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Projetos de Extensão - Saúde Coletiva

  • É preciso romper o silêncio: acolhimento e debate sobre violência de gênero na Faculdade de Ceilândia - UnB Open or Close

    A violência de gênero, que tem uma interface direta com a violência racial, vem ocupando importante espaço de debate e preocupação social, e dentro da área da saúde como um determinante social que deve ser considerado para que se formulem políticas de saúde capazes de abarcar a compreensão da integralidade a partir da diversidade, e capazes de atuar para promover saúde a partir do enfrentamento dessas violências. Neste âmbito, revela-se necessário que passemos a olhar as questões relacionadas às temáticas de gênero como importantes intersecções para a garantia do direito integral e universal à saúde, visto que a desigualdade de gênero e as violências causadas em virtude dessa desigualdade, produzem efeitos diretos e imediatos na garantia do direito à saúde de determinados grupos considerados minoritários (no que tange sua participação política e discriminação social), que nesse caso refere-se a grupos de mulheres e pessoas LGBTQIA+. Entende-se que, inequivocamente, proteger mulheres e pessoas LGBTQIA+ e combater a violência de gênero é, também, promover saúde. E, neste âmbito, releva-se fundamental para criar espaços de debate dentro da Universidade, especificamente no campus de Ceilândia, região administrativa com grande número de casos de violência de gênero, capaz de acolher tanto os membros da comunidade universitária, quanto a comunidade local. Este projeto pretende criar, em parceria com a direção da Faculdade de Ceilândia, e o 8° Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, com seu núcleo PROVID, um espaço de acolhimento permanente dentro da FCE para mulheres e pessoas LGBTQIA+ vítimas de violência de gênero, com a intersecção necessária com a violência racial, bem como promover debates continuados dentro da FCE sobre as temáticas relativas às violências de gênero e produzir material informativo sobre essas temáticas.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Prof.ª responsável: Silvia Badim Marques
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  • Fale comigo: UniSER em Ação 2023 Open or Close

    O diálogo intergeracional com idosos é uma das ferramentas para inclusão social e consequentemente combate a uma das mazelas desta fase: a solidão. O projeto Fale Comigo tem por objetivo propiciar um ambiente de escuta e integração geracional entre jovens estudantes e idosos participantes do Programa UniSER (Universidade do Envelhecer/UnB). Isto se dará por encontros telefônicos quinzenais com duração de 30 minutos, que serão degravados e analisados e resultarão em um livro. Os encontros permitirão a escuta mútua e a aproximação das gerações, além de auxiliar no acompanhamento dos adultos e idosos que fazem parte da UniSER. Dessa forma, duas estratégias da UniSER (educação e diálogo intergeracional) se reforçam mutuamente.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Responsável:

    Prof. Jose Antonio Iturri de La Mata
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  • Liga Acadêmica de Bioética e Direitos Humanos Open or Close

    A Liga Acadêmica de Bioética e Direitos Humanos, é um projeto de extensão que integra atividades de ensino e pesquisa, conforme preconizado pelo tripé universitário. Como coletivo plural e diverso, atua de forma multiprofissional e transdisciplinar, organizada de forma horizontal e dialógica, para a promoção e reflexão crítica sobre as grandes e complementares áreas dos Direitos Humanos, Bioética e suas intersecções na saúde. Pautando-se em ampliar os horizontes da formação de profissionais de saúde conscientes do seu papel e práticas da cidadania, atuantes na defesa e luta por direitos, em constate diálogo e interface com outras áreas de conhecimento.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Prof.ª responsável: Érica Quinaglia Silva
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  • Pare, Pense, Descarte: Educação em Saúde e Ambiental em área vulnerável da Estrutural para reduzir a incidência de dengue Open or Close

