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Projetos e Programas de Extensão de Ação Contínua (PEACs), Cursos e Eventos

Bases Biológicas

  • Bem-estar psicológico como estratégia para redução de estresse e promoção de saúde cardiovascular em jovens universitários Open or Close

    A alta prevalência de depressão e ansiedade entre universitários possui impactos na saúde cardiovascular destes indivíduos. Já as características psicológicas positivas, como otimismo por exemplo, têm sido consideradas como efeitos protetores para a saúde do coração. Pensamentos e sentimentos positivos com o propósito na vida, otimismo e felicidade estão associados com níveis reduzidos de depressão e melhor saúde cardiovascular. Intervenções que promovem bem-estar psicológico entre universitários utilizando o ambiente virtual têm demonstrado efeitos promissores. No entanto, não se conhece os efeitos benéficos de uma ação de promoção de bem-estar psicológico acompanhada de um componente educacional. O objetivo geral desta ação é capacitar alunos de graduação da saúde acerca dos efeitos do estresse psicológico, sua relação com saúde cardiovascular e estratégias para promoção do bem-estar psicológico. Metodologia: Para apresentação e discussão desta temática serão realizados 15 encontros síncronos semanais com duração de 1h50min cada, através do canal do DEX no Youtube.

    Início: 01/02/2022
    Término: 31/12/2022

    Responsável:
    Prof.ª Kelb Bousquet Santos
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  • Doses de Saúde: Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica Open or Close

    O projeto objetiva propagar e aprofundar os conhecimentos sobre o diabetes e a hipertensão arterial sistêmica através de materiais informativos digitais - como vídeos, cartilhas e podcasts- que abordarão as formas de prevenção, tratamentos e as possíveis complicações dessas doenças. A divulgação destes serão feitas pelas mídias sociais do projeto. O intuito é informar a comunidade com embasamento científico, combatendo os mitos e notícias falsas sobre essas patologias crônicas. O projeto contará com reuniões quinzenais dos membros e o coordenador para discutir acerca dos temas centrais e sobre o planejamento dos materiais informativos, rodas de conversas, webinários, simpósios e conferências.

    Início: 01/03/2022
    Término: 23/12/2022

    Responsável:
    Profª Tatiana Ramos Lavich
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  • Liga Acadêmica de Diabetes (LADIS) Open or Close

    A Liga Acadêmica de Diabetes (LADIS) é um projeto de extensão que busca organizar e incentivar atividades de caráter cultural, científico e social que visem o aprimoramento da formação universitária de seus membros no que corresponde ao diabetes e visa a contribuição social, a fim de levar o conhecimento além da faculdade. Essa ação baseia-se na tríade ensino, pesquisa e extensão. São realizados encontros quinzenais com os membros efetivos para debates e aulas acerca do diabetes e encontros pontuais com os diretores e coordenadora para tomada de decisões relacionada a liga, sendo inclusos eventos, rodas de conversa, simpósios e conferências.

    Início: 01/03/2022
    Término: 23/12/2022

    Responsável:
    Profª Tatiana Ramos Lavich
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  • Liga Acadêmica Multiprofissional de Cardiologia Open or Close

    Liga Acadêmica com atuação na área de Cardiologia aonde os alunos são os protagonistas do processo de produção de conteúdos e divulgação. Além de permitir o desenvolvimento e organização de eventos para a comunidade explorado aspectos relevantes básicos e clínicos sobre saúde cardiovascular. E assim realizar promoção de saúde.

    Início: 01/03/2022
    Término: 23/12/2022

    Responsável:
    Profª Tatiana Ramos Lavich
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  • Patologia em foco: disseminando o conhecimento em histopatologia Open or Close

    O projeto “Patologia em foco: disseminando o conhecimento em histopatologia” visa criar um ambiente para que discentes da Faculdade de Ceilândia realizem a catalogação das lâminas histopatológicas do acervo da Faculdade de Ceilândia e posterior criação e divulgação de conteúdo digital para a comunidade interna e externa. A presente proposta será uma via adicional às ações da Universidade de Brasília para transpassar os limites da Universidade e aumentar a interação entre academia e sociedade, o que se faz necessário visto o momento atual em que as mídias sociais têm se apresentado em posição de destaque como meio de comunicação e organização social. Os conteúdos digitais criados visarão promover a disseminação de conhecimento científico com linguagem simplificada e compreensível. O projeto conta com atividades remotas e presenciais e será constituído por 6 etapas: (1) Seleção de discentes; (2) Treinamento da equipe; (3) Catalogação de lâminas; (4) Produção de conteúdo digital; (5) Divulgação em mídias sociais da Liga Acadêmica Integrada de Patologia da UnB (LAIPAT); (6) Acompanhamento e avaliação. Com a produção e divulgação do catálogo virtual de histopatologia é esperado proporcionar aos discentes da Faculdade de Ceilândia oportunidade de aprofundamento no campo da Patologia Geral, utilizando na como material didático complementar à disciplina de Processos Patológicos da Faculdade de Ceilândia, cuja obrigatoriedade se dá para a maioria dos cursos ofertados no campus, bem como produzir interação entre docentes, discentes e comunidade externa através da articulação ensino e extensão.

    Início: 01/03/2022
    Término: 31/12/2022

    Responsável:
    Profª Jamila Reis de Oliveira
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  • Tecnologias para o ensino remoto na área da saúde Open or Close

    O cenário de pandemia trouxe desafios e oportunidades para o ensino universitário. Se por um lado o distanciamento social causou dificuldades de interação aluno-professor, por outro lado acelerou a busca por métodos de ensino baseados na tecnologia da informação. Várias ferramentas tecnológicas (softwares, plataformas, etc.) têm sido criadas e disponibilizadas gratuitamente na Internet. Estas ferramentas se utilizam de princípios básicos notoriamente eficazes e bem conhecidos da Pedagogia, aos quais são adicionados recursos de informática que as tornam mais atraentes, estimulantes e personalizáveis. Embora existam muitas ferramentas que se proponham a auxiliar o estudo e promover uma aprendizagem mais eficiente, alguns fatores importantes previnem uma mais ampla utilização desses recursos pelos alunos universitários. Dentre os principais fatores podemos citar a falta de conhecimento da existência e utilidade dessas ferramentas e a falta de adequação dos conteúdos de interesse dos alunos aos métodos de estudo adequados. Este projeto visa promover a prospecção de ferramentas educacionais baseadas na tecnologia da informação e a produção de materiais de estudo adequados às necessidades específicas de estudantes universitários da área da saúde.

    Início: 07/03/2022
    Término: 31/12/2022

    Responsável:
    Prof. Jorge Luís Lopes Zeredo
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Enfermagem

  • Capacitação em suporte básico de vida baseada em simulação e vídeo para profissionais de saúde Open or Close

    Introdução: Erros na assistência à saúde representam riscos que em muitos casos podem ser prevenidos. Nessa vertente, a segurança do paciente e a melhoria da qualidade do cuidado representam questões importantes na sociedade atual. Objetivo: Construir vídeo sobre suporte básico de vida e promover capacitação de discentes e profissionais de saúde em suporte básico de vida baseada por estratégias de aprendizagem como vídeo educativo e simulação clínica. Método: Proposta interativa, dinâmica constituída por uma abordagem transversal. Esse projeto será dividido em duas fases: (1) Construção de vídeo educativo sobre suporte básico de vida e (2) capacitação de profissionais de saúde da atenção primária à saúde/SES de Águas Lindas em suporte básico de vida. Participantes da fase 1 serão discentes e docentes da Universidade de Brasília e da fase 2, serão discentes, docentes e profissionais de saúde da atenção primária. O vídeo construído será hospedado em plataforma digital de acesso público para viabilizar maior abrangência na capacitação e orientação acadêmica e profissional direcionada ao suporte básico de vida. Na fase 2 inicialmente os discentes ligantes serão capacitados pelos docentes e profissionais da área de urgência e emergência para a posteriori capacitar os profissionais da atenção primária à saúde. A capacitação será baseada em recursos interativos e dinâmicos baseada na estratégia de simulação e vídeo educativo subdividida em dois domínios: teórico e prático. O teórico será mediado pelo vídeo e o prático será realizado a partir de estações práticas nas temáticas de compressão torácica; suporte ventilatório e desfibrilação elétrica com uso do desfibrilador externo automático – DEA, mediada pela estratégia de simulação clínica. Resultados esperados: Realizar maior qualificação de profissionais e discentes no atendimento de urgências e emergências, considerando a elevada incidência de mortes súbitas em ambientes públicos; Desenvolver habilidades e competências que contribuam para uma atuação profissional qualificada e maior segurança do paciente.

    Início: 28/03/2022
    Término: 31/12/2022

    Responsável:
    Prof.ª Márcia Cristina da Silva Magro
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  • Conecta Open or Close

    O Projeto Conecta é uma proposta de plataforma multimídia, colaborativa e democrática, com o propósito de divulgar eventos, ações, oportunidades e projeto, para a comunidade acadêmica da Universidade de Brasília. Fundamenta-se sua base teórica como proposta de projeto de extensão e descreve-se sua metodologia de trabalho, publicações e organização.

    Início: 21/01/2022
    Término: 31/12/2022

    Responsável:

    Prof.ª Michelle Zampieri Ipolito
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    Currículo Lattes

  • Liga Acadêmica de Farmacologia Aplicada à Enfermagem (LAFAE) Open or Close

    Trata-se de Projeto de institucionalização da Liga Acadêmica de Farmacologia Aplicada à Enfermagem (LAFAE) da Universidade de Brasília elaborado como Projeto de Extensão (PEAC) conforme a Política Nacional de Extensão Universitária e a Resolução 60/2015 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, que regem a Extensão no âmbito da Universidade de Brasília. O Projeto norteia o seu referencial teórico-científico a partir do tripé da universidade pública no Brasil: ensino, pesquisa e extensão; da definição e metodologia das Ligas Acadêmicas; do conceito de farmacologia e da sua aplicação ao exercício da Enfermagem. Descreve em sua metodologia, a gestão, o regulamento e as atividades propostas pela Liga, e em seus objetivos, a sistematização das suas ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

    Início: 05/04/2022
    Término: 24/09/2022

    Responsável:
    Prof.ª Mani Indiana Funez
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  • Liga Acadêmica de Feridas em Enfermagem Open or Close

    A Liga Acadêmica de Feridas em Enfermagem da Faculdade de Ceilândia pretende congregar alunos do curso de Enfermagem da mesma unidade, visando a integrá-los aos cenários da prática profissional. Tem como princípios o conhecimento, a educação e a assistência, como as inúmeras ligas acadêmicas criadas em outras universidades do Brasil e do mundo.

    Início: 21/01/2022
    Término: 30/12/2022

    Responsável:

    Prof.ª Michelle Zampieri Ipolito
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    Currículo Lattes

  • Liga acadêmica de saúde mental, psiquiatria e espiritualidade - Intensamente Open or Close

    A presente proposta visa a replicação do projeto da Liga acadêmica em saúde mental, psiquiatria e espiritualidade - Intensamente - da Faculdade de Ceilândia UnB/FCE, que proporciona o debate com a comunidade acadêmica e a comunidade externa à UNB, além da elaboração de pesquisas com foco em saúde mental, psiquiatria, espiritualidade, qualidade de vida e bem-estar por meio do desenvolvimento de práticas de ensino, pesquisa e atuação em campo de extensões relacionados a temática proposta. As atividades envolvem diretamente, de forma presencial ou remota (on-line), a participação do público interno da universidade como docentes, discentes e técnicos administrativos, bem como do público externo, como profissionais de saúde, principalmente os que atuam na área de saúde mental, docentes e discentes de outras instituições de ensino superior, além da comunidade assistida pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do Distrito Federal. As atividades também envolvem a população de outros estados do país, tendo uma abrangência regional e nacional em atividades propostas/realizadas como o 'Vamos conversar' e o 'Boletim Intensamente'. Os participantes das atividades receberão declarações de participação.

    Início: 01/03/2022
    Término: 31/12/2022

    Responsável:
    Prof.ª Diane Maria Scherer Kuhn Lago
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Farmácia

  • Boletim Dor On Line Open or Close

    O projeto DOL – Dor On Line é um periódico digital com ISSN 2446-6670, que tem a finalidade de divulgar informações sobre o tema DOR, de maneira a incentivar o interesse e facilitar o entendimento de notícias e artigos mais atuais sobre o assunto. Em sua nova fase visa como público-alvo três segmentos: 1) estudantes e pesquisadores; 2) clínicos e especialistas e 3) público em geral, procurando utilizar uma linguagem acessível aos diferentes tipos de leitores A divulgação do projeto se dá hoje através de 2 portais eletrônicos, redes sociais (instagram e facebook), software dedicado, desenvolvido e registrado em 2020.

    Início: 31/01/2022
    Término: 31/12/2022

    Responsável: Prof. Paulo Gustavo Barboni Dantas Nascimento
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  • Centro de educação, desenvolvimento e inovação de produtos para a saude - CEDIPS Open or Close

    O programa CEDIPS reune as atuações de diferentes docentes da Faculdade de Ceilandia, Faculdade de Saude, Faculdade de Fisica e Faculdade de Planaltina, e vincula, no mínimo, três projetos de extensão sob coordenação da proponente, vigentes ha mais de 2 anos: "Farmaceutico: profissional de grande impacto para a sociedade" vigente desde 2013, "Produção de comprimidos" vigente desde 2018, e "COVID - Colaboração para a Vida" iniciado em 2020. Também vincula proposta recente, iniciada em 2021 e replicada em 2022, como a "LAICE - Liga acadêmica interdisciplinar de cosmetologia e estética". Em adição, também ha vinculação de propostas de outros docentes, membros do programa em tela, como o "Boletim Dor On-line", vigente ha mais de 13 anos na FCE. Os projetos citados possibilitaram a execução de diferentes atividades para atendimento `as demandas da sociedade, troca de conhecimentos e formação técnica de excelência, como a obtenção de Trabalhos de Conclusão de Curso, desenvolvimento de dissertações de mestrado e teses de doutorado, cujos objetos de estudos foram focados no desenvolvimento e inovação de produtos para a saude. A atuação dos pesquisadores envolvidos na proposta, possibilitou ainda a publicação de artigos, deposito de patentes, publicação de resumos em eventos científicos e de extensão, alem da oferta de palestras presenciais e remotas, evidenciando a capacidade de obtenção de produtos acadêmicos de diferentes níveis e interação com diferentes públicos. Em adição, a equipe possibilitou o envolvimento de alunos de escolas publicas do DF e sua interação com alunos de graduação, através de atividades de inovação e produção. A execução dessas atividades possibilitou atender mais de 8 mil pessoas carentes em diferentes regiões administrativas do DF e entorno com produtos de higiene e captou, entre 2020 e 2021, mais de 1 milhão de reais em recursos para execução de atividades de pesquisa e extensão na Faculdade de Ceilandia, através dos editais COPEI/DPI/DEX, Realize 2021-2022, FAPDF Demanda Induzida 03/2021 e FAPDF Demanda Espontânea 04/2021, demonstrando o potencial e dedicação da equipe envolvida em contribuir para a saude da comunidade, não somente com produtos de higiene, mas também com a oferta de atividades educacionais, envolvendo, principalmente, populações vulneráveis. Por fim, a participação de servidor técnico da UnB na supervisão e desenvolvimento de produtos inovadores para a saude, permitiu seu ingresso em programa de pos-graduacao, possibilitando ganhos pessoais e profissionais ao servidor, e prestação de serviço especializado `a UnB. Sendo assim, a execução da presente proposta, possibilitara a obtenção de um ambiente apropriado para o desenvolvimento das atividades, e melhor atendimento da população

    Início: 02/05/2022
    Término: 31/12/2022

    Responsável: Prof.ª Lívia Cristina Lira de Sá Barreto
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  • Coletânea da Extensão Universitária da FCE Open or Close

    Continuidade da proposta de elaboração de livro intitulado "Coletânea da Extensão Universitária na FCE". A estrutura do primeiro volume será composta por apresentação, prefacio e 15 capítulos, abordando como tema geral “A extensão universitária e a função social da universidade no campo da saúde: FCE em pauta”. O volume apresentara 3 sessões:1. Extensão universitária no campo da saúde (contendo 5 Textos reflexivos de 15 a 25 paginas);2. Ações de extensão da/na FCE entre 2018-2020 (contendo 5 Artigos sobre as ações de 15 a 25 paginas), e 3. Retratos da Semana Universitária 2020 (10 Relatos em textos breves/resumos expandidos de 3 a 5 pg). Apresentando um total de aproximadamente 310 paginas em formato E-book.

    Início: 01/03/2022
    Término: 31/12/2022

    Responsável: Prof.ª Lívia Cristina Lira de Sá Barreto
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  • Comunicação e divulgação científica em Saúde: Dor com cv Open or Close

    O objetivo deste projeto é viabilizar as contribuições educacionais do projeto de extensão Boletim Dor On Line, enquanto ação de Comunicação na área da Saúde e Estudo da Dor. As ações realizadas de educomunicação contribuem para a formação interprofissional de profissionais da Saúde das ICTs envolvidas e as comunidades envolvidas. O impacto principal da ação é a divulgação científica, sua abrangência e relevância para a disseminação do Estudo da Dor é fundamental para a consolidação da Rede de IES envolvidas no Projeto associado a este, o Boletim Dor on line, hoje contando com a contribuição institucional da UnB, USP, UFPR e UFBA Esta equipe de trabalho atuará em conjunto com o projeto Boletim Dor on line. A equipe deste projeto são seus coordenadores e os estudantes bolsistas, além dos técnicos e docentes das outras IES envolvidas. Parceria institucional com a USP (FMRP e FCFRP), UFBA (Faculdade de Farmácia), UFPR (Departamento de Farmacologia). Disciplinas e projetos, além de dois técnicos da USP/FMRP. Ver http://www.dol.inf.br/Html/ProjetoDOL.html

    Início: 01/02/2022
    Término: 31/12/2022

    Responsável: Prof. Paulo Gustavo Barboni Dantas Nascimento
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  • COVID - Colaboração para a Vida Open or Close

    A proposta foi iniciada em Abril de 2020 e trata do desenvolvimento, elaboração e distribuição de produtos de higiene e limpeza para população carente do DF, através da colaboração dos laboratórios da Universidade de Brasilia: Multidisciplinar de Tecnologias (LABTEC), Multidiciplinar de controle microbiológico (LMCM), Patologia Molecular (PATOMOL) da Faculdade de Ceilandia, e Laboratório de Tecnologias de Medicamentos, Alimentos e Cosméticos (LTMAC) da Faculdade de Saude/UnB. A ação visa o atendimento social e a transmissão de conhecimentos em diferentes níveis de formação: fundamental, medio, graduação e pos-graduação, por meio de atividades remotas de elaboração de trabalho acadêmicos, elaboração de material didático e divulgação da ação em redes sociais, e atividades presenciais de elaboração, controle, distribuição dos produtos e orientação sanitária. Através da execução da proposta, estima-se atendimento de, pelo menos, 300 famílias por mês, captação de, pelo menos, uma bolsa de extensão e atuação em diferentes Polos de extensão da UnB.

    Início: 01/03/2022
    Término: 31/12/2022

    Responsável: Prof.ª Lívia Cristina Lira de Sá Barreto
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  • COVID - Colaboração para a vida: capacitação técnica e produção de produtos de higiene no Polo de Extensão do Paranoá (2022) Open or Close

    A presente proposta visa a capacitação discente (graduandos e Pós-graduandos da UnB, e alunos do ensino médio no DF), atendimento `a comunidade em geral do Paranoá e Itapuã com produtos de higiene (sabão de limpeza doméstica e sabonetes de uso pessoal), e reciclagem de materiais utilizados na elaboração desses produtos biodegradaveis (reciclagem de óleo usado e de envases). Quando permitido, em razão da situação sanitária atual causada pela COVID-19, a elaboração dos produtos ocorrerá em instalações do Polo de Extensão do Paranoá, com o envolvimento da comunidade, especialmente alunos do ensino médio, que poderão ser integrados ao programa de iniciação científica da UnB, em projetos coordenados pela proponente e vinculados a ação em tela. A elaboração desses produtos e distribuição `a comunidade foi autorizada em 2020, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em caráter excepcional, possibilitando`a população carente uma ferramentas de combate `a disseminação e transmissão do novo coronavírus e outras enfermidades infecciosas, que podem ser evitadas/minimizadas com medidas de higiene. A proposta traz consigo o bem-estar da população e possibilidades futuras, com a capacitação técnica envolvida na sua execução. Em adição, a fórmula inicialmente elaborada na ação, COVID-Colaboração para a Vida, para um dos produtos de higiene elaborados (sabão liquido de limpeza domestica), foi obtida por intermédio de troca de experiências com moradora do Paranoá, dando início ao projeto citado, que permitiu ate o momento o atendimento de cerca de 8mil pessoas no DF e entorno. Pelo exposto, fica evidenciada a necessidade de contrapartida para as comunidades do Paranoá e Itapuã através da proposta em tela.

    Início: 01/03/2022
    Término: 31/12/2022

    Responsável: Prof.ª Lívia Cristina Lira de Sá Barreto
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  • COVID - Colaboração para a vida: produção de sabão de limpeza (Polo Estrutural 2022) Open or Close

    A proposta COVID - Colaboração para a Vida, iniciada em 2020, deu origem a proposta COVID - Colaboração para a Vida: produção de sabão de limpeza em 2021, no Polo da Cidade Estrutural. As propostas visavam o atendimento imediato da população com produtos de higiene, sendo direcionada a produção de sabão liquido para o Polo da Cidade Estrutural, em razão da reciclagem ser um aspecto bastante comum dentro desta comunidade. Os produtos, seguira sendo elaborados através da colaboração dos laboratórios Multidisciplinares de Tecnologias (LABTEC) e Controle Microbiológico da FCE/UNB, e distribuídos por professores do Laboratório de Tecnologia de Medicamentos, Alimentos e Cosméticos (LTMAC/FS/UNB). A ANVISA emitiu autorização em caráter excepcional para exclusiva elaboração e doação desses produtos, possibilitando, assim, a execução da ação. Em adição, a proposta recebeu apoio financeiro, através do COPEI/DPI/DEX, que estar em tramitação e será executado em 2022 com a participação da comunidade de escolas publicas do DF. Entretanto, o fomento mencionado previamente, não possibilitara o pagamento de bolsas aos graduandos envolvidos na ação. A participação dos acadêmicos será realizada de forma remota, com a elaboração de documentos de registro de produção, rótulos dos produtos, orientações sanitárias, webnarios, apresentações em eventos de extensão (74a SBPC, SEMUNI FCE 2022 e SEREX 2022) e elaboração de minicurso. Também haverá atividades presenciais com participação dos alunos de graduação e, quando possível, comunidade externa. Os produtos de higiene obtidos serão distribuídos nas regiões de maior vulnerabilidade social, como na Cidade Estrutural.

    Início: 01/03/2022
    Término: 31/12/2022

    Responsável: Prof.ª Lívia Cristina Lira de Sá Barreto
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  • COVID – Colaboração para a vida: educação sanitária através da distribuição de sabonetes (Polo Recanto das Emas 2022) Open or Close

    A proposta COVID - Colaboração para a Vida foi iniciada em 01.04.2020 (SIEX 62812) e teve como objetivo a elaboração de produtos para higiene e limpeza, pessoal e domissanitária, como ferramenta de combate ao COVID19 pela população carente do DF. A proposta inicial recebeu apoio da FAPDF, através da utilização de saldo remanescente de projeto de pesquisa da professora coordenadora, da matriz da FCE e do decanato de extensão (DEX/UnB) durante a SEMUNI FCE 2020. Entretanto, devido ao elevado custo de alguns insumos, a proposta inicial foi reformulada e a partir de fevereiro de 2021, a produção seguiu com seus produtos de menor custo, sabão de limpeza e sabonete em barra. Sendo ultimo produto o objeto principal da proposta em tela. Os graduandos envolvidos realizarão atividades, prioritariamente remotas, como a elaboração de documentos de registro de produção, rótulos dos produtos, orientações sanitárias, webnarios, minicursos, palestras e reuniões. Quando permitido, os graduando poderão participar da elaboração, caracterização, envase e distribuição do produtos. Nesta ultima etapa, possibilitando a execução de orientação sanitaria de forma presencial no momento da entrega das doações nas regiões de maior vulnerabilidade social, como Recanto das Emas.

    Início: 01/03/2022
    Término: 31/12/2022

    Responsável: Prof.ª Lívia Cristina Lira de Sá Barreto
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  • Educação em Saúde - Orientação Alimentar Open or Close

    O principal objetivo do projeto é promover orientação alimentar para comunidade externa, incluindo alunos inseridos no Programa Universidade do Envelhecer: UniSer, buscando, através de diferentes atividades, levar aos alunos um maior conhecimento sobre conceitos básicos de nutrição, hábitos alimentares saudáveis, relação alimentação-doença, bem como como sustentabilidade no desenvolvimento de alimentos saudáveis. Espera-se que essa ação proporcione um maior conhecimento a respeito do tema, promovendo assim, uma melhora na sua qualidade de vida e um melhor desenvolvimento social no âmbito de saúde e alimentação.

    Início: 20/01/2022
    Término: 30/12/2022

    Responsável: 

    Prof.ª Eliana Fortes Gris
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  • Esporte Educacional: Trilhando Caminhos e Integrando Gerações 2022 Open or Close

    O projeto Esporte Educacional: Trilhando Caminhos e Integrando Gerações tem como objetivo integrar idosos à sua comunidade local por meio do esporte e da intergeracionalidade. O projeto apresenta curso de formação de idosos em arbitragem em diversas modalidades, para que haja o estimulo da prática desportiva a essa faixa etária da população, para que estes se mantenham saudáveis física e mentalmente, bem como se inseridos na comunidade como membros ativos e sociais. O projeto é parte do programa Universidade do Envelhecer (UniSER) que promove o envelhecimento ativo e saudável no DF.

    Início: 20/01/2022
    Término: 31/12/2022

    Responsável: 

    Prof.ª Eduardo Antônio Ferreira
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  • Farmacêutico: Profissional de Grande Impacto para a Sociedade Open or Close

    Esta ação, vigente desde 2013, visa a divulgação da atuação do profissional farmacêutico para a sociedade, preferencialmente calouros ingressantes nos cursos de Farmacia da UnB, assim como, estudantes do ensino medio do Distrito Federal. A atuação farmacêutica será evidenciada por meio de divulgação de material audiovisual e eventos remotos (seminários e minicursos) durante o ano de 2021, em razão da impossibilidade de atuação presencial devido a pandemia da COVID19. A proposta proporcionará conhecimento do papel farmacêutico na saúde e educação da sociedade.

    Ínicio: 01/03/2022
    Término: 31/12/2022

    Responsável: Prof.ª Lívia Cristina Lira de Sá Barreto
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  • Farmacoeducação em saúde mental Open or Close

    Pretende-se, neste estudo, oferecer orientação específica sobre o tratamento utilizando-se psicofármacos aos usuários do CAPS 2 (Transtornos mentais), de Samambaia e do Paranoá, e também aos usuários do CAPS Ad (álcool e outras drogas) de Samambaia, bem como aos familiares dos usuários. Do ponto de vista da formação profissional e acadêmica dos estudantes, visa à aprendizagem relacionada à inserção na comunidade, a partir da participação social do futuro profissional de saúde.

    Início: 07/03/2022
    Término: 31/12/2022

    Responsável: 

    Prof. Prof. José Eduardo Pandossio
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  • LAICE - Liga Acadêmica Interdisciplinar de Cosmetologia e Estética Open or Close

    Tendo em vista a importância industrial dos cosméticos e sua relação com a estética, saúde e bem-estar, a LAICE - Liga Acadêmica Interdisciplinar de Cosmetologia e Estética, busca aprofundar conhecimentos e apresenta-los aos estudantes, trabalhadores da área da beleza e estética, e comunidade em geral no DF, através de atividades interdisciplinares com vivências teórico-práticas. A LAICE busca também integrar a pesquisa através do desenvolvimento de cosméticos, priorizando o uso de insumos sustentáveis; busca integrar o ensino com a elaboração de materiais didáticos que serão utilizados em minicursos, simpósios e workshops, a serem ofertados para a comunidade, integrando assim, a extensão.

    Início: 01/03/2022
    Término: 31/12/2022

    Responsável: Prof.ª Lívia Cristina Lira de Sá Barreto
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  • O Uso da Plataforma Trello.com para Gerenciar as Ações de Extensão no Período da Pandemia da Covid-19 Open or Close

    Em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan (China), começava a pandemia da Covid-19. Em meados de março de 2020, a Exma. Professora Márcia Abrahão, Reitora da Universidade de Brasília (UnB) criou o Comitê de Enfrentamento (Coes) para realizar ações e orientações à comunidade acadêmica sobre o tema da pandemia. O Coes, foi subdividido, em equipes de trabalho, de acordo com as competências dos seus membros. Assim, no sub-comitê acadêmico foi possível realizar os trabalhos voltados para o Ensino e a Extensão. Por se tratar de um período de atividades online, foi necessário usar a plataforma da Trello.com para gerenciar/administrar as ações do sub-comitê. Essa proposta visa atender a comunidade acadêmica da UnB, com atividades remotas, sobre o tema da Covid-19, tendo como recursos as plataformas online.

    Início: 01/03/2022
    Término: 31/12/2022

    Responsável: Prof.ª Maria Hosana Conceição
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  • Produção de Comprimidos Open or Close

    A proposta foi criada em 2018 e teve como objetivo principal contribuir na capacitação discente dos cursos de graduação em Farmacia do DF e recém-graduados. Possibilitando a interação dos campi Ceilândia e Darcy Ribeiro, como também a participação de profissionais do Ministério da Saude. Alem das aulas praticas de elaboração e controle de qualidade de medicamentos na forma de comprimidos, palestras e eventos multidisciplinares também são realizados. Em 2021, devido a pandemia da COVID19, as atividades serão restritas ao formato remoto, com o desenvolvimento de app e material audiovisual a serem utilizados nos períodos letivos.

    Início: 01/03/2022
    Término: 31/12/2022

    Responsável: Prof.ª Lívia Cristina Lira de Sá Barreto
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  • Programa de Extensao da UnB na Cidade Estrutural Open or Close

    O Programa de Extensão da UnB na Cidade Estrutural, cuja sede física está localizada no Centro de Múltiplas Funções, situado no setor leste - Guará, Brasília DF, envolverá atividades de ensino, pesquisa e extensão, relacionadas aos 8 projetos de extensão aprovados no Edital DEX no 04/2022 – Polo UnB Estrutural. As propostas envolvem docentes de diferentes áreas de atuação, como: saúde, exatas e humanas, que visam, através do diálogo com a comunidade, realizar atividades educativas e transformadoras. Em adição, as ações de extensão proporcionarão o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa para a comunidade universitária, e, assim, contribuirá na formação humanizada, e de excelência, ofertada pela UnB. Dessa forma, espera-se possibilitar melhor atendimento das demandas sociais, políticas, econômicas e culturais da comunidade da Cidade Estrutural.

    Início: 01/05/2022
    Término: 31/12/2022

    Responsável: Prof.ª Lívia Cristina Lira de Sá Barreto
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  • Programa Universidade do Envelhecer - UniSER: Arte de Viver 2022 Open or Close

    O Programa Universidade do Envelhecer: UniSER – Arte de Viver da Universidade de Brasília, tem como objetivo fomentar ações integradoras norteadas pelos eixos Educação; Saúde; Políticas públicas e direito; Arte e cultura, de modo a ampliar as capacidades e habilidades na vida adulta e dos idosos da comunidade. Visa, assim, a adoção de comportamento que estimule a intergeracionalidade, a cidadania, o empoderamento e o desenvolvimento humano e social.

    Início: 01/01/2022
    Término: 31/12/2022

    Responsável: Profª Vivian da Silva Santos
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  • Projeto Comunica UniSER 2021 Open or Close

    O Projeto Comunica UniSER, tem como objetivo criação de conteúdo digital para propagar conhecimentos gerais e específicos sobre o envelhecimento ativo e saudável, por meio de canal na Plataforma digital YouTube e outras mídias de comunicação virtual. O conteúdo será elaborado a partir das ações de pesquisa, ensino e extensão do Programa Universidade do Envelhecer, difundido para público interno e externo, de modo a destacar novas pesquisas na área e promover o debate relativo ao envelhecimento nas plataformas digitais e no Distrito Federal. Este projeto se encontra inserido no Programa de Extensão da Universidade de Brasília Universidade do Envelhecer - UniSER/UnB e busca contribuir com o objetivo final da UniSER: ampliar as capacidades e habilidades na vida adulta e dos idosos, norteadas pelos eixos Educação; Saúde; Políticas públicas e direito. Dessa forma, estará trabalhando os temas mencionados de forma transversal.

    Início: 20/01/2022
    Término: 31/12/2022

    Responsável: 

    Prof.ª Camila Alves Areda
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  • Projeto Horto de plantas medicinais, aromáticas e condimentares da FCE Open or Close

    O projeto Horto já existe desde 2011 e agora trata-se de uma replicação da ação. O projeto visa atender a necessidade das aulas de Farmacobotânica e Farmacognosia do curso de Farmácia da Faculdade de Ceilândia. Atualmente o projeto possui uma área verde de 1500m2 na Faculdade de Ceilândia, que tem o amparo institucional para sua manutenção física. As atividades do projeto nesse momento de pandemia estão sendo realizadas de forma virtual e se baseiam na educação em saúde, produção de lives com convidados relacionados ao tema plantas medicinais e fitoterapia além de atualizações no Instagram e Facebook do projeto.

    Início: 01/03/2022
    Término: 31/12/2022

    Profa. Responsável: Paula Melo Martins
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  • Saúde, ciencia e arte com plantas Open or Close

    A proposta interdisciplinar, "Saúde, ciencia e arte com plantas", visa a oferta de diferentes atividades, envolvendo as plantas na manufatura de objetos de arte. Os vegetais serão utilizados de forma racional e sustentável. Em adição, o contato com a natureza, com diferentes públicos e a aquisição de novos conhecimentos possibilitará a obtenção de bem-estar aos envolvidos, que também poderão replicar os conhecimentos e/ou peças artesanais como fonte de renda. As peças artesanais serão desenvolvidas através de dois tipos de oficinas: 1) tingimento natural de tecidos e 2) elaboração de terrários, se possível, no formato presencial, na UnB e em escolas publicas do DF, com participação de diferentes públicos. A proposta também contemplará a elaboração de um livro, no formato E-book, contendo reflexões sobre a utilização de matéria prima vegetal na confecção de artesanatos, técnicas de impressão em tecido, exemplos de plantas utilizadas para esse fim e suas características e relatos de oficinas já realizadas. Espera-se elaborar peças artesanais com público diversificado, a partir de 10 anos de idade e com diferentes níveis de conhecimento.

    Início: 01/04/2022
    Término: 31/12/2022

    Responsável: Prof.ª Lívia Cristina Lira de Sá Barreto
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  • Tecnogeronto: Tecnologia, Inovação e Comunicação Intergeracional 2022 Open or Close

    Este projeto tem por objetivo implementar metodologia ativa de gamificação intergeracional sobre o processo de ensino aprendizagem em diferentes gerações. Trata-se de um projeto que se fundamenta na tríade universitária da pesquisa, ensino e extensão, pois estará ancorado em ações que envolvem os três elementos. Tem como metodologia a realização de curso de TIC Intergeracional e metodologias ativas mediadas por gamificação, desenvolvimento e validação de game educativo.

    Início: 21/01/2022
    Término: 31/12/2022

    Responsável: Prof.ª Margô Gomes de Oliveira Karnikowski
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  • Universidade do Envelhecer - UniSER: Unidade Estrutural Open or Close

    O Projeto Universidade do Envelhecer - UniSER: Unidade Estrutural da Universidade de Brasília, tem como objetivo fomentar ações integradoras norteadas pelos eixos Educação e comunicação; Envelhecimento e saúde; Políticas públicas e direito; Arte e cultura, de modo a ampliar as capacidades e habilidades na vida adulta e dos idosos da comunidade da cidade Estrutural. Visa assim à adoção de comportamento que estimule a intergeracionalidade, cidadania, o empoderamento e o desenvolvimento humano e social da população local.

    Início: 01/02/2022
    Término: 31/12/2022

    Responsável: 

    Prof.ª Eliana Fortes Gris
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  • Uso Racional de Medicamentos no Transplante de órgãos e tecidos: ferramentas e experiências para a sua promoção Open or Close

    Os medicamentos representam uma tecnologia fundamental para o sucesso de transplantes de órgãos sejam eles sólidos ou não. O uso racional desta tecnologia busca não somente a adesão à medicação imunossupressora, mas também o seu uso quando indicado e de forma segura. Neste sentido, criar um grupo para a troca de experiências e de ferramentas para promover o uso racional de medicamentos é importante para o desenvolvimento da área de transplante no Brasil. O grupo foi criado inicialmente a partir de um projeto do programa de pós-graduação em ciências e tecnologias da saúde e começou envolvendo apenas pessoas da Universidade interessados no tema, contudo, com o amadurecimento do grupo, pessoas de outras instituições de Brasília e também de outras unidades federativas foram envolvidas. Neste sentido, o objetivo desta proposta é oficializar as atividades deste grupo como uma atividade de extensão da Universidade de Brasília. As atividades de extensão ocorrerão por meio de uma programação mensal que será divulgada ao grupo e posteriormente no canal de YouTube do grupo de pesquisa Amur. Também será construído anualmente um boletim com o resumo das atividades desenvolvidas no ano.

    Início: 01/03/2022
    Término: 31/12/2022

    Responsável: 

    Prof.ª Dayani Galato
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Fisioterapia

  • Avaliação e Tratamento de Pessoas com Incapacidade Neuromotora Open or Close

    Estudantes do curso de graduação em fisioterapia da Faculdade de Ceilândia UnB estarão envolvidos na avaliação e intervenção em fisioterapia neurofuncional cada qual em seu cenário de prática, condições de saúde, ciclo de vida; e tecnologia. De forma obrigatória deverão criar banco de dados e apresentar relatórios de avaliaçao e de resultado de intervenções, bem como apontar indicadores epidemiológicos da população envolvida. De forma espontânea os estudantes poderão desenvolver projetos de iniciação científica que integrem as linhas de pesquisa do docente. Prestação de serviço na área específica do conhecimento da Fisioterapia, avaliação - intervenção - educação e prevenção - englobando conhecimentos da Neurofisiologia, das Neurociências e da Reabilitação, Exercícios Terapêuticos e Terapia Manual.

    Início: 28/02/2022
    Término: 30/12/2022

    Profa. responsável: Ana Clara Bonini Rocha
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  • Fisioterapia aquática baseada em evidências: Da prática à teoria Open or Close

    O atendimento dos pacientes realizado pelo fisioterapeuta deve-se basear não só em sua experiência clínica, mas também no conhecimento teórico atualizado que está disponível nos artigos científicos publicados nas diversas revistas especializadas. Para isso é importante que além da interpretação da informação disponível nos artigos, se avalie a aplicabilidade clínica destas informações e a consequente modificação da conduta clínica.

    Início: 02/05/2022
    Término: 31/12/2022

    Prof. responsável: Josevan Cerqueira Leal
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  • GEFIN: Grupo de estudos em Fisioterapia nas Neurodisfunções - Entendendo as disfunções motoras em pessoas com doenças neurológicas Open or Close

    Tendo em vista as limitações funcionais de indivíduos com lesões neurológicas, faz-se necessária a identificação de estratégias para facilitar o raciocínio clínico de alunos e profissionais de saúde que possam favorecer a elaboração de treinamentos específicos. A partir do referencial teórico relacionado à CIF, é possível entender a complexidade das deficiências de indivíduos com estas lesões, favorecendo a seleção de métodos de intervenção específicos para recuperação funcional destes.

    Início: 01/03/2022
    Término: 20/12/2022

    Prof.ª responsável: Clarissa Cardoso dos Santos Couto Paz
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  • inDPEMdentes! Open or Close

    Projeto propõe ações para integração entre ensino, pesquisa, serviços e comunidade explorando os limites ao acesso e as possibilidades de ações de reabilitação no Distrito Federal (DF). O objetivo principal é a implementação de ações intervencionistas, preventivas e educativas para pessoas com a Doença de Parkinson e Esclerose Múltipla, além de seus cuidadores, por equipe de fisioterapia. Pretende-se então, estabelecer ambiente para o desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão.

    Vídeos do projeto:

    https://youtu.be/DRIO-ysEnyE
    https://www.youtube.com/watch?v=QbrTS559WM8

    https://www.youtube.com/watch?v=tpLjqHAgqUs
    https://www.youtube.com/watch?v=NAMFSzLF5cE


    Início: 03/01/2022
    Término: 30/12/2022

    Prof. responsável: Felipe Augusto dos Santos Mendes
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  • Liga Acadêmica de Ciências do Movimento - LACiMov Open or Close

    Sob a denominação de Liga Acadêmica de Ciências do Movimento, designada LACIMOV, instituída como uma associação universitária autônoma e sem fins lucrativos, vinculada à Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília (UnB), com sede no Endereço: Campus UnB Ceilândia, Faculdade de Ceilândia QNN 14 Área Especial, Ceilândia Sul CEP 72220-140 - Brasília, DF - Brasil, com tempo e duração ilimitada, a liga é regida pelo seu Estatuto Normativo e Regulador. De forma espontânea todos os estudantes de fisioterapia podem acompanhar as atividades da extensão da LACIMOV, como prática de observação, agregando valor ao ensino, desenvolver projetos de iniciação científica que integrem as linhas de pesquisa do docente. Seu planejamento visa continuar sendo remoto, em reuniões virtuais com a equipe de extensionistas para a criação de estratégias de movimentação das redes sociais @lacimov (Instagram, Facebook, YouTube), amparando outros projetos de extensão que vinculados também ajudam na produção de conteúdo para calibrar as redes, bem como continuar organizarando eventos comunitários, científicos e, seguindo o plano de contingência COVID-19 UnB para 2020/II: virtuais. Sua contribuição teórica vai desde conhecimentos das ciências básicas, das ciências do movimento humano e animal, das ciências do esporte, das neurociências, psicologia, da saúde e da educação, até prática baseada em evidências e publicação científica e de extensão. Ao agregar estudantes de todos os períodos do fluxo, permite que uma forte estrutura se forme para o ensino cidadão e a quase garantia de egressos bem sucedidos no mercado de trabalho. Atividades que já foram planejadas acompanham o plano de contingência COVID-19 UnB 2020/II: obrigatoriamente virtuais em 2020/II organizadas pela equipe de extensionistas. Todos podem desenvolver projetos de iniciação científica, desde que integrem as linhas de pesquisa do docente. Espontâneamente estudantes podem acompanhar atividades (prática de observação disciplinas, colaboração eventos).

    Início: 28/02/2022
    Término: 30/12/2022

    Profa responsável: Ana Clara Bonini Rocha
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  • Liga Acadêmica de Reabilitação Neurofuncional: NeuroLAR Open or Close

    Os alunos da cursos de saúde da Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília demandam a imersão nos conhecimentos a respeito das neurociências. Com este fundamento, a Liga de Reabilitação Neurofuncional (NeuroLAR) pretende implementar atividades com a finalidade de discutir e aplicar conhecimentos sobre processos neurais. Para isso, serão instituídos conteúdos programático norteadores de discussões, eventos, pesquisas e intervenções em saúde e nos processos de educação. Outrossim, disseminaremos esse conhecimento adquirido de forma acessível e sistematizada para diversos segmentos da sociedade.

    Início: 28/01/2022
    Término: 30/12/2022

    Prof.ª responsável: Clarissa Cardoso dos Santos Couto Paz
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  • Liga Acadêmica em Biomecânica e Esportes-BIOMES Open or Close

    A Liga Acadêmica em Biomecânica e Esportes tem por objetivo fomentar o ensino-aprendizagem de discentes da Universidade de Brasília sobre biomecânica e esporte. A biomecânica, para profissionais da saúde, é um conhecimento imprescindível para a formação e boa prática profissional, no entanto diversos alunos relatam dificuldades em aprender seus conceitos. A liga acadêmica é uma forma de propiciar esse conhecimento de forma extracurricular, auxiliando na consolidação do conhecimento a partir da busca ativa dos estudantes. O esporte em conjunto aos princípios da biomecânica resulta em uma aprendizagem efetiva e com uma visualização prática mais aprofundada. Ademais, estudar o esporte e seus impactos na saúde acrescenta ao profissional da saúde nos mais diversos âmbitos, desde a prevenção até a reabilitação, ampliando o escopo de atuação e promover o acesso a esse conhecimento dentro de uma liga estudante viabiliza a formação de profissionais mais preparados para atuar nesse campo. Desta forma, a BIOMES tem por objetivo desenvolver projetos em associação com a Universidade de Brasília e a comunidade a fim de fortalecer os princípios da biomecânica e a atuação do esporte na promoção da saúde.

    Início: 28/01/2022
    Término: 30/12/2022

    Prof. responsável: Aline Araújo do Carmo
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  • Liga de Fisioterapia Cardiovascular - Lificar Open or Close

    A liga acadêmica de Fisioterapia Cardiovascular – UnB trata-se de um grupo de estudantes que através da pesquisa e da extensão, pretende desenvolver atividades com a comunidade acadêmica e com moradores da Ceilândia, em pesquisas epidemiológicas na população de intervenção, afim de prevenção e promoção de saúde. De forma que através das evidências científicas e das observações culturais e sociais da população, podendo apresentar soluções e realização de parcerias com os sistemas de saúde local.

