Orgulho para FCE: Parceria entre UNB/FCE e GDF/SESDF é firmada em solenidade no Palácio do Buriti

Nesta quinta-feira dia 26 de abril de 2018 foi assinado em solenidade no palácio do Buriti o termo de cooperação entre o Programa de Extensão Pare, Pense, Descarte da FCE e escritório de projetos da Governadoria via SES-DF.

Estavam presentes para assinatura o Governador do DF Rodrigo Rollemberg, o Secretário de Saúde Humberto Fonseca e a Reitora da UnB Márcia Abraão Moura além de outras autoridades, o diretor da FCE professor Araken Werneck, professores do Programa PPD: Carla Pintas, Aldira Dominguez, Wildo Araújo e Lucijane Abreu (FUP), estudantes da UnB e outros colaboradores.

O termo consiste na formalização da parceria entre as Instituições com apoio da ESCS para o acompanhamento da saúde dos catadores de materiais recicláveis que trabalharam no antigo Lixão da Estrutural e que foram realocados para os Centro de Triagem de Coleta Seletiva distribuídos no DF.

Além disso, foi entregue ao Governo do Distrito Federal, o relatório da primeira parte do estudo que consiste no perfil sócio demográfico dos 1083 catadores cadastrados e as suas condições de saúde para que sejam acompanhados em suas respectivas equipes de Estratégia de Saúde da Família.

Este acordo representa um marco para a UnB e para o GDF, pois se trata do primeiro diagnóstico epidemiológico no mundo desta amplitude que incluirá todos os catadores de um lixão para verificar o impacto da atividade laboral em suas vidas e, com isso, proporcionar o cuidado a saúde de acordo com suas necessidades assim como a inclusão social e garantia dos direitos trabalhistas.

Leia aqui a matéria veiculada na Agência Brasília

Fotos: