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Projetos e Programas de Extensão de Ação Contínua (PEACs), Cursos e Eventos

Bases Biológicas

  • Bem-estar psicológico como estratégia para redução de estresse e promoção de saúde cardiovascular em jovens universitários Open or Close

    A alta prevalência de depressão e ansiedade entre universitários possui impactos na saúde cardiovascular destes indivíduos. Já as características psicológicas positivas, como otimismo por exemplo, têm sido consideradas como efeitos protetores para a saúde do coração. Pensamentos e sentimentos positivos com o propósito na vida, otimismo e felicidade estão associados com níveis reduzidos de depressão e melhor saúde cardiovascular. Intervenções que promovem bem-estar psicológico entre universitários utilizando o ambiente virtual têm demonstrado efeitos promissores. No entanto, não se conhece os efeitos benéficos de uma ação de promoção de bem-estar psicológico acompanhada de um componente educacional. O objetivo geral desta ação é capacitar alunos de graduação da saúde acerca dos efeitos do estresse psicológico, sua relação com saúde cardiovascular e estratégias para promoção do bem-estar psicológico. Metodologia: Para apresentação e discussão desta temática serão realizados 15 encontros síncronos semanais com duração de 1h50min cada, através do canal do DEX no Youtube.

    Início: 01/04/2021
    Término: 31/10/2021

    Responsável:
    Prof.ª Kelb Bousquet Santos
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  • Liga de FONONCOLOGIA UnB: ensino, extensão e pesquisa Open or Close

    Em conjunto com a equipe multidisciplinar a fonoaudiologia atua com o objetivo de orientar, avaliar e reabilitar os pacientes com sequelas do trato aéreo digestório antes, durante e após o tratamento oncológico no Acolhimento da Unidade de Alta complexidade do câncer (UNACON HUB).Organiza campanhas, simpósios de promoção, prevenção e reabilitação, participa de ações políticas e consulta pública para novos dispositivos e/ou recomendação de atuação no câncer de cabeça e pescoço.

    Início: 01/03/2021
    Término: 31/12/2021

    Responsável:
    Prof.ª Jamila Reis de Oliveira
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  • Projeto de criação da Liga Acadêmica de Imunologia da Universidade de Brasília Open or Close

    A Liga Acadêmica de Imunologia da Universidade de Brasília (LACIM - UNB), foi criada a partir da iniciativa de acadêmicos do Curso de Farmácia da Universidade de Brasília, sob a tutoria e orientação do Prof. Luis Alexandre Muehlmann, com o propósito de promover e disseminar o conhecimento, de um modo simples, mas ao mesmo tempo aprofundado, acerca da imunologia. Ela é composta por alunos da graduação dos cursos da área da saúde e ciências biológicas, de forma a complementar o ensino e instigar o desenvolvimento científico nessa área que se mostra cada vez mais imprescindível para o avanço da ciência. Isso tem grande impacto em como cada futuro profissional lidará com seu campo de atuação, até mesmo como pacientes.

    Início: 01/03/2021
    Término: 31/12/2021

    Responsável:
    Prof.ª Carine Royer
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Enfermagem

  • Conecta Open or Close

    O Projeto Conecta é uma proposta de plataforma multimídia, colaborativa e democrática, com o propósito de divulgar eventos, ações, oportunidades e projeto, para a comunidade acadêmica da Universidade de Brasília. Fundamenta-se sua base teórica como proposta de projeto de extensão e descreve-se sua metodologia de trabalho, publicações e organização.

    Início: 01/04/2021
    Término: 31/12/2021

    Responsável:

    Prof.ª Michelle Zampieri Ipolito
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    Currículo Lattes

  • Liga Acadêmica de Farmacologia Aplicada à Enfermagem (LAFAE) Open or Close

    Trata-se de Projeto de institucionalização da Liga Acadêmica de Farmacologia Aplicada à Enfermagem (LAFAE) da Universidade de Brasília elaborado como Projeto de Extensão (PEAC) conforme a Política Nacional de Extensão Universitária e a Resolução 60/2015 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, que regem a Extensão no âmbito da Universidade de Brasília. O Projeto norteia o seu referencial teórico-científico a partir do tripé da universidade pública no Brasil: ensino, pesquisa e extensão; da definição e metodologia das Ligas Acadêmicas; do conceito de farmacologia e da sua aplicação ao exercício da Enfermagem. Descreve em sua metodologia, a gestão, o regulamento e as atividades propostas pela Liga, e em seus objetivos, a sistematização das suas ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

    Início: 05/03/2021
    Término: 31/12/2021

    Responsável:
    Prof.ª Mani Indiana Funez
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  • Liga Acadêmica de Feridas em Enfermagem Open or Close

    A Liga Acadêmica de Feridas em Enfermagem da Faculdade de Ceilândia pretende congregar alunos do curso de Enfermagem da mesma unidade, visando a integrá-los aos cenários da prática profissional. Tem como princípios o conhecimento, a educação e a assistência, como as inúmeras ligas acadêmicas criadas em outras universidades do Brasil e do mundo.

    Início: 01/04/2021
    Término: 31/12/2022

    Responsável:

    Prof.ª Michelle Zampieri Ipolito
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    Currículo Lattes

  • Liga acadêmica de saúde mental, psiquiatria e espiritualidade - Intensamente Open or Close

    A presente proposta visa a replicação do projeto da Liga acadêmica em saúde mental, psiquiatria e espiritualidade - Intensamente - da Faculdade de Ceilândia UnB/FCE, que proporciona o debate com a comunidade acadêmica e a comunidade externa à UNB, além da elaboração de pesquisas com foco em saúde mental, psiquiatria, espiritualidade, qualidade de vida e bem-estar por meio do desenvolvimento de práticas de ensino, pesquisa e atuação em campo de extensões relacionados a temática proposta. As atividades envolvem diretamente, de forma presencial ou remota (on-line), a participação do público interno da universidade como docentes, discentes e técnicos administrativos, bem como do público externo, como profissionais de saúde, principalmente os que atuam na área de saúde mental, docentes e discentes de outras instituições de ensino superior, além da comunidade assistida pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do Distrito Federal. As atividades também envolvem a população de outros estados do país, tendo uma abrangência regional e nacional em atividades propostas/realizadas como o 'Vamos conversar' e o 'Boletim Intensamente'. Os participantes das atividades receberão declarações de participação.

    Início: 01/03/2021
    Término: 31/12/2021

    Responsável:
    Prof.ª Diane Maria Scherer Kuhn Lago
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  • Liga de Simulação em Saúde - LISSA Open or Close

    Historicamente, o ensino das habilidades de enfermagem sempre se apoiou no uso da simulação. Os novos paradigmas da educação e da tecnologia permitiram avançar para o conceito de simulação. Essa proposta visa a criação de uma Liga de Simulação em Saúde do Curso de Enfermagem afim de proporcionar o desenvolvimento e a motivação dos seus membros e do corpo acadêmico do curso em enfermagem da Faculdade de Ceilândia/Universidade de Brasília através de atividades de pesquisa, ensino e extensão.

    https://ligasimulacao.wixsite.com/lissa

    Início: 08/03/2021
    Término: 31/12/2021

    Responsável:

    Prof.ª Márcia Cristina da Silva Magro
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    Currículo Lattes

 

Farmácia

  • Boletim Dor On Line Open or Close

    O projeto DOL – Dor On Line é um periódico digital com ISSN 2446-6670, que tem a finalidade de divulgar informações sobre o tema DOR, de maneira a incentivar o interesse e facilitar o entendimento de notícias e artigos mais atuais sobre o assunto. Em sua nova fase visa como público-alvo três segmentos: 1) estudantes e pesquisadores; 2) clínicos e especialistas e 3) público em geral, procurando utilizar uma linguagem acessível aos diferentes tipos de leitores A divulgação do projeto se dá hoje através de 2 portais eletrônicos, redes sociais (instagram e facebook), software dedicado, desenvolvido e registrado em 2020.