    Início: 31/01/2022
    Término: 31/12/2022

    Prof.ª responsável: Vera Regina Fernandes da Silva Marães
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  • VIVETEC - Viver sem Limites em Corpos que Interagem com Tecnologias Open or Close
    O VIVETEC - Viver sem limites em corpos que interagem com tecnologias - parte da premissa que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida podem ampliar suas habilidades e competências a partir da incorporação da tecnologia em suas vidas, notadamente tecnologias de assistência de longa permanência como as que compõem o que conhecemos por Tecnologia Assistiva. Assimila em suas ações o conceito de que a Tecnologia Assistiva adequada é aquela que compõe uma unidade com o corpo da pessoa para a realização de uma tarefa específica. Populariza os produtos assistivos, bem como outros produtos tecnológicos, por meio de ações educativas, assistenciais e recreacionais voltadas ao esporte e promoção da saúde, inovando os conceitos tecnológicos para diagnóstico, intervenção e promoção do bem-estar. Vinculou-se à Plataforma de Serviços Tecnológicos BEM-TE-VI - Inovação para o BEM-estar por meio de TEcnologias que permitem pessoas com deficiência VIver sem limites - que foi criada para ampliar a ação do NTAAI - Núcleo de Tecnologia Assistiva, Acessibilidade e Inovação - que ainda estava muito focada no desenvolvimento de dispositivos para assistência de longa permanência, passando agora a também desenvolver tecnologias diagnósticas, intervencionistas (terapêuticas e profiláticas), bem como tecnologias de informação e comunicação (local/remota, síncrona/assíncrona e física/virtual), contando com uma coordenação e uma vice-coordenação que articularão as ações de ensino, pesquisa e desenvolvimento, extensão e inovação não só na Universidade de Brasília, como em todas as instituições parceiras e com os setores produtivos (indústria e comércio), com a finalidade de integrar as ações do NTAAI ao ecossistema de inovação do PCTec da UnB, oportunizando se empreender a partir da concepção de ideias materializadas em produtos inovadores desde os níveis iniciais de maturidade tecnológica (Technology Readiness Level – TRL) até a sua entrega aos setores produtivos.
     
    Início: 01/02/2022
    Término: 20/12/2022
     
    Professor responsável: Emerson Fachin Martins
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Fonoaudiologia

  • Ação fonoaudiológica em prol da cidadania Open or Close

    A fonoaudiologia, juntamente a equipe multidisciplinar atua com objetivo de orientar, avaliar e reabilitar os pacientes com sequelas no antes, durante e após o tratamento do câncer de cabeça e pescoço. A produção de campanhas de conscientização, auxilia na qualidade de vida do paciente durante o processo desde o diagnóstico até a reabilitação, disponibilizando maiores informações acerca do seu tratamento sobre temas que são motivos recorrentes de dúvidas.

    Início: 01/03/2022
    Término: 31/12/2022

    Professora Responsável: Cristina Lemos Barbosa Furia
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  • Audiologia na Escola - Educação Continuada e Saúde Auditiva Open or Close

    Trata-se de um programa de educação em saúde auditiva, desenvolvido em escolas junto aos professores e aos alunos. Os professores receberão formação básica em audiologia, no que se refere à função do sistema auditivo, seu desenvolvimento e as habilidades auditivas importantes para o processo de aprendizagem. Serão propostas oficinas e ações educativas sobre o som e seus efeitos estimuladores ou degenerativos no sistema auditivo, sendo alunos e professores os multiplicadores das informações.

    Início: 07/02/2022
    Término: 31/12/2023

    Responsável:

    Prof.ª Isabella Monteiro de Castro Silva
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  • Banco de dados da área de Voz Open or Close

    A presente extensão propõe a realização de um banco de dados dos pacientes atendidos no HUB nos estágios curriculares e em pesquisas da área de Voz do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ceilândia. Haverá atividades presenciais e remotas (síncronas e assíncronas). Os extensionistas elaborarão uma planilha e uma base de pastas de extração de dados; realizarão a busca dos pacientes, a tabulação e a atualização dos dados dos pacientes, de acordo com o ingresso e a saída do serviço. As atividades serão presenciais e remotas, sendo tomados os cuidados éticos e sanitários previstos pela UnB.

    Início: 01/03/2022
    Término: 31/12/2022

    Professora Responsável: Vanessa Veis Ribeiro
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  • Cuidados com a comunicação, audição e alimentação de idosos Open or Close

    Manter ou inserir o idoso em suas atividades sociais e em seu convívio familiar é uma das principais tarefas dos fonoaudiólogos, que contribuem sobremaneira para a qualidade de vida desse público, orientando quanto ao impacto do envelhecimento em funções como a comunicação, que envolve a audição e a fala, e alimentação, principalmente no que tange à deglutição. Este projeto dá continuidade ao já iniciado em 2015, que visa ações de promoção da saúde fonoaudiológica dos idosos do DF.

    Início: 01/03/2022
    Término: 31/12/2022

    Professora Responsável: Juliana Onofre de Lira
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  • Elaboração de um produto no formato de material educativo para execução de revisões sistemáticas Open or Close

    No período da pandemia, pela indisponibilidade de coleta presencial, muitas pesquisas foram modificadas para revisões sistemáticas (RS). Porém, ainda há uma grande dificuldade na execução metodológica dessas pesquisas. Dessa forma, a presente extensão desenvolverá um material educativo escrito e audiovisual para auxiliar no desenvolvimento de RS. A extensão será realizada de forma online, por meio de encontros síncronos. Os alunos realizarão levantamento e síntese de manuais de RS; elaborarão um roteiro sobre principais fases metodológico e procedimentos; elaborarão um produto em formato de material educativo escrito e em formato de vídeo sobre metodologia de realização de revisões sistemáticas; e divulgarão.

    Início: 01/03/2022
    Término: 31/12/2022

    Professora Responsável: Vanessa Veis Ribeiro
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  • Fonoaudiologia Educacional Open or Close

    Este projeto trata da atuação da Fonoaudiologia Educacional em escolas públicas do Distrito Federal. De acordo com o Conselho Federal de Fonoaudiologia (2005), cabe ao fonoaudiólogo, desenvolver ações que contribuam para a promoção, aprimoramento, e prevenção de alterações dos aspectos relacionados à audição, linguagem (oral e escrita), motricidade oral e voz e que favoreçam e otimizem o processo de ensino e aprendizagem. Tais ações devem ser desenvolvidas em parceria com a equipe pedagógica da escola, por meio de: consultoria; capacitação e assessoria; planejamento, desenvolvimento e execução de programas fonoaudiológicos; orientações quanto ao uso da linguagem, motricidade oral, audição e voz; observações e triagens fonoaudiológicas; ações no ambiente que favoreçam as condições adequadas para o processo de ensino e aprendizagem; e contribuições na realização do planejamento e das práticas pedagógicas da instituição. Em 2022, pretendemos dar continuidade à implementação do Modelo de Resposta à Intervenção na Escola Classe 31 de Ceilândia. Além disso, faremos ações de consultoria e assessoria a outras escolas do DF que buscarem o projeto.

    Início: 14/02/2022
    Término: 31/12/2022

    Professora Responsável: Vanessa de Oliveira Martins Reis
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  • Fonoaudiologia na Promoção da Saúde - Respiração Oral Open or Close

    Este projeto apresenta o profissional fonoaudiólogo e o seu papel de promover e prevenir a saúde, dando ênfase à importância da sua atuação junto conscientização da respiração oral e suas consequências. Terá como método a utilização de folders, oficinas e palestras referente ao tema Respiração Oral.

    Início: 01/03/2022
    Término: 31/12/2022

    Professora Responsável: Vanessa de Oliveira Martins Reis
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  • Fonoaudiologia: campanhas de conscientização do câncer de cabeça e pescoço Open or Close

    Em conjunto com a equipe multidisciplinar a fonoaudiologia atua com o objetivo de orientar, realizar avaliação e reabilitação dos pacientes com sequelas do trato aéreo digestório antes, durante e após o tratamento oncológico. A produção de campanhas de conscientização ao câncer de cabeça e pescoço possui papel fundamental na prevenção da doença, uma vez que quanto maior o público atingido, mais acontecerá o diagnóstico precoce e com isso, uma possível redução de avanço da doença, com melhores prognósticos.

    Início: 01/03/2022
    Término: 31/12/2022

    Professora Responsável: Cristina Lemos Barbosa Furia
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  • FortaleçaMente: Estratégias de linguagem para prevenção cognitiva no envelhecimento saudável Open or Close

    Diante do crescente número da população idosa e das consequências cognitivo-funcionais que acompanham essa faixa etária, tornam-se necessárias medidas que favoreçam a manutenção linguístico-cognitiva dessa população, com atividades que proporcionem um envelhecimento ativo. Este projeto de extensão pretende dar continuidade às ações de orientações e desenvolvimento de estratégias linguístico-cognitivas destinadas a adultos e idosos. O projeto é réplica e ocorre desde 2017. Em 2020 as atividades foram adaptadas ao contexto de pandemia da Covid19 (passaram de presenciais para remotas). Diante do maior alcance do público alvo, as atividades permanecerão remotas mesmo com o retorno dos encontros presenciais com os idosos das instituições do DF.

    Início: 20/03/2022
    Término: 31/11/2022

    Professora Responsável: Maysa Luchesi Cera
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  • LIBRAS – Ampliando o Convívio Social Open or Close

    A limitação da comunicação entre surdos e ouvintes ocasiona restrições de convívio social a ambos. Dessa forma, o objetivo geral do projeto é proporcionar aos estudantes do Campus de Ceilândia - UnB a oportunidade de aprender sobre a temática e sinais necessários para uma comunicação básica na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Com isso, propõe-se a realização de oficinas, rodas de conversas e grupos de estudo por meio de encontros semanais, com duração de 2 horas.

    Início: 07/02/2022
    Término: 31/12/2022

    Professora Responsável: Isabella Monteiro de Castro Silva
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  • Liga Acadêmica de Equilíbrio e Audição - LAEA Open or Close

    A liga acadêmica de equilíbrio e audição, tem foco em convocar graduandos e profissionais da fonoaudiologia, inserindo-os em pesquisa, extensão, ensino e atividades práticas. Também tem como finalidade o compartilhamento de saberes acerca do equilíbrio e audição.

    Início: 07/02/2022
    Término: 31/12/2022

    Professora Responsável: Isabella Monteiro de Castro Silva
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  • Liga de FONONCOLOGIA UnB: ensino, extensão e pesquisa Open or Close

    Em conjunto com a equipe multidisciplinar a fonoaudiologia atua com o objetivo de orientar, avaliar e reabilitar os pacientes com sequelas do trato aéreo digestório antes, durante e após o tratamento oncológico no Acolhimento da Unidade de Alta complexidade do câncer (UNACON HUB).Organiza campanhas, simpósios de promoção, prevenção e reabilitação, participa de ações políticas e consulta pública para novos dispositivos e/ou recomendação de atuação no câncer de cabeça e pescoço.