    Este projeto reúne uma equipe multidisciplinar que têm trabalhado em conjunto em estudos com o Zika vírus (ZIKV), Chikungunya (CHIKV) e dengue (DENV) e sua correlação com fatores socioeconômicos nos últimos anos em resposta à demanda da sociedade brasileira sobre o complexo mosquito Aedes aegypti e vírus associados. A proposta tem como objetivo geral desenvolver soluções prontamente aplicáveis em saúde pública para reduzir a taxa de incidência de arbovírus em uma área vulnerável de Brasília, Brasil. Este projeto será desenvolvido na Cidade Estrutural, a cidade mais pobre de Brasília que abrigou o maior lixão a céu aberto da América Latina e o segundo maior do mundo em quase 60 anos. Metodologia: Será realizada uma escuta das famílias das crianças das creches da área de Santa Luzia sobre acesso à água, descarte de lixo e conhecimento da comunidade sobre os fatores de risco e medidas de prevenção de arbovírus". A utilização dessa metodologia tem como objetivo compreender a realidade da comunidade e dar voz a ela a partir da pesquisa-ação participativa aliada à educação ambiental e em saúde com uma estreita participação do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Essas descobertas e ações fornecerão novas alternativas de controle para arbovírus em áreas de risco e contribuirão para a continuidade das políticas públicas de saúde e serviços básicos a serem fornecidos às comunidades vulneráveis.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Prof.ª responsável: Vanessa Resende Nogueira Cruvinel
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  • Pare, Pense, Descarte: Incentivando o descarte correto de resíduos de saúde para os usuários e trabalhadores das Unidades Básicas de Saúde de Ceilândia-DF Open or Close

    A alta produção de lixo nas grandes cidades gera impactos diretos ao meio ambiente, bem como na vida dos catadores. Assim, o descarte dos medicamentos que faz parte dos resíduos de saúde RSS tem especial importância podem oferecer riscos de acidentes pelo contato com RSS encontrados no lixo, principalmente resíduos perfurocortantes. A proposta deste projeto é sensibilizar e informar os usuários e trabalhadores das Unidades Básicas da Ceilândia quanto ao destino correto dos medicamentos vencidos e das agulhas utilizadas por pacientes crônicos. Serão feitas entrevistas individuais para conhecer a realidade do descarte, entregue folders sobre o descarte correto e oficinas. Além disso, para o público-alvo deste projeto serão ofertadas vivências individuais e coletivas das seguintes Praticas integrativas em saúde (PICs): acupuntura, auriculoterapia, constelação familiar, meditação, yoga, automassagem, terapia floral, aromaterapia, arteterapia e/ou massagem de som com taças tibetanas. Essas ações tem o objetivo de incentivar as práticas de autocuidado e diminuir a automedicação e excesso de uso de medicação alopática.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Prof.ª responsável: Vanessa Resende Nogueira Cruvinel
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  • Perfil das atividades coletivas, práticas colaborativas e abordagem das demandas de saúde na perspectiva da Educação em Saúde, Ceilândia-DF Open or Close

    A Educação Interprofissional em Saúde (EIP) é orientada por marcos teórico-conceituais e metodológicos coerentes com o desafio de formar profissionais de saúde mais aptos à colaboração e ao efetivo trabalho em equipe (REEVES, 2016). O cuidado em saúde ofertado em níveis distintos de atenção pelas equipes de profissionais, requer as habilidades das diversas área de atuação e a necessidade de desenvolvimento das práticas interprofissionais colaborativas. Com isso espera-se melhor atender os critérios de cuidado à saúde, com a melhor forma de trabalho em equipe e maior benefício para o paciente. Os objetivos são: 1-mapear as atividades coletivas realizadas com usuários; 2-observar as práticas colaborativas; 3-identificar as demandas dos usuários; 4-realizar intervenções em saúde de forma compartilhada. A metodologia consistirá na coleta de dados das atividades coletivas, utilização de um roteiro para observação participante das práticas colaborativas, utilização dos dados do e-SUS e por fim serão realizadas intervenções com os usuários na perspectiva da Educação em Saúde. Espera-se conhecer o perfil das atividades em grupos realizadas na UBS, trabalho em grupo e as práticas colaborativas, as demandas da população, intervenções à luz da educação em saúde e qualificação do processo formativo.

