HUB define visão de futuro para 2023

Frase construída por toda a comunidade representa aonde o HUB quer chegar em ensino, pesquisa, assistência e gestão

a963ed19 8bc7 4030 9f0e 6d9ef1c028d8

“Ser referência em ensino, pesquisa e assistência de qualidade, para formação e atuação no SUS como hospital de média e alta complexidade, integrado à rede de atenção à saúde, com gestão participativa, transparente e sustentável, ampliação dos cenários de prática interprofissional e comunicação efetiva com a sociedade”.

Essa é a visão de futuro do HUB, que representa o que o hospital almeja alcançar até 2023, ou seja, em quais objetivos o hospital direcionará recursos e esforços nos próximos três anos.

A frase foi construída coletivamente, em uma oficina realizada na última terça-feira (6), com a participação de 35 pessoas, entre representantes da gestão, Universidade de Brasília (UnB), Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), estudantes, residentes, professores, usuários e colaboradores. A visão é uma das etapas de elaboração do novo Plano Diretor Estratégico (PDE).

“É o momento de planejar o futuro, mesmo em uma conjuntura econômica e social difícil. Estamos em uma transição de metodologia do PDE anterior para o novo, a partir de um novo olhar, alinhado ao Mapa Estratégico da Ebserh, mas continuando a construir um HUB de qualidade”, afirmou a superintendente do HUB, Elza Noronha.

Para evitar aglomeração, o grupo foi dividido em quatro salas no prédio da Administração, onde acompanharam apresentações virtuais, realizadas pelo Microsoft Teams, sobre o contexto atual do HUB. A atividade foi conduzida pela professora e coordenadora do grupo de trabalho que elabora o novo PDE, Liana Gomide Matheus, que é chefe do Setor de Apoio Terapêutico do hospital.

Antes de trabalharem em times para a elaboração da visão, os participantes receberam informações sobre a análise do PDE anterior, as expetativas da reitoria da UnB e da SES-DF para o hospital, os indicadores da Avaliação Interna da Qualidade (Avaqualis) e o resultado da Consulta Pública.

“É extremamente importante reunir diferentes visões, o que só tem a contribuir com o desenvolvimento do hospital”, afirmou o estudante do 10º semestre de medicina da UnB, Paulo Henrique Correia. O Conselheiro de Saúde do Distrito Federal, Hae Yang, representou os pacientes do HUB. “Sou usuário do hospital e muito bem atendido. É muito importante a gestão participativa no SUS, reunindo gestores e a sociedade”, avaliou.

Para a representante geral dos residentes médicos, Carina Nogueira, que está no terceiro ano da especialização em dermatologia, o encontro ajudou a conhecer outras realidades. “Essa representatividade contribui para que tenhamos um norte que seja unânime e que represente a opinião de todos. Há um planejamento que resultará em ações efetivas”, disse ela.

Já a professora de Saúde Coletiva da Faculdade de Ceilândia (FCE), Priscila Almeida Andrade, reforçou a importância da participação de cursos da UnB ligados à gestão e a organização da oficina. “O evento foi muito organizado, com a presença de facilitadores, boa gestão do tempo e utilização de recursos tecnológicos”, pontuou ela, que é coordenadora do projeto de extensão Cuidando do Cuidador.

Consulta Pública
O que a comunidade pensa sobre o HUB? De 10 a 24 de setembro, 260 pessoas colaboradores, terceirizados, residentes, estudantes, professores, usuários e voluntários opinaram sobre os pontos positivos e negativos do hospital em quatro áreas: gestão, ensino, pesquisa e assistência. O relatório foi um dos documentos que ajudaram a construção da visão de futuro durante a oficina.
Confira o resultado da Consulta Pública.

Próximos passos
O próximo passo na elaboração do novo PDE é a realização de outra oficina, marcada para o dia 20 de outubro, que deve listar os principais desafios a serem enfrentados até 2023, os chamados macroproblemas. Passada essa fase, haverá a definição de projetos prioritários e planos de ação para o alcance de cada um. Por último, o HUB realiza o controle e o monitoramento.

Sobre o PDE
O Plano Diretor Estratégico é um documento que traduz os desafios do hospital e define as ações para superá-los. O PDE atual do HUB está sendo atualizado a partir da nova metodologia apresentada pela Ebserh no final de 2019, que estabelece o Mapa Estratégico como diretriz para os 40 hospitais universitários da rede.

O novo documento deve ser lançado em dezembro deste ano para substituir o anterior e valerá de 2021 a 2023. A elaboração é conduzida por um grupo de trabalho formado em janeiro, que precisou suspender as atividades de março a julho, em razão da pandemia. O HUB está na fase da Análise Situacional, que prevê avaliação do PDE anterior, definição da visão estratégica e identificação de macroproblemas.

Fonte: Assessoria de Comunicação do HUB. Disponível aqui.