    Início: 01/01/2021
    Término: 31/12/2021

    Responsável: Prof. Paulo Gustavo Barboni Dantas Nascimento
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  • Comunicação e divulgação científica em Saúde: Dor com cv Open or Close

    O objetivo deste projeto é viabilizar as contribuições educacionais do projeto de extensão Boletim Dor On Line, enquanto ação de Comunicação na área da Saúde e Estudo da Dor. As ações realizadas de educomunicação contribuem para a formação interprofissional de profissionais da Saúde das ICTs envolvidas e as comunidades envolvidas. O impacto principal da ação é a divulgação científica, sua abrangência e relevância para a disseminação do Estudo da Dor é fundamental para a consolidação da Rede de IES envolvidas no Projeto associado a este, o Boletim Dor on line, hoje contando com a contribuição institucional da UnB, USP, UFPR e UFBA Esta equipe de trabalho atuará em conjunto com o projeto Boletim Dor on line. A equipe deste projeto são seus coordenadores e os estudantes bolsistas, além dos técnicos e docentes das outras IES envolvidas. Parceria institucional com a USP (FMRP e FCFRP), UFBA (Faculdade de Farmácia), UFPR (Departamento de Farmacologia). Disciplinas e projetos, além de dois técnicos da USP/FMRP. Ver http://www.dol.inf.br/Html/ProjetoDOL.html

    Início: 01/03/2021
    Término: 31/12/2021

    Responsável: Prof. Paulo Gustavo Barboni Dantas Nascimento
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  • COVID - Colaboração para a vida: educação sanitária através da distribuição de sabonetes Open or Close

    A proposta COVID - Colaboração para a Vida foi iniciada em 01.04.2020 (SIEX 62812) e teve como objetivo a elaboração de produtos para higiene e limpeza, pessoal e domissanitária, como ferramenta de combate ao COVID19 pela população carente do DF. A proposta inicial recebeu apoio da FAPDF, através da utilização de saldo remanescente de projeto de pesquisa da professora coordenadora, da matriz da FCE e do decanato de extensão (DEX/UnB) durante a SEMUNI FCE 2020. Entretanto, devido ao elevado custo de alguns insumos, a proposta inicial foi reformulada e a partir de fevereiro de 2021 serão produzidos apenas sabão de limpeza e sabonete em barra. Este ultimo produto e o objeto principal da proposta em tela. Os graduandos envolvidos nesta nova edição da ação realizarão atividades, prioritariamente remotas, como a elaboração de documentos de registro de produção, rótulos dos produtos, orientações sanitárias, webnarios, minicursos, palestras e reuniões. Quando permitido, os graduando poderão participar da elaboração, caracterização, envase e distribuição do produtos. Nesta ultima etapa, possibilitando a execução de orientação sanitaria de forma presencial no momento da entrega das doações nas regiões de maior vulnerabilidade social, como Recanto das Emas.

    Início: 03/05/2021
    Término: 29/10/2021

    Responsável: Prof.ª Lívia Cristina Lira de Sá Barreto
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  • COVID - Colaboração para a vida: produção de sabão de limpeza Open or Close

    A proposta COVID - Colaboração para a Vida foi iniciada em 01.04.2020 (SIEX 62812) e teve como objetivo a elaboração de produtos para higiene e limpeza, pessoal e domissanitária, como ferramenta de combate ao COVID19 pela população carente do DF. Os produtos, sabonete de uso pessoal e sabão de limpeza domestica, estão sendo elaborados através da cooperação dos laboratórios Multidisciplinares de Tecnologias (LABTEC) e Controle Microbiológico da FCE/UNB, e distribuídos por professores do LTMAC/FS/UNB. A ANVISA emitiu autorização em caráter excepcional para exclusiva elaboração e doação desses produtos, possibilitando, assim, a execução da ação. Ensaios de estabilidade estão sendo realizados com os produtos com intuito de submissão a ANVISA para de produção permanente. A proposta recebeu apoio da FAPDF, através da utilização de saldo remanescente de projeto de pesquisa da professora coordenadora, da matriz da FCE e do decanato de extensão (DEX/UnB) durante a SEMUNI FCE 2020. Também foram produzidas solução a base de álcool a 70% para higienização das maos, em colaboração com a Farmacia Escola HUB/UnB e distribuídas aos profissionais da saude. 

    Início: 03/05/2021
    Término: 29/10/2021

    Responsável: Prof.ª Lívia Cristina Lira de Sá Barreto
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  • Educação em Saúde - Orientação Alimentar Open or Close

    O Programa Universidade do Envelhecer: UniSer – Arte de Viver da Universidade de Brasília, tem como objetivo fomentar ações integradoras norteadas pelos eixos Educação e comunicação; Envelhecimento e saúde; Políticas públicas e direito; Arte e cultura, de modo a ampliar as capacidades e habilidades na vida adulta e dos idosos da comunidade. Visa assim à adoção de comportamento que estimule a intergeracionalidade, cidadania, o empoderamento e o desenvolvimento humano e social.

    Início: 05/01/2021
    Término: 31/12/2021

    Responsável: 

    Prof.ª Eliana Fortes Gris
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  • Esporte Educacional: Trilhando Caminhos e Integrando Gerações Open or Close

    O projeto Esporte Educacional: Trilhando Caminhos e Integrando Gerações tem como objetivo integrar idosos à sua comunidade local por meio do esporte e da intergeracionalidade. O projeto apresenta curso de formação de idosos em arbitragem em diversas modalidades, para que haja o estimulo da prática desportiva a essa faixa etária da população, para que estes se mantenham saudáveis física e mentalmente, bem como se inseridos na comunidade como membros ativos e sociais. O projeto é parte do programa Universidade do Envelhecer (UniSER) que promove o envelhecimento ativo e saudável no DF.

    Início: 01/01/2021
    Término: 31/12/2021

    Responsável: 

    Prof.ª Margô Gomes de Oliveira Karnikowski
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  • Esporte Educacional: Trilhando Caminhos e Integrando Gerações 2021 Open or Close

    O projeto Esporte Educacional: Trilhando Caminhos e Integrando Gerações tem como objetivo integrar idosos à sua comunidade local por meio do esporte e da intergeracionalidade. O projeto apresenta curso de formação de idosos em arbitragem em diversas modalidades, para que haja o estimulo da prática desportiva a essa faixa etária da população, para que estes se mantenham saudáveis física e mentalmente, bem como se inseridos na comunidade como membros ativos e sociais. O projeto é parte do programa Universidade do Envelhecer (UniSER) que promove o envelhecimento ativo e saudável no DF.

    Início: 07/03/2021
    Término: 31/12/2021

    Responsável: 

    Prof.ª Eduardo Antônio Ferreira
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  • Farmacêutico: Profissional de Grande Impacto para a Sociedade Open or Close

    Esta ação, vigente desde 2013, visa a divulgação da atuação do profissional farmacêutico para a sociedade, preferencialmente calouros ingressantes nos cursos de Farmacia da UnB, assim como, estudantes do ensino medio do Distrito Federal. A atuação farmacêutica será evidenciada por meio de divulgação de material audiovisual e eventos remotos (seminários e minicursos) durante o ano de 2021, em razão da impossibilidade de atuação presencial devido a pandemia da COVID19. A proposta proporcionará conhecimento do papel farmacêutico na saúde e educação da sociedade.