    Início: 03/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Prof.ª responsável: Patrícia Maria Fonseca Escalda
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  • PICS pra você! Open or Close

    A saúde de um(a) indivíduo resulta, principalmente, das condições e acesso à alimentação, moradia, escola, lazer, dinâmicas familiares, relações de trabalho e ambientes saudáveis. Em conexão com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), o projeto “PICS para Você!” realizará no Distrito Federal, no biênio 2023-2024, ações de educação e atenção integral à saúde, especialmente por meio de abordagem intersetorial das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs). Pretende-se incentivar o autocuidado e a cultura de paz em diferentes grupos populacionais (profissionais e residentes do HUB/Ebserh, mulheres, escolares, educadores e catadores), cujo processo saúde doença é influenciado por distintos contextos e determinantes sociais da saúde. Para o público-alvo deste projeto poderão ser ofertadas vivências individuais e coletivas entre as seguintes PICs: acupuntura, auriculoterapia, constelação familiar, meditação, yoga, automassagem, terapia floral, aromaterapia, arteterapia e/ou massagem de som com taças tibetanas. Pretende-se promover a compreensão e conscientização da relevância de se realizar o “investimento pessoal na qualidade de vida”, por meio das PICS, ao realizar o trocadilho com PIX. As PICS são um potente recurso terapêutico de baixo custo que contribui para o autocuidado. O projeto promoverá também o reconhecimento do potencial das PICs e de iniciativas promotoras da saúde mental, por meio de mídias sociais (Instagram e lives).

    Início: 28/03/2023
    Término: 27/03/2024

    Prof.ª responsável: Priscila Almeida Andrade
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  • Projeto Ação: a educação como mantenedora de vínculos na UniSER Open or Close

    O espaço virtual se constitui como um cenário educacional desafiador para os mais velhos e seu uso foi potencializado durante a pandemia covid-19. Além de um espaço rico para a aprendizagem, as tecnologias digitais também podem oportunizar o contato, as trocas e a convivência entre as pessoas, sendo uma ferramenta importante para a manutenção do vínculo com nossos estudantes egressos do Programa UniSER. Para viabilizar essa estratégia, é necessário atender individualmente as necessidades dos alunos, proporcionando contribuições para o bem-estar do idoso que esteja interessado em uma educação permanente. Entende-se que esta modalidade de educação pode atender às diversas demandas do público a partir de conteúdos direcionados, tempo e prática pedagógica específica para o público etário, contribuindo para sua socialização, acolhimento e desenvolvimento cognitivo. Dessa forma, o objetivo do projeto é desenvolver e implementar atividades educativas, de domínio público por intermédio da aplicação de tecnologias digitais (minicursos - modalidade remota e elaboração de materiais digitais), que possibilitem às pessoas, em especial aos estudantes e aos egressos da UniSER, desenvolverem habilidades e competências necessárias para melhoria da qualidade de vida.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Responsável:

    Profa. Mariana Sodário Cruz
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  • Projeto Ginga Ativa Open or Close

    Observa-se um frequente relato sobre quadros de ansiedade, insônia e depressão e as vezes até suicídio no meio acadêmico, o que tem dificultado a capacidade de concentração de servidores, professores e estudantes. Consequentemente, o processo de aprendizagem e as relações interpessoais ficam prejudicadas nesse contexto. Diante desse cenário, a prática da capoeira necessária de modo que possa promover o autoconhecimento e o conhecimento do meio ambiente que nos cerca, e combater o estresse e ansiedade, necessitam ser fortalecidas e estimuladas para reverter esses quadros de adoecimento físico e mental de nossa comunidade. capoeira, saúde.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Responsável:

    Prof. Breitner Luiz Tavares
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  • Tecnologia social aplicada na interação com a comunidade para formação de Gestores Open or Close

