são um potente recurso terapêutico de baixo custo que contribui para o autocuidado. O projeto promoverá também o reconhecimento do potencial das PICs e de iniciativas promotoras da saúde mental, por meio de mídias sociais (Instagram e lives).

Início: 28/03/2023
Término: 27/03/2024

Prof.ª responsável: Priscila Almeida Andrade
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É preciso romper o silêncio: acolhimento e debate sobre violência de gênero na Faculdade de Ceilândia - UnB

A violência de gênero, que tem uma interface direta com a violência racial, vem ocupando importante espaço de debate e preocupação social, e dentro da área da saúde como um determinante social que deve ser considerado para que se formulem políticas de saúde capazes de abarcar a compreensão da integralidade a partir da diversidade, e capazes de atuar para promover saúde a partir do enfrentamento dessas violências. Neste âmbito, revela-se necessário que passemos a olhar as questões relacionadas às temáticas de gênero como importantes intersecções para a garantia do direito integral e universal à saúde, visto que a desigualdade de gênero e as violências causadas em virtude dessa desigualdade, produzem efeitos diretos e imediatos na garantia do direito à saúde de determinados grupos considerados minoritários (no que tange sua participação política e discriminação social), que nesse caso refere-se a grupos de mulheres e pessoas LGBTQIA+. Entende-se que, inequivocamente, proteger mulheres e pessoas LGBTQIA+ e combater a violência de gênero é, também, promover saúde. E, neste âmbito, releva-se fundamental para criar espaços de debate dentro da Universidade, especificamente no campus de Ceilândia, região administrativa com grande número de casos de violência de gênero, capaz de acolher tanto os membros da comunidade universitária, quanto a comunidade local. Este projeto pretende criar, em parceria com a direção da Faculdade de Ceilândia, e o 8° Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, com seu núcleo PROVID, um espaço de acolhimento permanente dentro da FCE para mulheres e pessoas LGBTQIA+ vítimas de violência de gênero, com a intersecção necessária com a violência racial, bem como promover debates continuados dentro da FCE sobre as temáticas relativas às violências de gênero e produzir material informativo sobre essas temáticas.

Início: 01/03/2023
Término: 31/12/2023

Prof.ª responsável: Silvia Badim Marques
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