    Ínicio: 01/03/2021
    Término: 31/12/2021

    Responsável: Prof.ª Lívia Cristina Lira de Sá Barreto
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  • Farmacoeducação em saúde mental Open or Close

    Pretende-se, neste estudo, oferecer orientação específica sobre o tratamento utilizando-se psicofármacos aos usuários do CAPS 2 (Transtornos mentais), de Samambaia e do Paranoá, e também aos usuários do CAPS Ad (álcool e outras drogas) de Samambaia, bem como aos familiares dos usuários. Do ponto de vista da formação profissional e acadêmica dos estudantes, visa à aprendizagem relacionada à inserção na comunidade, a partir da participação social do futuro profissional de saúde.

    Início: 01/03/2021
    Término: 31/12/2021

    Responsável: 

    Prof. Prof. José Eduardo Pandossio
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  • Infecção por coronavírus: informação objetiva e precisa é o melhor remédio Open or Close

    O surto inesperado de infecção pelo coronavírus (COVID-19) trouxe muitas dúvidas e incertezas à população mundial. Soma-se a este cenário de incertezas, a grande quantidade de notícias falsas pelas redes sociais. Dessa forma, este projeto que visa analisar criticamente a literatura científica sobre vários aspectos relacionados à COVID- 19 e elaborar materiais educativos, na forma de filipetas, boletins e alertas, difundidos por meios eletrônicos

    Início: 08/03/2021
    Término: 12/11/2021

    Responsável: Prof.ª Emília Vitória da Silva
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  • Laboratório de Apoio aos Serviços Clínicos - Informação Oportuna (LASCIO) Open or Close

    O Laboratório de Apoio aos Serviços Clínicos – Informação Oportuna surge com a função de provisão de informação sobre medicamentos e terapêutica para quem está prestando cuidado ao paciente, ou diretamente a este último. Este laboratório contará com, pelo menos, um farmacêutico, ou estudante e estagiário, ou mesmo residente em farmácia, e acesso a livros e bases de dados disponíveis pela internet que permita buscar informações sobre medicamentos e terapêutica, de modo a responder dúvidas enviadas por profissionais da saúde que prestam cuidado ao paciente do Hospital Universitário de Brasília.

    Início: 01/04/2021
    Término: 12/11/2021

    Responsável: Prof.ª Emília Vitória da Silva
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  • LAICE - Liga Acadêmica Interdisciplinar de Cosmetologia e Estética Open or Close

    Tendo em vista a importância industrial dos cosméticos e sua relação com a estética, saúde e bem-estar, a LAICE - Liga Acadêmica Interdisciplinar de Cosmetologia e Estética, busca aprofundar conhecimentos e apresenta-los aos estudantes, trabalhadores da área da beleza e estética, e comunidade em geral no DF, através de atividades interdisciplinares com vivências teórico-práticas. A LAICE busca também integrar a pesquisa através do desenvolvimento de cosméticos, priorizando o uso de insumos sustentáveis; busca integrar o ensino com a elaboração de materiais didáticos que serão utilizados em minicursos, simpósios e workshops, a serem ofertados para a comunidade, integrando assim, a extensão.

    Início: 03/05/2021
    Término: 29/10/2021

    Responsável: Prof.ª Lívia Cristina Lira de Sá Barreto
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  • O contributo da UniSER em tempos de Pandemia Open or Close

    A pandemia do COVID-19 vêm causando muitas mortes, sobretudo de idosos. Visando evitar a saturação dos sistemas de saúde, tem-se adotado o isolamento social, que pode impactar negativamente a saúde mental.Objetivos: desenvolver atividades educativas, com tecnologias digitais, que estimulem hábitos saudáveis e possibilitem enfrentamento dos desafios impostos pela pandemia, além de dar continuidade ao Curso de Educador Social e Político em Gerontologia. Metodologia: Serão realizadas Lives e posts educativos nas mídias digitais. Será elaborada cartilha digital, taduzida em libras.

    Início: 01/01/2021
    Término: 31/12/202

    Responsável: 

    Prof.ª Margô Gomes de Oliveira Karnikowski
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  • O Uso da Plataforma Trello.com para Gerenciar as Ações de Extensão no Período da Pandemia da Covid-19 Open or Close

    Em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan (China), começava a pandemia da Covid-19. Em meados de março de 2020, a Exma. Professora Márcia Abrahão, Reitora da Universidade de Brasília (UnB) criou o Comitê de Enfrentamento (Coes) para realizar ações e orientações à comunidade acadêmica sobre o tema da pandemia. O Coes, foi subdividido, em equipes de trabalho, de acordo com as competências dos seus membros. Assim, no sub-comitê acadêmico foi possível realizar os trabalhos voltados para o Ensino e a Extensão. Por se tratar de um período de atividades online, foi necessário usar a plataforma da Trello.com para gerenciar/administrar as ações do sub-comitê. Essa proposta visa atender a comunidade acadêmica da UnB, com atividades remotas, sobre o tema da Covid-19, tendo como recursos as plataformas online.

    Início: 03/05/2021
    Término: 12/11/2021

    Responsável: Prof.ª Maria Hosana Conceição
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  • Produção de Comprimidos Open or Close

    A proposta foi criada em 2018 e teve como objetivo principal contribuir na capacitação discente dos cursos de graduação em Farmacia do DF e recém-graduados. Possibilitando a interação dos campi Ceilândia e Darcy Ribeiro, como também a participação de profissionais do Ministério da Saude. Alem das aulas praticas de elaboração e controle de qualidade de medicamentos na forma de comprimidos, palestras e eventos multidisciplinares também são realizados. Em 2021, devido a pandemia da COVID19, as atividades serão restritas ao formato remoto, com o desenvolvimento de app e material audiovisual a serem utilizados nos períodos letivos.

    Início: 03/05/2021
    Término: 31/12/2021

    Responsável: Prof.ª Lívia Cristina Lira de Sá Barreto
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  • Projeto Comunica UniSER 2021 Open or Close

    O Projeto Comunica UniSER, tem como objetivo criação de conteúdo digital para propagar conhecimentos gerais e específicos sobre o envelhecimento ativo e saudável, por meio de canal na Plataforma digital YouTube e outras mídias de comunicação virtual. O conteúdo será elaborado a partir das ações de pesquisa, ensino e extensão do Programa Universidade do Envelhecer, difundido para público interno e externo, de modo a destacar novas pesquisas na área e promover o debate relativo ao envelhecimento nas plataformas digitais e no Distrito Federal. Este projeto se encontra inserido no Programa de Extensão da Universidade de Brasília Universidade do Envelhecer - UniSER/UnB e busca contribuir com o objetivo final da UniSER: ampliar as capacidades e habilidades na vida adulta e dos idosos, norteadas pelos eixos Educação; Saúde; Políticas públicas e direito. Dessa forma, estará trabalhando os temas mencionados de forma transversal.

    Início: 10/03/2021
    Término: 31/12/2021

    Responsável: 

    Prof.ª Camila Alves Areda
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  • Projeto Horto de plantas medicinais, aromáticas e condimentares da FCE Open or Close

    O projeto Horto já existe desde 2011 e agora trata-se de uma replicação da ação. O projeto visa atender a necessidade das aulas de Farmacobotânica e Farmacognosia do curso de Farmácia da Faculdade de Ceilândia. Atualmente o projeto possui uma área verde de 1500m2 na Faculdade de Ceilândia, que tem o amparo institucional para sua manutenção física. As atividades do projeto nesse momento de pandemia estão sendo realizadas de forma virtual e se baseiam na educação em saúde, produção de lives com convidados relacionados ao tema plantas medicinais e fitoterapia além de atualizações no Instagram e Facebook do projeto.