    Objetivo: Implementar uma práxis pedagógica para aplicar a Tecnologia Social na interação com a comunidade e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na formação Gestores em cenários de práticas diversificados nos territórios de saúde. Metodologia: pesquisa ação no desenvolvimento de ações em parceria com grupos existentes em escolas e em instituições de acolhimento de crianças e idosos, bem como nas parcerias com Unidades Básicas de Saúde para exercício de atuação na Atenção Primária à Saúde em Ceilândia. Assim fazendo, espera-se que, mediante o emprego da TS as habilidades gerenciais, como a pró-atividade, a comunicação clara e objetiva, geradas nesta interação com a comunidade, se reflitam em sua atuação como Gestores pró-ativos e responsáveis; que o uso da TS propicie apropriação desta ferramenta a partir da sua aplicação e da vivência no cenário de práticas; e, que a escuta da comunidade na identificação de suas demandas e na execução das propostas construídas com sua colaboração, passe a fazer parte de sua atuação como Gestor. Espera-se, operar o desvelamento dos processos multifacetados da complexidade humana envolvida na aplicação de TS na interação com a comunidade. Espera-se ainda que o conhecimento produzido na articulação entre o mundo real e a teoria, entre sujeito e objeto se alargue para a sociedade. Além disso, espera-se que a TS contribua para apropriação da teoria a partir da sua aplicação prática no trabalho de campo vivenciado no mundo real. O PEAC “Participação comunitária como meio de promover saúde” iniciado em 2010 e aprovado pela Câmara de Extensão do Decanato de Extensão (DEX) da UnB teve sucessivas reedições e sua vigência se encerrou em 18 de junho 2018. A partir de 2/7/2018 foi submetida e aprovada a versão atual do projeto com adequação da teoria, dos objetivos e a inclusão da disciplina Atenção Primária em Saúde com o título “Tecnologia educacional e social como dinamizadoras da formação profissional em saúde”. Em 2023 foram efetuadas atualizações e adequado ao novo título: Tecnologia social e educacional como dinamizadoras na formação de Gestores. Conforme orientação recebida a vigência deste PEAC vai de 01/03/2023 a 31/12/2023 com vinculação ao Edital no 01/2023 do Programa Institucional de Bolsas de Extensão - PIBEX Portanto, trata-se de uma renovação de PEAC.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Prof.ª responsável: Olga Maria Ramalho de Albuquerque
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  • Viver na Chapada Open or Close

    A saúde de um(a) indivíduo resulta, principalmente, das condições e acesso à alimentação, moradia, lazer, dinâmicas familiares, escola, trabalho e condições ambientais. Em conexão com os princípios e diretrizes do SUS, o projeto Viver na Chapada realizará, em 2023, ações de educação e vigilância em saúde e atenção integral à saúde, especialmente por meio das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) na área de abrangência do Polo UnB Chapada dos Veadeiros. A comunidade local do município de Alto Paraíso, distrito de São Jorge e comunidade de Moinho será beneficiada pelas ações de promoção à saúde, prevenção e terapêutica de doenças e agravos. O projeto promoverá o reconhecimento das iniciativas promotoras de saúde e lideranças do território, promovendo o intercâmbio entre o saber acadêmico e o saber popular.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Prof.ª responsável: Priscila Almeida Andrade
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Projetos de Extensão - Terapia Ocupacional

  • A saúde funcional no campo da saúde mental Open or Close

    O projeto de extensão tem como objetivo desenvolver ações para compreender os modos de expressão do cotidiano de pessoas em sofrimento psíquico grave e a subjetividade envolvida na sua existência no mundo, através de estudos sobre o cotidiano na perspectiva de teóricos da psicopatologia fenomenológica; conhecer as percepções sobre o cotidiano e mundo da vida dos sujeitos; formações sobre a relação do cotidiano e as abordagens em saúde mental; intervenções que favoreçam a expressão do cotidiano; reflexão sobre a expressão dos modos cotidianos para a saúde funcional e mental e o uso da Classificação Internacional de Funcionalidade na saúde mental.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Profa. responsável: Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira Silva
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  • Ações deliberativas de Terapia Ocupacional em saúde mental para desenvolvimento e aprendizagem de crianças da creche Open or Close

    A motivação deste projeto de extensão nasce da importância de suporte aos professores e familiares que cuidam de crianças de 2 a 3 anos em uma creche do Riacho Fundo II, com ações colaborativa de Terapia Ocupacional no ambiente educacional, estimulando processos do desenvolvimento e aprendizagem destas crianças em saúde mental infantil. Serão desenvolvidas atividades de acompanhamento com atividade psicomotora para levantar perfil do desenvolvimento psicomotor e conhecer imaturidades para melhor orientação junto aos professores e familiares. A proposta de extensão dará apoio colaborativo no sentido do processo da aprendizagem e de ações da Terapia Ocupacional em saúde mental escolar.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Profa. responsável: Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira Silva
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  • Adaptação de materiais sobre educação existencial e sentido para a vida no contexto da adolescência Open or Close