    Início: 01/03/2022
    Término: 31/12/2022

    Professora Responsável: Cristina Lemos Barbosa Furia
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  • Projeto de estimulação auditiva precoce em escolares e pré-escolares do Distrito Federal Open or Close

    Trata-se de um programa de estimulação auditiva em crianças desenvolvido em escolas e creches do DistritoFederal. Os professores receberão formação básica em audiologia através de oficinas, no que se refere à audição, processamentoauditivo e a sua relação com linguagem oral e escrita. Será traçado um programa de estimulação do processamento auditivo com sessões voltadas para esse fim, envolvendo a família, os professores, as crianças e os graduandos em fonoaudiologia.

    Início: 07/02/2022
    Término: 31/12/2022

    Professora Responsável: Isabella Monteiro de Castro Silva
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  • Projeto de triagem auditiva escolar e ocupacional Open or Close

    Trata-se de um projeto de triagem auditiva desenvolvido em escolas, instituições de ensino e centro de reciclagem do Distrito Federal. Escolares, pré-escolares, catadores e crianças no Transtorno do Espectro Autista (TEA) serão submetidos à triagem auditiva e do processamento auditivo. Assim, será possível identificar os problemas auditivos entre escolares com ou sem TEA e trabalhadores expostos a ruído. As ações permitirão traçar um programa de estimulação do processamento auditivo, envolvendo a família, os professores, as crianças e os graduandos em fonoaudiologia, bem como ações educativas acerca do sistema auditivo, instituindo programa de conservação auditiva ocupacional.

    Início: 07/02/2022
    Término: 31/12/2023

    Professora Responsável: Isabella Monteiro de Castro Silva
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  • Promoção de acessibilidade e inclusão em Libras na comunidade Surda do Recanto das Emas Open or Close

    Devido o impacto da falta de comunicação entre a comunidade ouvinte e a comunidade surda, e quanto essa barreira implica falta de acesso a consumo de produtos e serviços públicos e privados, principalmente na rede de saúde. O projeto propõe, portanto, atividades para incentivar a comunidade ouvinte do Recanto das Emas a ter meios mais inclusivos e acessíveis, adaptados em língua de sinais, mais especificamente em LIBRAS, nos atendimentos e espaços públicos de saúde para recepcionar e se comunicar com essas pessoas Surdas que utilizam a LIBRAS exclusivamente.

    Início: 07/02/2022
    Término: 31/12/2022

    Professora Responsável: Isabella Monteiro de Castro Silva
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  • Psicossocialização: Aproximação da Psicologia e Neurociência Cognitiva no estudo do Desenvolvimento Humano com a Comunidade Open or Close

    Existe na nossa população escassez de ações que visam informar a comunidade sobre assuntos relevantes no dia-dia relacionados com o desenvolvimento humano, o cuidado da vida e a promoção do bem-estar psicossocial em diferentes faixas etárias, tornando-se necessário um espaço de divulgação cientifica, um ambiente onde possa ocorrer a interação entre os acadêmicos e a comunidade em geral mediante ações de difusão que favoreçam a conscientização da população, através da elaboração de materiais informativos e didáticos, de fácil compreensão que proporcionem maior sensibilização com a temática. Nessa perspectiva, este projeto de extensão tem como finalidade elaborar e divulgar materiais informativos, abordando temáticas relacionadas com o desenvolvimento integral humano, o cuidado da vida e a promoção do bem-estar psicossocial.

    Início: 03/01/2022
    Término: 31/12/2022

    Professora Responsável: Corina Elizabeth Satler
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Saúde Coletiva

  • Atualização dos profissionais de saúde e escuta da população adscrita às Unidades Básicas de Saúde, com base nos dados da situação de saúde durante as ondas da pandemia (2020-2022), Ceilândia-DF Open or Close

    No cenário sombrio de 23.211.894 casos e 621.517 óbitos pela Covid-19, ocorridos, atualmente no país, devido a pandemia da Covid-19, a primeira necessidade foi o enfrentamento da pandemia, que trouxe à tona, a expansão da pobreza, da desigualdade e da insegurança laboral. Os problemas de saúde existentes, como também a saúde mental e síndrome pós-covid19, continuam como demanda para as equipes. A reorganização dos serviços de saúde para o atendimento da demanda por Covid-19 trouxe um represamento do controle das doenças existentes. Assim, este projeto tem como objetivos: -Atualizar os profissionais de saúde sobre a situação de saúde da população adscrita à Unidade Básica de Saúde -Realizar a escuta da população com relação as dúvidas e informações sobre pós-covid 19 - Caracterizar a situação de saúde da população. Como procedimentos metodológicos para a atualização dos profissionais com relação aos resultados relativos a situação de saúde serão realizadas oficinas-cursos. Em relação a escuta da população sobre as dúvidas e informações sobre pós covid 19, serão realizadas rodas de conversa e para a caracterização da situação de saúde da população adscrita à UBS-Ceilândia DF, será realizado um levantamento de dados, com relação à variáveis de pessoa, lugar e tempo, com a utilização da plataforma E-Sus. Como principais resultados espera-se a reorganização dos serviços na lógica das demandas e necessidades de saúde atuais e a elaboração de materiais educativos que possam contribuir para esclarecimentos de dúvidas e informações sobre pós-covid 19.

    Início: 01/03/2022
    Término: 31/12/2022

    Responsável:

    Profª Patrícia Escalda
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  • Coletivo PROSEAR - Experimentações cênicas para educação e promoção da saúde em Ceilândia, DF Open or Close

    Trata-se de um grupo de estudos e práticas teatrais, tendo em vista a educação e promoção da saúde, atuando em diversos espaços da Ceilândia, DF. O grupo vai estudar, experimentar, exercitar e desenvolver habilidades artísticas por meio de linguagens cênicas, bem como atuar em diversos espaços da Ceilândia, interagindo (preferencialmente) com as populações mais vulneráveis, a fim de construir produtos a partir de suas próprias demandas, realizando oficinas, rodas de conversa e reuniões, criando experimentações que, junto destes grupos, serão apresentadas para as suas comunidades, em peças, debates, performances e outras poéticas teatrais. Temos por objetivo provocar reflexões acerca de temáticas sensíveis aos interlocutores, no sentido de orientar e estimular mudanças nos comportamentos e nos modos de vida para a promoção da saúde. Ao discutir assuntos relativos ao processo saúde-doença-cuidado, sob a ótica dos determinantes sociais da saúde (BUSS, 2007; BUSS; PELLEGRINI FILHO, 2007), atravessaremos assuntos como: direitos, cidadania, acesso, violência, racismo, gênero, sexualidade, relações interpessoais e suas relações na geração do sofrimento. O foco do projeto na participação e engajamento dos (e com) nossos interlocutores, pretende contribuir para a promoção da saúde, na perspectiva trazida por Mendes, Fernandez e Sarcado (2016) – quando defendem fortalecimento da participação, autonomia, reflexividade, dentre outros pontos positivos dos grupos vulneráveis. A utilização do teatro na produção poética proporciona não apenas consciência individual, sendo corporal e psíquica, mas também uma consciência coletiva e suas possíveis ou concretas consequências. A Poética do Teatro do Oprimido, abordagem escolhida para este projeto, propõe a utilização da própria ação, quando o espectador protagoniza e transforma a ação dramática, analisando-a e pensando em possíveis soluções. Essas ações teatrais são trabalhadas na fala e no corpo, através do estímulo à expressividade (BOAL, 1987). Assim, a vivência do teatro será usada como forma de enfrentamento às condições que provocam adoecimentos, tornando os sujeitos protagonistas desse processo.

    Início: 01/03/2022
    Término: 31/12/2022

    Prof.ª responsável: Patrícia Rezende
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  • Educação em saúde com a população da Cidade Estrutural para prevenção das arboviroses Open or Close

    Este projeto reúne uma equipe multidisciplinar de diferentes instituições que têm trabalhado em conjunto em estudos com o Zika vírus (ZIKV), Chikungunya (CHIKV) e dengue (DENV) e sua correlação com fatores socioeconômicos nos últimos anos em resposta à demanda da sociedade brasileira sobre o complexo mosquito Aedes aegypti e vírus associados. A proposta foi dividida em três subprojetos com o objetivo geral é analisar a densidade populacional do mosquito Ae. aegypti nas áreas com e sem intervenção, a fim de reduzir a taxa de incidência de arbovírus em uma área vulnerável da cidade Estrutural, Brasília, Brasil. Este estudo será desenvolvido na Cidade Estrutural, a cidade mais pobre de Brasília que abrigou o maior lixão a céu aberto da América Latina e o segundo maior do mundo em quase 60 anos. Metodologia: Esta cidade será dividida em duas áreas para comparação: Área A - sem cobertura de saneamento; Área B - com cobertura sanitária. Um total de 400 casas (200 de cada área) serão selecionadas para participar do estudo. Subprojeto 1- “Levantamento ambiental e entomológico” analisará a densidade populacional de Ae. aegypti e a qualidade da água dessas residências e associar aos casos de arbovírus registrados nessas duas áreas. Para isso, a densidade populacional de Ae. aegypti será estimada em ambas as áreas com e sem intervenção e os resultados serão comparados com a linha de base. A densidade de formas imaturas de Ae. aegypti será mensurada com auxílio de ovitrampas e os adultos aspirados com aspirador de sucção, na área de controle e intervenção. Outra proposta é desenvolver, aprimorar e validar um aplicativo para identificação de espécies de mosquitos de interesse para a saúde pública.

    Início: 07/03/2022
    Término: 31/12/2022

    Responsável:

    Profª Vanessa R. Cruvinel
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  • Em cena: saúde e sociedade Open or Close

    Trata-se de um projeto de extensão, em vigor desde 2018 (conforme documento anexo), caracterizado por cine-debates, voltados para as comunidades acadêmica e não-acadêmica. O foco central da atividade é fomentar diálogos e reflexões críticas em torno de temáticas relacionadas à saúde, sob uma perspectiva sócio-antropológica, com a utilização do recurso cinematográfico. A partir da exibição de filmes, buscar-se-á desenvolver, com o público, reflexões críticas sobre questões do processo saúde-doença-cuidado.

    Início: 01/04/2021
    Término: 31/12/2022

    Responsável:

    Prof.ª Érica Quinaglia Silva
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  • Fale comigo: UniSER em Ação Open or Close

    A educação para idosos é uma das ferramentas para inclusão social e consequentemente combate a uma das mazelas desta fase: a solidão. O projeto Fale Comigo tem por objetivo propiciar um ambiente de escuta e integração geracional entre jovens estudantes e idosos, especialmente os egressos da UniSER. Isto se dará por encontros telefônicos quinzenais com duração de 30 minutos, que serão degravados e resultarão em um livro. Os encontros permitirão a escutatória e a aproximação das gerações, além de auxiliar no acompanhamento dos adultos e idosos que fizeram parte do Programa UniSER.

    Início: 01/02/2022
    Término: 31/12/2022

    Responsável:

    Prof. Jose Antonio Iturri de La Mata
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  • Liga Acadêmica de Bioética e Direitos Humanos Open or Close

    Trata-se de Projeto de institucionalização da Liga Acadêmica de Bioética e Direitos Humanos (LiABDH) da Universidade de Brasília (UnB) elaborado como Programa e Projeto de Extensão (PEACs). O Projeto pauta seu referencial teórico-científico a partir do tripé da universidade pública no Brasil, (ensino, pesquisa e extensão), da metodologia e definição de Ligas Acadêmicas, e da reflexão crítica sobre bioética, direitos humanos e sua interface com a saúde.