    Início: 15/03/2021
    Término: 31/12/2021

    Profa. Responsável: Paula Melo Martins
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Fisioterapia

  • Avaliação e Tratamento de Pessoas com Incapacidade Neuromotora Open or Close

    Estudantes do curso de graduação em fisioterapia da Faculdade de Ceilândia UnB estarão envolvidos na avaliação e intervenção em fisioterapia neurofuncional cada qual em seu cenário de prática, condições de saúde, ciclo de vida; e tecnologia. De forma obrigatória deverão criar banco de dados e apresentar relatórios de avaliaçao e de resultado de intervenções, bem como apontar indicadores epidemiológicos da população envolvida. De forma espontânea os estudantes poderão desenvolver projetos de iniciação científica que integrem as linhas de pesquisa do docente. Prestação de serviço na área específica do conhecimento da Fisioterapia, avaliação - intervenção - educação e prevenção - englobando conhecimentos da Neurofisiologia, das Neurociências e da Reabilitação, Exercícios Terapêuticos e Terapia Manual.

    Início: 01/03/2021
    Término: 31/12/2021

    Profa. responsável: Ana Clara Bonini Rocha
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  • GEFIN: Grupo de estudos em Fisioterapia nas Neurodisfunções - Entendendo as disfunções motoras em pessoas com doenças neurológicas Open or Close

    Tendo em vista as limitações funcionais de indivíduos com lesões neurológicas, faz-se necessária a identificação de estratégias para facilitar o raciocínio clínico de alunos e profissionais de saúde que possam favorecer a elaboração de treinamentos específicos. A partir do referencial teórico relacionado à CIF, é possível entender a complexidade das deficiências de indivíduos com estas lesões, favorecendo a seleção de métodos de intervenção específicos para recuperação funcional destes.

    Início: 23/02/2021
    Término: 22/12/2021

    Prof.ª responsável: Clarissa Cardoso dos Santos Couto Paz
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  • Liga Acadêmica de Ciências do Movimento - LACiMov Open or Close

    Sob a denominação de Liga Acadêmica de Ciências do Movimento, designada LACIMOV, instituída como uma associação universitária autônoma e sem fins lucrativos, vinculada à Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília (UnB), com sede no Endereço: Campus UnB Ceilândia, Faculdade de Ceilândia QNN 14 Área Especial, Ceilândia Sul CEP 72220-140 - Brasília, DF - Brasil, com tempo e duração ilimitada, a liga é regida pelo seu Estatuto Normativo e Regulador. De forma espontânea todos os estudantes de fisioterapia podem acompanhar as atividades da extensão da LACIMOV, como prática de observação, agregando valor ao ensino, desenvolver projetos de iniciação científica que integrem as linhas de pesquisa do docente. Seu planejamento visa continuar sendo remoto, em reuniões virtuais com a equipe de extensionistas para a criação de estratégias de movimentação das redes sociais @lacimov (Instagram, Facebook, YouTube), amparando outros projetos de extensão que vinculados também ajudam na produção de conteúdo para calibrar as redes, bem como continuar organizarando eventos comunitários, científicos e, seguindo o plano de contingência COVID-19 UnB para 2020/II: virtuais. Sua contribuição teórica vai desde conhecimentos das ciências básicas, das ciências do movimento humano e animal, das ciências do esporte, das neurociências, psicologia, da saúde e da educação, até prática baseada em evidências e publicação científica e de extensão. Ao agregar estudantes de todos os períodos do fluxo, permite que uma forte estrutura se forme para o ensino cidadão e a quase garantia de egressos bem sucedidos no mercado de trabalho. Atividades que já foram planejadas acompanham o plano de contingência COVID-19 UnB 2020/II: obrigatoriamente virtuais em 2020/II organizadas pela equipe de extensionistas. Todos podem desenvolver projetos de iniciação científica, desde que integrem as linhas de pesquisa do docente. Espontâneamente estudantes podem acompanhar atividades (prática de observação disciplinas, colaboração eventos).

    Início: 01/03/2021
    Término: 31/12/2021

    Profa responsável: Ana Clara Bonini Rocha
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  • Liga Acadêmica de Reabilitação Neurofuncional: NeuroLAR Open or Close

    Os alunos da cursos de saúde da Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília demandam a imersão nos conhecimentos a respeito das neurociências. Com este fundamento, a Liga de Reabilitação Neurofuncional (NeuroLAR) pretende implementar atividades com a finalidade de discutir e aplicar conhecimentos sobre processos neurais. Para isso, serão instituídos conteúdos programático norteadores de discussões, eventos, pesquisas e intervenções em saúde e nos processos de educação. Outrossim, disseminaremos esse conhecimento adquirido de forma acessível e sistematizada para diversos segmentos da sociedade.

    Início: 03/05/2021
    Término: 29/10/2021

    Prof.ª responsável: Clarissa Cardoso dos Santos Couto Paz
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  • Liga de Fisioterapia Cardiovascular - Lificar Open or Close

    A liga acadêmica de Fisioterapia Cardiovascular – UnB trata-se de um grupo de estudantes que através da pesquisa e da extensão, pretende desenvolver atividades com a comunidade acadêmica e com moradores da Ceilândia, em pesquisas epidemiológicas na população de intervenção, afim de prevenção e promoção de saúde. De forma que através das evidências científicas e das observações culturais e sociais da população, podendo apresentar soluções e realização de parcerias com os sistemas de saúde local.

    Início: 01/03/2021
    Término: 31/12/2021

    Prof.ª responsável: Vera Regina Fernandes da Silva Marães
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  • Quero Dança Open or Close

    Este projeto aproveita o talento de jovens estudantes do curso de fisioterapia na área da Dança. Muitos deles buscam a fisioterapia por já ter um envolvimento com a dança. O objetivo do projeto é desenvolver atividades de expressão corporal, percepção de corpo, espaço e tempo, expressão da realidade dos dançarinos, consciência corporal. O objetivo da equipe é dar continuidade as atividades que iniciaram no mês de março de 2020, ampliando a participação também em eventos internacionais de arte multimídia e dança. Pretende-se criar produtos do inconsciente coletivo e levá-los a eventos internos e extensos à UnB, por meio de videodança. A Arte reforça a produção de cultura local e enfraquece o discurso de que a universidade pública está afastada da sociedade. Resumo da atividade: 1) desenvolver roteiro e produzir intermídia Vídeo-dança, 2) produzir conteúdo digital com atividades de ritmo e dança domiciliares, 3) organizar e movimentar redes sociais, 4) participar de eventos nacionais e internacionais.

    Inicio: 01/03/2021
    Término: 31/12/2021

    Responsável:

    Prof.ª Ana Clara Bonini Rocha
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    Currículo Lattes

  • VIVETEC - Viver sem Limites em Corpos que Interagem com Tecnologias Open or Close
    O VIVETEC - Viver sem limites em corpos que interagem com tecnologias - parte da premissa que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida podem ampliar suas habilidades e competências a partir da incorporação da tecnologia em suas vidas, notadamente tecnologias de assistência de longa permanência como as que compõem o que conhecemos por Tecnologia Assistiva. Assimila em suas ações o conceito de que a Tecnologia Assistiva adequada é aquela que compõe uma unidade com o corpo da pessoa para a realização de uma tarefa específica. Populariza os produtos assistivos, bem como outros produtos tecnológicos, por meio de ações educativas, assistenciais e recreacionais voltadas ao esporte e promoção da saúde, inovando os conceitos tecnológicos para diagnóstico, intervenção e promoção do bem-estar. Vinculou-se à Plataforma de Serviços Tecnológicos BEM-TE-VI - Inovação para o BEM-estar por meio de TEcnologias que permitem pessoas com deficiência VIver sem limites - que foi criada para ampliar a ação do NTAAI - Núcleo de Tecnologia Assistiva, Acessibilidade e Inovação - que ainda estava muito focada no desenvolvimento de dispositivos para assistência de longa permanência, passando agora a também desenvolver tecnologias diagnósticas, intervencionistas (terapêuticas e profiláticas), bem como tecnologias de informação e comunicação (local/remota, síncrona/assíncrona e física/virtual), contando com uma coordenação e uma vice-coordenação que articularão as ações de ensino, pesquisa e desenvolvimento, extensão e inovação não só na Universidade de Brasília, como em todas as instituições parceiras e com os setores produtivos (indústria e comércio), com a finalidade de integrar as ações do NTAAI ao ecossistema de inovação do PCTec da UnB, oportunizando se empreender a partir da concepção de ideias materializadas em produtos inovadores desde os níveis iniciais de maturidade tecnológica (Technology Readiness Level – TRL) até a sua entrega aos setores produtivos.
     