    Trata-se de um projeto de extensão a ser realizado pelo curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Brasília, com o objetivo de realizar adaptação de materiais relacionados a logoterapia e sua interlocução com a Terapia Ocupacional. Os materiais produzidos como cadernos de atividades, roteiros, mapas de sentido, serão apresentados a uma escola do ensino fundamental de Taguatinha/DF, para mediação na discussão sobre sentido da vida e vazio existencial junto a professores e alunos.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Profa. Responsável: Juliana Valeria de Melo
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  • Ampliando a Redução de Danos junto ao Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas Open or Close

    Este Projeto tem como objetivo a criação de um espaço de discussão sobre Redução de Danos (RD) com os trabalhadores de um Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas (CAPS AD). A RD é uma estratégia de cuidado importante no contexto das políticas públicas e de saúde mental, que visa minimizar os efeitos danosos associados ao uso de drogas na vida dos usuários. A ideia é promover a articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão numa perspectiva de educação permanente, utilizando a experiência do coletivo RD Bateu, pesquisa e o conhecimento construído para subsidiar uma equipe de saúde mental e os espaços de intervenção/cuidado dos sujeitos assistidos no CAPS AD. Optaremos pela utilização das metodologias participativas, com uma abordagem de trabalho dialógica, por meio de rodas de conversas com profissionais e usuários do Serviço. Estima-se a participação de 50 pessoas. O projeto será dividido em observação, entrevista, intervenção e avaliação. Inicialmente serão feitas visitas iniciais e entrevistas para o diagnóstico das necessidades do CAPS AD. Após, serão feitas as intervenções em formato de rodas de conversa. Ao final do projeto, serão feitas visitas para avaliação das ações de Redução de Danos do CAPS AD após a intervenção. Espera-se contribuir para a criação de um espaço contínuo de discussões sobre redução de danos a fim de auxiliar os profissionais do CAPS AD a desenvolverem, juntamente com os usuários do serviços, dialéticas e experiências de cuidado, promoção de saúde mental, reinserção social, acessibilidade, comunicabilidade e apoio às estratégias de RD. Espera-se ainda, instrumentalizar e mobilizar os estudantes sobre a temática, a fim de criar uma rede de apoio multidisciplinar e assessoramento a outros serviços de saúde mental, e com isso contribuir para a formação discente.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Profa. Responsável: Ioneide de Oliveira Campos
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  • CaminhaTO - FCE/UnB – Caminhos e perspectivas para terapeutas ocupacionais Open or Close

    O avanço da Terapia Ocupacional tem possibilitado o surgimento de diversas oportunidades de trabalho e de formação profissional nas diferentes áreas de atuação tanto no âmbito nacional como no internacional. A proposta do presente projeto tem o objetivo de conhecer o campo de atuação da Terapia Ocupacional no Distrito Federal e identificar possibilidades para continuidade ao processo de formação de egressos dos cursos de graduação em Terapia Ocupacional. Pretende-se contar com a participação aberta de discentes do curso de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade de Brasília, por meio de encontros periódicos para organização do levantamento das possibilidades, bem como para apresentação e discussão das informações coletadas, que também devem contar com a participação de convidados. A partir desses encontros, pretende-se produzir um material informativo com as informações coletadas. Os produtos e memórias dos encontros serão divulgados em rede social a fim de alcançar a comunidade em geral. Espera-se que o projeto possa contribuir para o incentivo à formação continuada de terapeutas ocupacionais a fim de que a formação atenda às demandas locais/ regionais conforme orientam as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Terapia Ocupacional.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Profa. responsável: Sarah Raquel Almeida Lins
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  • FOCO - Fenomenologia e Cotidiano Open or Close