    Início: 15/02/2021
    Término: 31/12/2021

    Prof.ª responsável: Marianna Assunção Figueiredo Holanda
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  • Projeto Ação: O contributo da UniSER em tempos de Pandemia 2021 Open or Close

    A pandemia do COVID-19 vêm causando muitas mortes, sobretudo de idosos. Visando evitar a saturação dos sistemas de saúde, tem-se adotado o isolamento social, que pode impactar negativamente a saúde mental.Objetivos: desenvolver atividades educativas, com tecnologias digitais, que estimulem hábitos saudáveis e possibilitem enfrentamento dos desafios impostos pela pandemia, além de dar continuidade ao Curso de Educador Social e Político em Gerontologia. Metodologia: Serão realizadas Lives e posts educativos nas mídias digitais. Será elaborada cartilha digital, taduzida em libras.

    Início: 20/01/2021
    Término: 31/12/2022

    Prof.ª responsável: Mariana Sodário Cruz
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  • Tecnologia educacional e social como dinamizadoras na formação em saúde Open or Close

    Objetivo: Implementar uma práxis pedagógica conjugando as tecnologias educacional, social e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação à formação profissional em saúde em cenários de práticas diversificados nos territórios de saúde. Metodologia: pesquisa ação no desenvolvimento de ações em parceria com grupos existentes em escolas e instituições de acolhimento de crianças e idosos, bem como nas parcerias com Unidades Básicas de Saúde na Atenção Primária à Saúde em Ceilândia. Assim fazendo, espera-se operar o desvelamento dos processos multifacetados de aprendizagem e a percepção da complexidade humana envolvida nos serviços de APS. Espera-se ainda que o conhecimento produzido na articulação entre o mundo real e a teoria, entre sujeito e objeto se alargue para a sociedade; possibilite apropriação da teoria a partir da sua aplicação prática no trabalho de campo vivenciado no mundo real; e contribua para seu crescimento em diferentes dimensões como pessoas proativas, responsáveis e solidárias. O PEAC “Participação comunitária como meio de promover saúde” iniciado em 2010 e aprovado pela Câmara de Extensão do Decanato de Extensão (DEX) da UnB teve sucessivas reedições e sua vigência se encerrou em 18 de junho 2018. A partir de 2/7/2018 foi submetida e aprovada a versão atual do projeto com adequação da teoria, dos objetivos e a inclusão da disciplina Atenção Primária em Saúde com o título “Tecnologia educacional e social como dinamizadoras da formação profissional em saúde”. Conforme orientação recebida a vigência deste PEAC vai de 01/03/2021 a 31/12/2021 com vinculação ao Edital no 01/2021 do Programa Institucional de Bolsas de Extensão - PIBEX.

    Início: 01/03/2021
    Término: 31/12/2022

    Responsável:

    Prof.ª Olga Maria Ramalho de Albuquerque
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    Currículo Lattes

  • Violência de gênero e raça: tecendo redes e construindo caminhos para a equidade e os cuidados integrais em saúde na região do Paranoá, Itapoã e Entorno Open or Close

    Este projeto pretende mapear as práticas comunitárias de cuidados integrativos com a saúde da população do Paranoá e Itapoã, bem como os espaços de práticas culturais e espirituais que atendem a população nas suas demandas e necessidades de amparo social e saúde, considerando-se a saúde como um completo estado de bem estar físico, mental e social. A partir desse mapeamento, propõe-se construir uma rede para impulsionar o debate comunitário sobre violências de raça e gênero, e também para que sejam identificadas as ofertas de cuidados integrais em saúde na região. A partir disso, este projeto pretende buscar o fortalecimento dessas ações para o enfretamento dessas violências e para o acolhimento de mulheres, pessoas negras e LGBTs em suas necessidades, buscando assim caminhos para a construção da equidade e do direito integral à dignidade e a saúde dessas pessoas.

    Início: 01/03/2022
    Término: 05/12/2022

    Responsável:

    Profª Silvia Badim Marques
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Terapia Ocupacional

  • A saúde funcional no campo da saúde mental Open or Close

    O projeto de extensão tem como objetivo desenvolver ações para compreender os modos de expressão do cotidiano de pessoas em sofrimento psíquico grave e a subjetividade envolvida na sua existência no mundo, através de estudos sobre o cotidiano na perspectiva de teóricos da psicopatologia fenomenológica; conhecer as percepções sobre o cotidiano e mundo da vida dos sujeitos; formações sobre a relação do cotidiano e as abordagens em saúde mental; intervenções que favoreçam a expressão do cotidiano; reflexão sobre a expressão dos modos cotidianos para a saúde funcional e mental e o uso da Classificação Internacional de Funcionalidade na saúde mental.

    Início: 08/03/2022
    Término: 31/12/2022

    Profa. responsável: Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira Silva
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  • CaminhaTO - FCE/UnB – Caminhos e perspectivas para terapeutas ocupacionais Open or Close

    O avanço da Terapia Ocupacional tem possibilitado o surgimento de diversas oportunidades de trabalho e de formação profissional nas diferentes áreas de atuação tanto no âmbito nacional como no internacional. A proposta do presente projeto tem o objetivo de conhecer o campo de atuação da Terapia Ocupacional no Distrito Federal e identificar possibilidades para continuidade ao processo de formação de egressos dos cursos de graduação em Terapia Ocupacional. Pretende-se contar com a participação aberta de discentes do curso de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade de Brasília, por meio de encontros periódicos para organização do levantamento das possibilidades, bem como para apresentação e discussão das informações coletadas, que também devem contar com a participação de convidados. A partir desses encontros, pretende-se produzir um material informativo com as informações coletadas. Os produtos e memórias dos encontros serão divulgados em rede social a fim de alcançar a comunidade em geral. Espera-se que o projeto possa contribuir para o incentivo à formação continuada de terapeutas ocupacionais a fim de que a formação atenda às demandas locais/ regionais conforme orientam as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Terapia Ocupacional.

    Início: 21/02/2022
    Término: 31/12/2022

    Profa. responsável: Sarah Raquel Almeida Lins
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  • Centro de Referência Regional para capacitação de profissionais que atuam junto a usuários de drogas Open or Close

    O Centro de Referência sobre Drogas e Vulnerabilidades Associadas da Faculdade Ceilândia, Universidade de Brasília (CRR/FCE/UnB) é um Programa de Extensão e Grupo de Pesquisa CNPq e iniciou em 2012 suas atividades de educação permanente com profissionais de saúde, assistência social, segurança pública, educação e sistemas de justiça que atuam com pessoas em uso problemático de crack e outras drogas, assim como desenvolve diversos projetos de pesquisa para investigar melhores tratamentos para aqueles que sofrem com a dependência química. A partir destas exitosas experiências, foi observada a necessidade da manutenção de suas atividades como centro de pesquisa e extensão no âmbito da universidade pública, especialmente em um campus situado na maior região administrativa do Distrito Federal e que apresenta situações de vulnerabilidades que expõem ainda mais as pessoas deste território às situações de uso problemático de crack e de outras drogas. O CRR/FCE/UnB já contou com o financiamento do Ministério da Justiça por meio de três termos de cooperação (sendo que um deles recebeu um aditivo para ações específicas voltadas aos trabalhadores do Sistema Socioeducativo do DF), da UnB, por meio de editais PIBEX, PIBIC e um específico sobre COVID-19 (edital DEX/DPI), FAPDF e do CNPq. O CRR/FCE/UnB realiza cursos de capacitação para profissionais de saúde, assistência social, educação, segurança pública e sistemas de justiça que atuam direta ou indiretamente no atendimento de usuários de crack e outras drogas. Em 2012/2013 foram capacitados 182 profissionais dos municípios de Águas Lindas/GO, Brazlândia/DF, Luziânia/GO e Valparaiso de Goiás/GO.

    Início: 01/03/2022
    Término: 01/12/2022

    Responsável:

    Prof.ª Andrea Donatti Gallassi
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    Currículo Lattes

  • Determinação de risco da habitação para a saúde humana em tempos de Pandemia de Covid-19 na Vila Santa Luzia Cidade Estrutural: PEAC Agente Ambiental Mirim Open or Close

    A cidade Estrutural, tem sua origem marcada historicamente pelo povoamento da área por catadores de resíduos sólidos que construíam seus barracos nas proximidades do lixão do Distrito Federal. Esta cidade ficou conhecida popularmente por alojar o maior “lixão” a céu aberto da América Latina. Este fato acarretou e tem acarretado múltiplas consequências tanto para o ambiente como para a saúde humana. Embora este aterro tenha sido desativado, recebendo agora só resíduos de resto de obra de construção, seus efeitos infelizmente ainda estão presentes. Os moradores locais ainda vivenciam o peso das precárias condições socioambientais que se tornaram mais evidentes durante a pandemia do Covid-19, principalmente na área da cidade conhecida como Vila Santa Luzia. Desta forma esta ação de extensão propõem-se a realizar um diagnóstico socioambiental e sanitário na área da Vila Santa Luzia com o propósito de determinar os risco das habitações/moradias para a saúde dos moradores locais em tempos de pandemia de Covid-19. Pretende-se, ademais levantar as reais condições das habitações utilizando conceitos como de capital humano, social e físico. Metodologicamente será utilizada a técnica de pesquisa-ação para identificar por meio dos moradores da Vila Santa Luzia, questões de moradias que precisam ser resolvidas. Pretende-se também realizar oficinas e rodas de conversa para apreender como as pessoas que vivem no local percebem o seu ambiente doméstico e o risco de contaminação por Covid-19.

    Início: 01/03/2022
    Término: 31/12/2022

    Profa. responsável: Aldira Guimarães Duarte Dominguez
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  • FOCO - Fenomenologia e Cotidiano Open or Close

    O projeto de extensão FOCO - Fenomenologia e Cotidiano desenvolverá atividades formativas e de intervenção no campo do cotidiano e mundo da vida, a partir do enfoque fenomenológico existencial, com participação de discentes e docentes; usuários, familiares e profissionais do serviço; e comunidade em geral, na Associação Amigos da Saúde Mental, articulando e integrando as ações de Extensão, Pesquisa e Ensino.

    Início: 08/02/2021
    Término: 31/12/2022

    Profa. responsável: Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira Silva
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  • Laboratório Metuia Cerrado: Grupo de estudos e práticas em Terapia Ocupacional Social Open or Close

    As discussões sobre as desigualdades e vulnerabilidades sociais, fazem parte do campo teórico-prático da terapia ocupacional social, que desde a década de 1970/1980 promove o debate acerca das dinâmicas e estruturas sociais vigentes. A proposta do Laboratório Metuia Cerrado têm por objetivo fomentar a discussão dos pressupostos teóricos da terapia ocupacional social em consonância com temáticas da atualidade, produzindo práticas com atividades e ações junto a grupos, sujeitos e coletivos, abrindo campos de intervenção do terapeuta ocupacional no campo social. Com a participação aberta a alunos de graduação da Universidade de Brasília, o projeto será sistematizado inicialmente por encontros quinzenais, com proposta de discussão de uma referências bibliográfica por encontro. Ao final de cada discussão, será organizado um produto final do encontro, no intuito de sistematizar e realizar a memória dos encontros. Em conjunto a estes, será organizada uma página eletrônica que possa reunir os produtos e memórias dos encontros, assim como elaborar conteúdos para as mídias digitais como resenhas, podcasts, entre outros. Para além desses produtos, o Laboratório Metuia Cerrado buscará inserção em cenários práticos da terapia ocupacional social. Espera-se que o Laboratório Metuia Cerrado possa apoiar a reflexão e a prática em terapia ocupacional social, fomentando ações de extensão e pesquisas relacionadas a área.