    Início: 09/03/2021
    Término: 31/12/2021
     
    Professor responsável: Emerson Fachin Martins
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Fonoaudiologia

  • Audiologia na Escola - Educação Continuada e Saúde Auditiva Open or Close

    Trata-se de um programa de educação em saúde auditiva, desenvolvido em escolas junto aos professores e aos alunos. Os professores receberão formação básica em audiologia, no que se refere à função do sistema auditivo, seu desenvolvimento e as habilidades auditivas importantes para o processo de aprendizagem. Serão propostas oficinas e ações educativas sobre o som e seus efeitos estimuladores ou degenerativos no sistema auditivo, sendo alunos e professores os multiplicadores das informações.

    Início: 03/03/2021
    Término: 31/12/2021

    Responsável:

    Prof.ª Melissa Nara de Carvalho Picinato Pirola
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  • Conscientização e Orientação de Jovens sobre Efeitos da Exposição ao Ruído sobre o Sistema Auditivo Open or Close

    Trata-se de um projeto de educação em saúde auditiva desenvolvido com escolares e professores, com a finalidade de promover a conscientização de alunos e professores a respeito dos efeitos danosos do ruído e do uso excessivo de fones de ouvido.

    Início: 01/03/2021
    Término: 31/12/2021

    Professora Responsável: Melissa Nara de Carvalho Picinato Pirola
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  • Cuidados com a comunicação, audição e alimentação de idosos Open or Close

    Manter ou inserir o idoso em suas atividades sociais e em seu convívio familiar é uma das principais tarefas dos fonoaudiólogos, que contribuem sobremaneira para a qualidade de vida desse público, orientando quanto ao impacto do envelhecimento em funções como a comunicação, que envolve a audição e a fala, e alimentação, principalmente no que tange à deglutição. Este projeto dá continuidade ao já iniciado em 2015, que visa ações de promoção da saúde fonoaudiológica dos idosos do DF.

    Início: 01/04/2021
    Término: 31/12/2021

    Professora Responsável: Juliana Onofre de Lira
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  • Fonoaudiologia na Promoção da Saúde - Respiração Oral Open or Close

    Este projeto apresenta o profissional fonoaudiólogo e o seu papel de promover e prevenir a saúde, dando ênfase à importância da sua atuação junto à conscientização da respiração oral e suas consequências. A atuação na prevenção à respiração é fundamental, pois previne alterações no crescimento craniofacial, na musculatura orofacial, na oclusão dentária, dentre outras. Nos últimos anos o tema tem ganhando maior visibilidade, até mesmo por meio deste projeto de extensão, porém para muitas famílias ainda é desconhecido, o que é de extrema importância a sua divulgação. Para continuarmos este trabalho durante este período de isolamento social, realizaremos cursos, palestras e orientações que poderão ser feitos por acadêmicos pais e/ou responsáveis de crianças, cuidadores e professores.

    Início: 01/03/2021
    Término: 31/12/2021

    Professora Responsável: Melissa Nara de Carvalho Picinato Pirola
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  • LIBRAS – Ampliando o Convívio Social Open or Close

    A limitação da comunicação entre surdos e ouvintes ocasiona restrições de convívio social a ambos. Dessa forma, o objetivo geral do projeto é proporcionar aos estudantes do Campus de Ceilândia - UnB a oportunidade de aprender sobre a temática e sinais necessários para uma comunicação básica na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Com isso, propõe-se a realização de oficinas, rodas de conversas e grupos de estudo por meio de encontros semanais, com duração de 2 horas.

    Início: 01/03/2021
    Término: 31/12/2021

    Professora Responsável: Melissa Nara de Carvalho Picinato Pirola
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  • Projeto de estimulação auditiva precoce em escolares e pré-escolares do Distrito Federal Open or Close

    Trata-se de um programa de estimulação auditiva em crianças desenvolvido em escolas e creches do DistritoFederal. Os professores receberão formação básica em audiologia através de oficinas, no que se refere à audição, processamentoauditivo e a sua relação com linguagem oral e escrita. Será traçado um programa de estimulação do processamento auditivo com sessões voltadas para esse fim, envolvendo a família, os professores, as crianças e os graduandos em fonoaudiologia.

    Início: 03/03/2021
    Término: 31/12/2021

    Professora Responsável: Melissa Nara de Carvalho Picinato Pirola
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  • Projeto de triagem auditiva escolar e ocupacional Open or Close

    Trata-se de um projeto de triagem auditiva desenvolvido em escolas, instituições de ensino e centro de reciclagem do Distrito Federal. Escolares, pré-escolares, catadores e crianças no Transtorno do Espectro Autista (TEA) serão submetidos à triagem auditiva e do processamento auditivo. Assim, será possível identificar os problemas auditivos entre escolares com ou sem TEA e trabalhadores expostos a ruído. As ações permitirão traçar um programa de estimulação do processamento auditivo, envolvendo a família, os professores, as crianças e os graduandos em fonoaudiologia, bem como ações educativas acerca do sistema auditivo, instituindo programa de conservação auditiva ocupacional.

    Início: 03/03/2021
    Término: 31/12/2021

    Professora Responsável: Melissa Nara de Carvalho Picinato Pirola
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  • Psicossocialização: Aproximação da Psicologia e Neurociência Cognitiva no estudo do Desenvolvimento Humano com a Comunidade Open or Close

    Existe na nossa população escassez de ações que visam informar a comunidade sobre assuntos relevantes no dia-dia relacionados com o desenvolvimento humano, o cuidado da vida e a promoção do bem-estar psicossocial em diferentes faixas etárias, tornando-se necessário um espaço de divulgação cientifica, um ambiente onde possa ocorrer a interação entre os acadêmicos e a comunidade em geral mediante ações de difusão que favoreçam a conscientização da população, através da elaboração de materiais informativos e didáticos, de fácil compreensão que proporcionem maior sensibilização com a temática. Nessa perspectiva, este projeto de extensão tem como finalidade elaborar e divulgar materiais informativos, abordando temáticas relacionadas com o desenvolvimento integral humano, o cuidado da vida e a promoção do bem-estar psicossocial.

    Início: 01/02/2021
    Término: 31/12/2021

    Professora Responsável: Corina Elizabeth Satler
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Saúde Coletiva

  • Coletânea da Extensao Universitaria da FCE Open or Close

    Proposta de elaboração de livro intitulado "Coletânea da Extensão Universitária na FCE". A estrutura do primeiro volume será composta por apresentação, prefacio e 15 capítulos, abordando como tema geral “A extensão universitária e a função social da universidade no campo da saúde: FCE em pauta”. O volume apresentara 3 sessões:1. Extensão universitária no campo da saúde (contendo 5 Textos reflexivos de 15 a 25 paginas);2. Ações de extensão da/na FCE entre 2018-2020 (contendo 5 Artigos sobre as ações de 15 a 25 paginas), e 3. Retratos da Semana Universitária 2020 (10 Relatos em textos breves/resumos expandidos de 3 a 5 pg). Apresentando um total de aproximadamente 310 paginas em formato E-book.