    O projeto de extensão FOCO - Fenomenologia e Cotidiano desenvolverá atividades formativas e de intervenção no campo do cotidiano e mundo da vida, a partir do enfoque fenomenológico existencial, com participação de discentes e docentes; usuários, familiares e profissionais do serviço; e comunidade em geral, na Associação Amigos da Saúde Mental, articulando e integrando as ações de Extensão, Pesquisa e Ensino.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Profa. responsável: Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira Silva
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  • Laboratório Metuia Cerrado: Grupo de estudos e práticas em Terapia Ocupacional Social Open or Close

    As discussões sobre as desigualdades e vulnerabilidades sociais, fazem parte do campo teórico-prático da terapia ocupacional social, que desde a década de 1970/1980 promove o debate acerca das dinâmicas e estruturas sociais vigentes. A proposta do Laboratório Metuia Cerrado têm por objetivo fomentar a discussão dos pressupostos teóricos da terapia ocupacional social em consonância com temáticas da atualidade, produzindo práticas com atividades e ações junto a grupos, sujeitos e coletivos, abrindo campos de intervenção do terapeuta ocupacional no campo social. Com a participação aberta a alunos de graduação da Universidade de Brasília, o projeto será sistematizado inicialmente por encontros quinzenais, com proposta de discussão de uma referências bibliográfica por encontro. Ao final de cada discussão, será organizado um produto final do encontro, no intuito de sistematizar e realizar a memória dos encontros. Em conjunto a estes, será organizada uma página eletrônica que possa reunir os produtos e memórias dos encontros, assim como elaborar conteúdos para as mídias digitais como resenhas, podcasts, entre outros. Para além desses produtos, o Laboratório Metuia Cerrado buscará inserção em cenários práticos da terapia ocupacional social. Espera-se que o Laboratório Metuia Cerrado possa apoiar a reflexão e a prática em terapia ocupacional social, fomentando ações de extensão e pesquisas relacionadas a área.

    Início: 15/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Prof. responsável: Rafael Garcia Barreiro
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  • Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade da Universidade de Brasília (LASFAC - UnB) Open or Close

    A Liga Acadêmica da Saúde de Família e Comunidade é composta por um grupo de alunos dos cursos de Fisioterapia, saúde coletiva, medicina, terapia ocupacional, psicologia, enfermagem, farmácia, nutrição e educação física que possam compor uma equipe multidisciplinar em saúde, devidamente vinculados à LASFAC com o objetivo de estudar a Atenção Primária, bem como as estratégias de Saúde da Família e Comunidade. A Liga visa divulgar e estimular a Saúde da Família e Comunidade entre os alunos de diversos campos de conhecimento e atuação da saúde. As atividades promovidas pela LASFAC têm o objetivo de propiciar, interdisciplinarmente, um aprendizado teórico e prático sobre saúde da Família e comunidade, constituindo os seguintes eixos: .Formação teórica: pesquisa e atuação com a comunidade do Sol Nascente. É pautada em três pilares: Ensino, Pesquisa e Extensão.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Profa. Responsável: Josenaide Engracia dos Santos
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  • Oficinas Metuia Cerrado: espaços educativos de resistência e antiopressão Open or Close

    O projeto faz parte das ações que fomentam o núcleo Metuia Cerrado FCE/UnB de pesquisa e extensão. Assim, a extensão buscará construir Oficinas de Atividades, Dinâmicas e Projetos em diversos espaços junto a comunidade do Distrito Federal, priorizando grupos marcados por desigualdades em termo de classe, gênero, raça/etnia, sexualidade etc. Serão Oficinas com temáticas diversas, a partir dos marcadores sociais da diferença, mas, sobretudo, a partir das demandas das diversas populações. Pretende-se consolidar Oficinas focalizadas, como para população negra, debatendo sobre raça/etnia, à exemplo, mas também Oficinas amplas, com grupos múltiplos para debater diversas questões, como raça, gênero, sexualidade etc. Estas Oficinas terão como lócus os espaços da FCE/UnB, podendo ampliar-se para além dela, para outros equipamentos do território institucionais e não institucionais, como, por exemplo, a realização de atividades grupais nas praças, escolas, espaços comunitários etc. Entende-se a construção dos Oficinas como espaços importantes que potencializam o encontro e as possibilidades de trocas sociais significativas.