    Início: 11/02/2022
    Término: 31/12/2022

    Profa. responsável: Rafael Garcia Barreiro / Magno Nunes Farias
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  • Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade da Universidade de Brasília (LASFAC - UnB) Open or Close

    A Liga Acadêmica da Saúde de Família e Comunidade é composta por um grupo de alunos dos cursos de Fisioterapia, saúde coletiva, medicina, terapia ocupacional, psicologia, enfermagem, farmácia, nutrição e educação física que possam compor uma equipe multidisciplinar em saúde, devidamente vinculados à LASFAC com o objetivo de estudar a Atenção Primária, bem como as estratégias de Saúde da Família e Comunidade. É pautada em três pilares: Ensino, Pesquisa e Extensão. O projeto está aprovado no SIEX

    Início: 07/02/2022
    Término: 31/12/2022

    Profa. Responsável: Josenaide Engracia dos Santos
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  • O FOCO na escuta das vozes Open or Close

    O projeto de extensão O FOCO na escuta de vozes pretende mobilizar grupo terapêutico de ouvidores de vozes, como uma nova abordagem em saúde mental em maior expansão no mundo. Serão desenvolvidos grupos uma vez por semana. Durante o trabalho remoto será realizado semanalmente e posteriori a liberação para atividades presenciais serão realizado na Associação dos Amigos da Saúde Mental e na Faculdade Ceilândia, possibilitando a participação da comunidade acadêmica e geral, articulando e integrando as ações de extensão, ensino e pratica na saúde mental.

    Início: 01/03/2022
    Término: 31/12/2022

    Profa. responsável: Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira Silva
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  • O papel do Parque Nacional de Brasília na promoção da saúde em tempos de pandemia Open or Close

    O Parque Nacional de Brasilia é classificado como Unidade de Conservação de Proteção Integral Federal, que é administrado e regido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e a outras instituições como a Novacap e o Ministério da Agricultura. Diante a uma crise sanitária, se faz necessário um olhar maior para a promoção à saúde que o parque propõe. A ação aqui apresentada consiste em mapear os frequentadores do parque visando identificar e investigar a percepção dos mesmos sobre a importância do parque para a sua saúde. Buscará também identificar a percepção dos gestores sobre o papel do parque para a saúde das pessoas em tempos de pandemia. Destaca-se aqui a crise sanitária e seu impacto na saúde populacional. Neste sentido, esta ação de extensão se propõe à apreender a percepção de frequentadores e gestores do Parque Nacional de Brasília sobre seu papel na promoção da saúde da população durante a pandemia de Covid-19.

    Início: 01/04/2022
    Término: 22/12/2022

    Profa. responsável: Aldira Guimarães Duarte Dominguez
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  • Padarrú - terapia ocupacional por uma educação libertadora Open or Close

    O projeto Padarrú - terapia ocupacional por uma educação libertadora visa ampliar a compreensão de estudantes e demais interessados sobre o campo da terapia ocupacional na educação, constituindo espaços para dialogar com a comunidade sobre as contribuições profissionais dentro dessa área. Conta com a colaboração e participação de docentes e estudantes de terapia ocupacional, mas também de profissionais da área de educomunicação. O projeto ocorrerá em três etapas, nomeadas em Estudar – Comunicar - Reverberar. Assim, nosso maior objetivo é aproximar universidade e sociedade, buscando o desenvolvimento e a troca de conhecimentos sobre terapia ocupacional na educação.

    Início: 01/03/2022
    Término: 31/12/2022

    Profa. responsável: Magno Nunes Farias
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  • Pandemia de Covid-19 na Vila Santa Luzia- Estrutural: O que foi feito e ainda a por fazer para minimizar a vulnerabilidade socioambiental e sanitária das moradias locais Open or Close

    Estrutural, tendo como sua origem mediante a invasão de catadores de lixo localizados próximos ao aterro sanitário do Distrito Federal, sendo esta conhecida por muitos como a região administrativa que alojou o maior “lixão” a céu aberto da América Latina. Onde este histórico acarretou múltiplas consequências tanto para o meio ambiente tal qual para a saúde humana. Embora este aterro tenha sido desativado, o qual somente recebia resíduos específicos; seus efeitos infelizmente ainda estão presentes, os moradores locais ainda vivenciam o peso da vulnerabilidade socioambiental, salientando mais a tensão causada pela questão da pandemia do Covid-19 e seu aumento em especial nas regiões com maior vulnerabilidade social. Desta forma a ação de extensão presente pretende-se realizar uma Pesquisa-ação diagnóstica para identificar por meio dos moradores da Vila Santa Luzia, questões de moradias que precisam ser resolvidas. Pretendendo em realizar oficinas e rodas de conversa para apreender como as pessoas que vivem no local percebem o seu ambiente doméstico e os risco de contaminação por Covid-19.

    Início: 01/03/2022
    Término: 22/12/2022

    Profa. responsável: Aldira Guimarães Duarte Dominguez
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  • Perfil e formação de professores e familiares sobre a aprendizagem e suporte com alunos com transtornos mentais da infância Open or Close

    Existe uma lacuna dos cuidadores da educação (professores e familiares) que lidam com a aprendizagem das crianças nas estratégias de recursos, didáticos e pedagógicas que possa ser eficaz às necessidades da criançaEste projeto de extensão tem como objetivo Perfil e formação de professores e familiares sobre a aprendizagem e suporte com alunos com transtornos mentais da infância, fazendo parte de um projeto institucional da Associação dos Usuários da Saúde Mental, denominado CRIANDO E RECRIANDO LAÇOS PARA INTEGRALIDADE DE CUIDADO EM REDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - Formação para a Inclusão, Autonomia e Cidadania de professores e seus familiares cuidadores direto de pessoas com deficiência. A ASSIM é uma entidade não governamental, apartidária e com personalidade jurídica própria, criada em 1988, com o objetivo de assistir as pessoas em sofrimento psíquico no Distrito Federal, numa perspectiva de respeito dos direitos humanos, solidariedade e cidadania, assim como na consolidação da Política Nacional de Saúde Mental. O projeto ocorrerá em três etapas, (1) acompanhamento do levantamento dos dados do projeto, (2) organização da formação com professores e familiares, (3) Encaminhamento para rede de cuidado de alunos, familiares e professores com sofrimento psíquico e (4) Suporte e orientações sobre aprendizagens das crianças e recursos materiais. O projeto oportunizará aprendizagens sobre saúde mental infantil e sua rede familiar e escolar por meio da inclusão das atividades possibilitando reflexões critico social de abordagens inovadoras em saúde mental de acordo com a politica de saúde mental.

    Início: 26/01/2022
    Término: 31/12/2022

    Profa. responsável: Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira Silva
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  • Polo de Cuidado em Práticas Integrativas em Saúde - UnB Open or Close

    Trata-se de um projeto de extensão, denominado Polo de Cuidado UnB, voltado para estudantes de graduação e pós-graduação e servidores na universidade, além de profissionais da saúde, educação, assistência social, segurança pública e liderança comunitária. A premissa desse projeto é implementar políticas e diretrizes que favoreçam a formação da comunidade acadêmica e de profissionais na perspectiva da valorização do autoconhecimento, dos saberes acadêmicos e tradicionais como recurso de amadurecimento pessoal e social.

    Início: 06/06/2022
    Término: 31/12/2022

    Profa. responsável: Daniela da Silva Rodrigues
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  • Preparação da II Semana de arte da UnB Ceilândia Open or Close

    Trata-se de uma semana completa de atividades, com a participação de artistas da periferia do Distrito Federal. Pretendemos engajar artistas negros, LGBTQIA+, pessoas da área de inclusão, dentre outos sujeitos subalternizados para a realização da semana, deslocando a periferia ao centro. Contaremos com atividades lúdicas, rodas de conversa, performances, músicas, apresentações, enfatizando a arte da periferia como emancipatória e estratégica para a promoção da saúde.

    Início: 01/03/2022
    Término: 31/12/2022

    Profa. responsável: Grasielle Silveira Tavares Paulin
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  • Produção e translação do conhecimento na validação de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde sexual e saúde reprodutiva de adolescentes e jovens no Distrito Federal Open or Close

    O projeto Produção e translação do conhecimento na validação de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde sexual e saúde reprodutiva de adolescentes e jovens do Distrito Federal, foi elaborado com a finalidade para compartilhar e conduzir orientações com o grupo etário dos adolescentes e jovens. Do ponto de vista da saúde pública, esse grupo etário está exposto a um volume desproporcionalmente alto de infecções sexualmente transmissíveis (IST) e de agravos e mortes por causas externas, como largamente mostrado por diversos estudos e por documentos técnico-programáticos do Ministério da Saúde. Além destes, a taxa de nascimentos por mil adolescentes e a proporção de nascidos vivos filhos de mães adolescentes continuam sendo alta, apesar de ter experimentado redução, o que consolida a gravidez na adolescência como problema importante desta faixa etária e justifica a inclusão de ações que tenham como eixos orientadores a saúde reprodutiva, saúde sexual e saúde mental entre jovens e adolescentes.

    Início: 01/02/2022
    Término: 29/12/2022

    Profa. responsável: Josenaide Engracia dos Santos
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  • Terapia Ocupacional - arte, corpo e cultura no cotidiano das comunidades - TOCAR Open or Close

    Trata-se de um projeto que visa tanto trabalhar a arte e cultura de forma terapêutica na atenção às populações em vulnerabilidade social no território de Ceilândia e trabalho junto as equipes de saúde da família da rede de atenção primária a saúde. A cultura, nesse caso, não apenas entendida como manifestações artísticas, folclóricas e/ou estéticas, mas enquanto uma questão de identidade, protegendo, assim, também a sua diversidade e passa a ser incorporada como importante elemento para o desenvolvimento do país, sendo incluída na agenda social como política pública, visando reduzir a pobreza e a desigualdade social (Brasil, 2007). Será realizado o mapeamento da rede de arte, cultura e saúde para efetivar as trocas e oferecer visibilidade para a produção existente no território. Buscará por meio da assistência da Terapia Ocupacional e demais cursos da FCE (todos os discentes podem se inscrever no projeto) a realização de ações comunitárias (realizadas de forma remota ao longo da pandemia COVID-19) que visem favorecer a inclusão dos sujeitos em atividades significativas e desperte habilidades capazes de construir uma rede de convivência e participação social no território produzindo saúde e cidadania. O projeto visa a efetivação dos direitos a saúde, cultura, arte e lazer por meio do acesso a Coletivos, ONGs, serviços públicos e privados que possam constituir-se em uma rede efetiva de cuidado. direito.

    Início: 15/02/2022
    Término: 30/12/2022

    Profa. responsável: Grasielle Silveira Tavares Paulin
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  • Terapia Ocupacional, Trabalho e Sociedade Open or Close

    As tendências contemporâneas do mundo do trabalho reforçam cada vez mais uma precarização dos vínculos e contratos de trabalho, processos intensificados, longas jornadas, condições de trabalho inseguras e insalubres, fatores que potencializam os riscos presentes no ambiente laboral. O presente projeto visa refletir sobre as possibilidades de atuação da Terapia Ocupacional junto à população trabalhadora, a qual vem sofrendo grandes impactos relacionados aos direitos à saúde, sociais e de cidadania, da previdência e trabalhistas, considerando a tríade trabalho-sociedade-saúde.

    Início: 01/03/2022
    Término: 31/12/2022

    Profa. responsável: Daniela da Silva Rodrigues
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  • VivacIDADE: redes entre nós, protagonismo e produção de vida no envelhecimento Open or Close

    Início: 15/02/2022
    Término: 30/12/2023

    Profa. responsável: Grasielle Silveira Tavares Paulin
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