    Início: 01/04/2021
    Término: 31/12/2021

    Prof.ª responsável: Patrícia Rezende
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  • Coletivo PROSEAR - Experimentações cênicas para educação e promoção da saúde em Ceilândia, DF Open or Close

    Trata-se de um grupo de estudos e práticas teatrais, tendo em vista a educação e promoção da saúde, atuando em diversos espaços da Ceilândia, DF. O grupo vai estudar, experimentar, exercitar e desenvolver habilidades artísticas por meio de linguagens cênicas, bem como atuar em diversos espaços da Ceilândia, interagindo (preferencialmente) com as populações mais vulneráveis, a fim de construir produtos a partir de suas próprias demandas, realizando oficinas, rodas de conversa e reuniões, criando experimentações que, junto destes grupos, serão apresentadas para as suas comunidades, em peças, debates, performances e outras poéticas teatrais. Temos por objetivo provocar reflexões acerca de temáticas sensíveis aos interlocutores, no sentido de orientar e estimular mudanças nos comportamentos e nos modos de vida para a promoção da saúde. Ao discutir assuntos relativos ao processo saúde-doença-cuidado, sob a ótica dos determinantes sociais da saúde (BUSS, 2007; BUSS; PELLEGRINI FILHO, 2007), atravessaremos assuntos como: direitos, cidadania, acesso, violência, racismo, gênero, sexualidade, relações interpessoais e suas relações na geração do sofrimento. O foco do projeto na participação e engajamento dos (e com) nossos interlocutores, pretende contribuir para a promoção da saúde, na perspectiva trazida por Mendes, Fernandez e Sarcado (2016) – quando defendem fortalecimento da participação, autonomia, reflexividade, dentre outros pontos positivos dos grupos vulneráveis. A utilização do teatro na produção poética proporciona não apenas consciência individual, sendo corporal e psíquica, mas também uma consciência coletiva e suas possíveis ou concretas consequências. A Poética do Teatro do Oprimido, abordagem escolhida para este projeto, propõe a utilização da própria ação, quando o espectador protagoniza e transforma a ação dramática, analisando-a e pensando em possíveis soluções. Essas ações teatrais são trabalhadas na fala e no corpo, através do estímulo à expressividade (BOAL, 1987). Assim, a vivência do teatro será usada como forma de enfrentamento às condições que provocam adoecimentos, tornando os sujeitos protagonistas desse processo.

    Início: 01/03/2021
    Término: 31/12/2021

    Prof.ª responsável: Patrícia Rezende
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  • Degradação Ambiental e Covid-19 Como Doença Zoonótica: Revisão de Literatura Realizada Pelo Projeto Agente Ambiental Mirim Open or Close

    Atualmente sabemos que patógenos como o vírus causador da Covid-19 pode ser passado de animais para humanos e de humanos para animais podendo provocar pandemias de proporções planetárias como a que estamos vivendo hoje. Sabe-se que a pandemia de Covid-19 teve início na Cidade de Wahan na China, mais precisamente em um mercado público onde animais eram abatidos e comercializados livremente. A relação entre os animais ali presentes e a propagação do vírus foi logo estabelecida. No entanto, a propagação do mesmo em escala mundo ocorreu muito rapidamente e até o momento ainda não se tem o seu controle. Neste sentido, pretendemos desenvolver um trabalho de pesquisa, baseado em uma revisão de literatura não sistemática, buscando identificar como vem sendo feitas as discussões sobre o tema, mais precisamente no que diz respeito a degradação do meio ambiente e Covid-19 como doença zoonótica.

    Início: 03/05/2021
    Término: 17/12/2021

    Prof.ª responsável: Aldira Guimarães Duarte Domingues
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  • Em cena: saúde e sociedade Open or Close

    Trata-se de um projeto de extensão, em vigor desde 2018 (conforme documento anexo), caracterizado por cine-debates, voltados para as comunidades acadêmica e não-acadêmica. O foco central da atividade é fomentar diálogos e reflexões críticas em torno de temáticas relacionadas à saúde, sob uma perspectiva sócio-antropológica, com a utilização do recurso cinematográfico. A partir da exibição de filmes, buscar-se-á desenvolver, com o público, reflexões críticas sobre questões do processo saúde-doença-cuidado.

    Início: 06/03/2021
    Término: 31/12/2021

    Responsável:

    Prof.ª Érica Quinaglia Silva
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  • Implantação de umaIncubadora de economias social na Faculdade de Ceilândia - FCE Open or Close

    Este Projeto tem como objetivo a criação de uma Incubadora social afim de incubar grupos de geração de trabalho e renda vinculados a populações vulneráveis vinculadas aos serviços de saúde mental, mulheres que defendam os direitos humanos das mulheres, ou seja, mulheres vinculadas aos movimentos feministas do DF e populações ligadas a agroecologia. A ideia é promover a articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão numa perspectiva de empoderamentos das populações em situação de vulnerabilidade, utilizando as pesquisas e o conhecimento construído para subsidiar os empreendimentos de Economias Transformadoras. A Incubadora deve atuar como um espaço de estudos e de pesquisa e criação de tecnologias voltadas para a organização do trabalho coletivo. Optaremos pela utilização das metodologias de apoio a incubação, com uma abordagem de trabalho dialógica e participativa. O método de trabalho terá como base a pré-incubação, incubação e desincubação desses grupos populacionais. Além da metodologia citada acima, a Incubadora criará um espaço de capacitação continuada, com formação para interessados em desenvolver ou fortalecer sua estratégia de apoio a negócios de impacto. Espera-se contribuir para o conhecimento sobre o método de incubação para populações vulneráveis, e destinar ações de extensão sem foco assistencialista. Espera-se ainda, mobilizar os estudantes para a atuação junto a grupos de geração de trabalho e renda, afim de criar uma rede de apoio e assessoramento aos empreendimentos econômicos, e com isso contribuir para a formação discente.

    Início: 01/04/2021
    Término: 31/12/2021

    Prof.ª responsável: Ioneide de Oliveira Campos
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  • Liga Acadêmica de Bioética e Direitos Humanos Open or Close

    Trata-se de Projeto de institucionalização da Liga Acadêmica de Bioética e Direitos Humanos (LiABDH) da Universidade de Brasília (UnB) elaborado como Programa e Projeto de Extensão (PEACs). O Projeto pauta seu referencial teórico-científico a partir do tripé da universidade pública no Brasil, (ensino, pesquisa e extensão), da metodologia e definição de Ligas Acadêmicas, e da reflexão crítica sobre bioética, direitos humanos e sua interface com a saúde.

    Início: 06/03/2021
    Término: 31/12/2021

    Prof.ª responsável: Marianna Assunção Figueiredo Holanda
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  • Mapeamento dos Impactos Socioeconômicos e Ambientais do Coronavírus na Cidade Estrutural: Um Estudo do Projeto Ecoplanetário a Partir de Informações de Órgãos Públicos, Mídias e Associações Locais Open or Close

    A Cidade Estrutural é fruto de uma invasão próximo ao aterro sanitário do Distrito Federal. Existente desde a década de 60 abrigou até pouco tempo o “lixão da estrutura”. a cidade fica somente a 15 quilômetros do Palácio do Planalto - centro do poder nacional - o que não minimiza as precárias condições de crianças, idosos e catadores que aí residem. O crescimento do lixão ao longo dos anos, sem um adequado gerenciamento dos resíduos sólidos e sem estudos de impacto ambiental, trouxe sérias consequência para o meio ambiente e para a saúde humana. Apesar de hoje, o lixão ter sido desativado, passando a receber somente resíduos de materiais de construção, a população local ainda vive sobre forte situação de vulnerabilidade socioambiental, o que demanda da Universidade de Brasília, impulsionar atividades de extensão nesta localidade, principalmente aquelas que ajudam a população local a superar essas debilidades crônicas e as agudas. Destaca-se aqui a crise sanitária provocada pela Covid-19 e seu avanço nas comunidades com maior vulnerabilidade social. Neste sentido, a ação de extensão aqui proposta busca fazer um mapeamento dos principais auxílios concedidos à comunidade, assim como, a falta dos mesmos.