    Início: 15/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Prof. responsável: Magno Nunes Farias
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  • Polo de Cuidado UnB Open or Close

    Trata-se de um projeto de extensão, denominado Polo de Cuidado UnB, voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, servidores da universidade e terceirizados, além comunidade adjacente à Faculdade de Ceilândia, como moradores e estudantes do ensino médio. O objetivo é desenvolver ações visando à promoção, prevenção e tratamento da saúde, buscando diminuir o sofrimento emocional, adoecimentos físicos e psíquicos, e favorecer o fortalecimento de processos resilientes e de redes de apoio solidárias da comunidade acadêmica. E também proporcionar um espaço de acolhimento com base em ações pautadas nas práticas integrativas e complementares de saúde. Para alcançar esses objetivos, pretende-se realizar atividades como meditação, Reiki, terapia comunitária integrativa, yoga, arteterapia, entre outras. Além disso, desenvolver a proposta de acolhimento e escuta da comunidade universitária. A partir de encontros semanais de aproximadamente duas horas, pretende-se ofertar as práticas citadas, as quais serão conduzidas por uma dupla de facilitadores e sendo possível os participantes avaliarem o encontro ao final de cada vivência, de forma que a construção desse espaço de cuidado seja coletiva e desperte um sentimento de pertença. Para o acolhimento, tem-se uma proposta de um momento individual, com encontros previamente agendados para a realização da escuta qualificada. Espera-se com este projeto despertar um processo crítico-reflexivo de crescimento pessoal e profissional, contribuir para o processo formativo dos estudantes, bem como proporcionar o desenvolvimento de práticas não tradicionais e complementares ao cuidado à saúde e fortalecer a rede de apoio da comunidade universitária. Sobretudo fomentar a discussão de políticas e diretrizes que favoreçam a construção de universidades promotoras de saúde, de uma formação saudável, com empatia e prevalecendo uma educação crítica.

    Início: 28/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Profa. responsável: Daniela da Silva Rodrigues
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  • Produção e translação do conhecimento na validação de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde sexual e saúde reprodutiva de adolescentes e jovens no Distrito Federal Open or Close

    O projeto de extensão atendeu cerca de 400 pessoas entre comunidade universitária e comunidade externa do Sol Nascente no ano de 2023. A ação teve início durante o ano de 2023 na Universidade de Brasília e na comunidade do Sol Nascente, em parceria com a Unidade Básica de Saúde 01, com atividade contínua para comunidade como Aconselhamento e Testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's), vírus da imunodeficiência humana (HIV) e capacitação de jovens universitários.

    A coordenação do projeto é da Profª Drª Josenaide Engracia dos Santos, da Profª Drª Larissa Polejack Brambatti, do Profª Drº Ileno Izidio da Costa, coordenação administrativa da Cybele Bueno Rocha Rodrigues de Farias, além da colaboração do Profº Drº José Antonio Iturri de La Mata, da enfermeira Luciana Nunes, da Coordenação de Articulação de Redes para Prevenção e Promoção da Saúde (CoRedes), do Sérgio D'Ávila, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, por meio da Gerência de Vigilância de Infecções Sexualmente Transmissíveis (GEVIST) e das discentes do curso de graduação em Enfermagem: Ana Luiza Leal, Keyza Silva e Nagylla Soares e discentes do curso de graduação em Saúde Coletiva: Raquel Mariani e Gustavo Manço, integrantes da Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade (LASFAC-UnB). Desde seu início foram realizadas capacitações dos jovens universitários sobre a temática IST/HIV, testagem, aconselhamento, acolhimento e com realização de testagens de IST/HIV nos Campus de Ceilândia (FCE), Darcy Ribeiro e Gama (FGA), além da expansão dos atendimentos à comunidade do Sol Nascente, em parceria com a Unidade Básica de Saúde 01 de Ceilândia. O projeto conta com ações de educação em saúde, prevenção em saúde, acolhimento, aconselhamento e distribuição de preservativos. O projeto é oriundo do Termo de Execução Descentralizada Nº 106/2020 celebrado entre o Ministério da Saúde, por meio do Fundo Nacional de Saúde e a Universidade de Brasília, fruto da Emenda Parlamentar de autoria da Deputada Erika Kokay (Emenda nº 28260008), e executado via contrato celebrado entre a UnB e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC), cujo objeto é apoiar a execução e o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Profa. responsável: Josenaide Engracia dos Santos
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Projeto Articulando REDES para prevenção e promoção a saúde Open or Close