    Início: 03/05/2021
    Término: 17/12/2021

    Prof.ª responsável: Aldira Guimarães Duarte Domingues
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  • Os impactos da Covid-19 na vida e no trabalho dos catadores de materiais recicláveis da Cidade Estrutural Open or Close

    O crescimento populacional e o aumento da renda representam vários desafios para a sociedade, uma delas é a crescente geração de resíduos sólidos urbanos, colocando em risco a saúde humana e o meio ambiente. O Lixão da Estrutural, maior lixão da América Latina localizado no Distrito Federal, encerrou suas atividades em janeiro de 2018 após quase 60 anos de funcionamento e aproximadamente 1200 catadores foram transferidos para Instalações de Recuperação de Resíduos. Desde dezembro de 2019, o mundo está vivendo uma nova realidade relacionada à COVID-19. Essa doença é altamente transmissível, tanto por gotículas, como por superfícies, materiais e objetos contaminados, tendo sido considerada, em 11 de março de 2020, uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde. O SARS-CoV-2 é um vírus que, pelo seu risco biológico, pode ser enquadrado na classe de risco III, a qual inclui os agentes biológicos com capacidade de transmissão por via respiratória, causadores de doenças em seres humanos ou em animais, sendo potencialmente letais. Para estas doenças, classificadas com esse risco, existem usualmente medidas de tratamento ou prevenção, pois representam risco se disseminados na comunidade e no meio ambiente, podendo se propagar rapidamente de pessoa para pessoa. Além de estarem expostos aos riscos ocupacionais devido ao contato direto durante o manejo dos resíduos, os trabalhadores da coleta seletiva ainda apresentam riscos sociais por viverem em condições desfavoráveis, aglomerados em pequenas residências ou favelas, sem condição financeira para manter a higiene adequada e para comprar os equipamentos de proteção individual ou produtos desinfetantes. Conforme a pesquisa epidemiológica realizada no DF, essas pessoas, muitas vezes, ainda são portadoras de doenças crônicas ou têm idade mais avançada.

    Início: 03/05/2021
    Término: 31/12/2021

    Prof.ª responsável: Vanessa R. Cruvinel
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  • Os impactos do ruído na saúde auditiva dos catadores de materiais recicláveis do Distrito Federal Open or Close

    A coleta seletiva é o processo onde acontece o recolhimento de materiais recicláveis (plástico, papel, metal, vidro) que não podem ser misturados com o lixo doméstico comum. No Distrito Federal, desde 2018, os resíduos são destinados para separação dos recicláveis nos centros de triagem. Os responsáveis são os catadores de materiais recicláveis que trabalhavam no antigo lixão da Estrutural que chegou a ser conhecido como o maior da América Latina. São grandes os riscos à saúde de quem exerce esse tipo de atividade laboral, dentre eles estão os riscos físicos que inclui riscos de doenças e, também, aos acidentes do trabalho tais como ferimentos e perdas de membros por atropelamentos e prensagem em equipamentos de compactação de veículos automotores, além de mordidas de animais (cães e ratos) e picadas de insetos, além do surgimento de sequelas crônicas e a exposição a ruídos sonoros provenientes do maquinário para separação do lixo, durante várias horas do dia, causando queixas auditivas e possível prejuízo à saúde auditiva desses catadores. Este trabalho visa identificar os níveis e as características espectrais do ruído nos centros de triagem do Distrito Federal e seus impactos sobre a saúde auditiva dos catadores de recicláveis. A metodologia inclui abordagem quanti-qualitativa.

    Início: 09/03/2021
    Término: 31/12/2021

    Prof.ª responsável: Vanessa R. Cruvinel
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  • Preparação da Semana de arte da UnB Ceilândia Open or Close

    Trata-se de uma semana completa de atividades, com a participação de artistas da periferia do Distrito Federal. Pretendemos engajar artistas negros, LGBTQIA+, pessoas da área de inclusão, dentre outos sujeitos subalternizados para a realização da semana, deslocando a periferia ao centro. Contaremos com atividades lúdicas, rodas de conversa, performances, músicas, apresentações, enfatizando a arte da periferia como emancipatória e estratégica para a promoção da saúde.

    Início: 01/03/2021
    Término: 31/08/2021

    Prof.ª responsável: Patrícia Rezende
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  • Projeto Ação: O contributo da UniSER em tempos de Pandemia 2021 Open or Close

    A pandemia do COVID-19 vêm causando muitas mortes, sobretudo de idosos. Visando evitar a saturação dos sistemas de saúde, tem-se adotado o isolamento social, que pode impactar negativamente a saúde mental.Objetivos: desenvolver atividades educativas, com tecnologias digitais, que estimulem hábitos saudáveis e possibilitem enfrentamento dos desafios impostos pela pandemia.

    Início: 07/03/2021
    Término: 31/12/2021

    Prof.ª responsável: Mariana Sodário Cruz
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  • Tecnologia educacional e social como dinamizadoras na formação em saúde Open or Close

    Objetivo: Implementar uma práxis pedagógica conjugando as tecnologias educacional, social e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação à formação profissional em saúde em cenários de práticas diversificados nos territórios de saúde. Metodologia: pesquisa ação no desenvolvimento de ações em parceria com grupos existentes em escolas e instituições de acolhimento de crianças e idosos, bem como nas parcerias com Unidades Básicas de Saúde na Atenção Primária à Saúde em Ceilândia. Assim fazendo, espera-se operar o desvelamento dos processos multifacetados de aprendizagem e a percepção da complexidade humana envolvida nos serviços de APS. Espera-se ainda que o conhecimento produzido na articulação entre o mundo real e a teoria, entre sujeito e objeto se alargue para a sociedade; possibilite apropriação da teoria a partir da sua aplicação prática no trabalho de campo vivenciado no mundo real; e contribua para seu crescimento em diferentes dimensões como pessoas proativas, responsáveis e solidárias. O PEAC “Participação comunitária como meio de promover saúde” iniciado em 2010 e aprovado pela Câmara de Extensão do Decanato de Extensão (DEX) da UnB teve sucessivas reedições e sua vigência se encerrou em 18 de junho 2018. A partir de 2/7/2018 foi submetida e aprovada a versão atual do projeto com adequação da teoria, dos objetivos e a inclusão da disciplina Atenção Primária em Saúde com o título “Tecnologia educacional e social como dinamizadoras da formação profissional em saúde”. Conforme orientação recebida a vigência deste PEAC vai de 01/03/2021 a 31/12/2021 com vinculação ao Edital no 01/2021 do Programa Institucional de Bolsas de Extensão - PIBEX.

    Início: 01/03/2021
    Término: 31/12/2021

    Responsável:

    Prof.ª Olga Maria Ramalho de Albuquerque
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    Currículo Lattes

 

Terapia Ocupacional

  • A saúde funcional no campo da saúde mental Open or Close

    O projeto de extensão tem como objetivo desenvolver ações para compreender os modos de expressão do cotidiano de pessoas em sofrimento psíquico grave e a subjetividade envolvida na sua existência no mundo, através de estudos sobre o cotidiano na perspectiva de teóricos da psicopatologia fenomenológica; conhecer as percepções sobre o cotidiano e mundo da vida dos sujeitos; formações sobre a relação do cotidiano e as abordagens em saúde mental; intervenções que favoreçam a expressão do cotidiano; reflexão sobre a expressão dos modos cotidianos para a saúde funcional e mental e o uso da Classificação Internacional de Funcionalidade na saúde mental.

    Início: 08/03/2021
    Término: 31/12/2021

    Profa. responsável: Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira Silva
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  • Bate-Papo Literário da UnB Open or Close

    O Bate-papo literário on-line (BPL) é um espaço virtual de cuidado e de atenção à saúde, constituído em abril de 2020, durante o período de isolamento social imposto pela Covid-19. No intuito de minimizar os impactos negativos que a vivência de uma pandemia e que as medidas de contenção, como quarenta e distanciamento social, pudessem gerar na saúde mental das pessoas, uma equipe interdisciplinar elaborou uma proposta de intervenção, ancorada nos pressupostos da Universidade Promotora de Saúde, que preveem a criação de ambientes que promovam qualidade de vida, bem estar, saúde e prevenção de riscos. O BPL utiliza a arte literária como recurso de promoção de saúde e cuidado, e constitui-se de encontros virtuais mensais voltados à comunidade interna e externa, realizados em plataformas digitais, com convidados expoentes da literatura e da arte, que abordam temas sociais elementares ao debate da sociedade atual. A moderação dos debates é feita, ora por algum integrante da equipe, ora por convidados que possam contribuir com seu estudo ou com sua vivência na temática abordada. Visando uma maior inclusão, integram a equipe do BPL dois intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRA), que traduzem todos os debates em tempo real. O BPL tem se revelado um espaço de transformação, inclusão e empoderamento, sobretudo de autocuidado, promoção de saúde e de formação crítica.

    Início: 10/03/2021
    Término: 31/12/2021

    Profa. responsável: Flávia Mazitelli de Oliveira
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  • Centro de Referência Regional para capacitação de profissionais que atuam junto a usuários de drogas Open or Close

    O Centro de Referência sobre Drogas e Vulnerabilidades Associadas da Faculdade Ceilândia, Universidade de Brasília (CRR/FCE/UnB) é um Programa de Extensão e Grupo de Pesquisa CNPq e iniciou em 2012 suas atividades de educação permanente com profissionais de saúde, assistência social, segurança pública, educação e sistemas de justiça que atuam com pessoas em uso problemático de crack e outras drogas, assim como desenvolve diversos projetos de pesquisa para investigar melhores tratamentos para aqueles que sofrem com a dependência química. A partir destas exitosas experiências, foi observada a necessidade da manutenção de suas atividades como centro de pesquisa e extensão no âmbito da universidade pública, especialmente em um campus situado na maior região administrativa do Distrito Federal e que apresenta situações de vulnerabilidades que expõem ainda mais as pessoas deste território às situações de uso problemático de crack e de outras drogas. O CRR/FCE/UnB já contou com o financiamento do Ministério da Justiça por meio de três termos de cooperação (sendo que um deles recebeu um aditivo para ações específicas voltadas aos trabalhadores do Sistema Socioeducativo do DF), da UnB, por meio de editais PIBEX, PIBIC e um específico sobre COVID-19 (edital DEX/DPI), FAPDF e do CNPq. O CRR/FCE/UnB realiza cursos de capacitação para profissionais de saúde, assistência social, educação, segurança pública e sistemas de justiça que atuam direta ou indiretamente no atendimento de usuários de crack e outras drogas. Em 2012/2013 foram capacitados 182 profissionais dos municípios de Águas Lindas/GO, Brazlândia/DF, Luziânia/GO e Valparaiso de Goiás/GO.

    Início: 01/05/2021
    Término: 01/10/2021

    Responsável:

    Prof.ª Andrea Donatti Gallassi
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    Currículo Lattes

  • FOCO - Fenomenologia e Cotidiano Open or Close

    O projeto de extensão FOCO - Fenomenologia e Cotidiano desenvolverá atividades formativas e de intervenção no campo do cotidiano e mundo da vida, a partir do enfoque fenomenológico existencial, com participação de discentes e docentes; usuários, familiares e profissionais do serviço; e comunidade em geral, na Associação Amigos da Saúde Mental, articulando e integrando as ações de Extensão, Pesquisa e Ensino.

    Início: 08/03/2021
    Término: 31/12/2021

    Profa. responsável: Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira Silva
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  • Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade da Universidade de Brasília (LASFAC - UnB) Open or Close

    A Liga Acadêmica da Saúde de Família e Comunidade é composta por um grupo de alunos dos cursos de Fisioterapia, saúde coletiva, medicina, terapia ocupacional, psicologia, enfermagem, farmácia, nutrição e educação física que possam compor uma equipe multidisciplinar em saúde, devidamente vinculados à LASFAC com o objetivo de estudar a Atenção Primária, bem como as estratégias de Saúde da Família e Comunidade. É pautada em três pilares: Ensino, Pesquisa e Extensão. O projeto está aprovado no SIEX.

    Início: 13/01/2021
    Término: 31/12/2021

    Profa. Responsável: Josenaide Engracia dos Santos
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  • O FOCO na escuta das vozes Open or Close

    O projeto de extensão O FOCO na escuta de vozes pretende mobilizar grupo terapêutico de ouvidores de vozes, como uma nova abordagem em saúde mental em maior expansão no mundo. Serão desenvolvidos grupos uma vez por semana. Durante o trabalho remoto será realizado semanalmente e posteriori a liberação para atividades presenciais serão realizado na Associação dos Amigos da Saúde Mental e na Faculdade Ceilândia, possibilitando a participação da comunidade acadêmica e geral, articulando e integrando as ações de extensão, ensino e pratica na saúde mental.

    Início: 08/03/2021
    Término: 31/12/2021

    Profa. responsável: Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira Silva
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  • Polo de cuidado UnB Open or Close

    Trata-se de um projeto de extensão, denominado Polo de Cuidado UnB, voltado para estudantes de graduação e pós-graduação e servidores na universidade, além de profissionais da saúde, educação, assistência social, segurança pública e liderança comunitária. A premissa desse projeto é implementar políticas e diretrizes que favoreçam a formação da comunidade acadêmica e de profissionais na perspectiva da valorização do autoconhecimento, dos saberes acadêmicos e tradicionais como recurso de amadurecimento pessoal e social.

    Início: 09/03/2021
    Término: 31/12/2021

    Profa. Responsável: Daniela da Silva Rorigues
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  • Projeto Ecoplanetário: Em busca de um diagnóstico sócio-sanitário-ambiental da cidade Estrutural em tempos de Covid-19 Open or Close

    A Estrutural é conhecida no Distrito Federal, como a cidade que abrigou o “lixão da estrutura”. Existente desde a década de 60, a cidade fica somente a 15 quilômetros do Palácio do Planalto - centro do poder nacional - o que não minimiza as precárias condições de crianças, idosos e catadores que aí residem. O crescimento do lixão ao longo dos anos, sem um adequado gerenciamento dos resíduos sólidos e sem estudos de impacto ambiental, trouxe sérias consequência para o meio ambiente e para a saúde humana. Apesar de hoje, o aterro sanitário do Jóquei ter sido desativado, recebendo somente resíduos de materiais de construção, a população local ainda vive sobre forte situação de vulnerabilidade socioambiental, o que demanda da Universidade de Brasília, impulsionar atividades de extensão nesta localidade, principalmente aquelas que ajudam a população local a superar essas debilidades crônicas e as agudas. Destaca-se aqui a crise sanitária provocada pela Covid-19 e seu avanço nas comunidades com maior vulnerabilidade social. Neste sentido, a ação de extensão aqui proposta consiste a realização de um diagnóstico socioambiental da cidade Estrutural considerando a crise sanitária provocada pelo coronavírus. O propósito do diagnóstico sócio-sanitário-ambiental e identificar fortalezas e fragilidades da comunidade no que diz respeito a suas necessidades sociais, econômicas e ambientais, principalmente as agravadas pela pandemia de Covid-19.

    Início: 03/05/2024
    Término: 17/12/2021

    Profa. responsável: Aldira Guimarães Duarte Dominguez
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