    O projeto consiste no desenvolvimento de ações que visam contribuir para a prevenção e promoção a saúde, fortalecimento e articulação de redes no Distrito Federal, nas comunidades de Por do Sol, Sol Nascente e Gama. Nessas comunidades, há alto índice de vulnerabilidade social, mas também iniciativas e demandas de articulação de diversos órgãos oficiais e não oficiais que atendem as comunidades em seu território. Serão desenvolvidas atividades em cada comunidade, utilizando-se de intervenções de prevenção e promoção a saúde, com atividades psicossociais, atividades educativas e coletiva. Estratégias audiovisuais e multimídias serão utilizadas. Estimulando a articulação do saber coletivo junto a universidade.

    Início: 01/04/2023
    Término: 31/12/2023

    Profa. Responsável: Josenaide Engracia dos Santos
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  • Transtorno mental, transtornos por uso de substâncias e comportamentos de risco associados ao HIV: caracterização e intervenção junto às pessoas em situação de rua de Brasília DF Open or Close

    As pessoas em situação de rua (PSR) em extrema vulnerabilidade socioeconômica tem crescido significativamente em Brasília-DF, em especial devido à pandemia da Covid-19, dificultando o acesso aos serviços de saúde para transtornos mentais, uso de álcool/outras drogas, e comportamentos sexuais de risco. Em recente levantamento divulgado em junho de 2022 realizado pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (CODEPLAN), foram identificadas 2938 pessoas em situação de rua (PSR) em Brasília. Dentre as 14 doenças/problemas de saúde mais comuns relatados na pesquisa, a primeira foi depressão/transtornos mentais (37,7%), e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), incluindo HIV/aids, aparecem na 10ª posição (6,3%). Sobre o uso de álcool e outras drogas, 72,9% afirmaram usar alguma substância e 66,5% destes referem fazer esse uso de forma diária. Dentre as drogas utilizadas, as mais consumidas são o tabaco (72,3%), o álcool (65,9%) e o crack (36,8%), respectivamente. OBJETIVO. Caracterizar a presença de transtornos mentais, transtornos por uso de substância (TUS), e fatores/comportamentos de risco associados ao HIV junto a uma amostra representativa das PSR (n=340) de Brasília DF. MATERIAIS E MÉTODO. Trata-se de um projeto/estudo descritivo e transversal misto, com dados quantitativos e qualitativos, que serão coletados junto às PSR por meio de instrumentos padronizados sobre saúde mental, álcool e outras drogas, e entrevistas individuais, que será realizado em parceria com a Organização da Sociedade Civil Instituto Cultural e Social No Setor, que atua na região central de Brasília. Para os dados quantitativos, serão realizadas estatísticas descritivas em termos de frequências e percentuais; o teste qui-quadrado de Pearson e o teste exato de Fisher serão usados para verificar a associação entre as covariáveis de interesse. Para a análise dos dados qualitativos será utilizado o método de análise de conteúdo orientado por Bardin seguindo as três fases: a de pré-análise do material, a de exploração e a fase de tratamento, inferência e interpretação dos resultados respaldados pelo referencial teórico. RESULTADOS ESPERADOS. Os dados deste projeto irão informar e direcionar de forma clara e detalhada as reais necessidades de saúde, sociais e de direitos das PSR com vistas ao desenvolvimento de uma intervenção em rede para melhorar, especialmente, os resultados relacionados aos transtornos mentais, TUS e prevenção e tratamento ao HIV de uma população historicamente excluída do acesso às políticas públicas.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Profa. Responsável: Andrea Donatti Gallassi
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

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